Bulgária comprará lote de caças F-16 de Portugal

Barra de Cinco Pixels

F-16 FAP - foto Força Aérea Portuguesa

vinheta-clipping-aereo A Bulgária poderá adquirir brevemente a Portugal um lote de nove caças F-16 Block 15 Fighting Falcon usados, no valor de 471,9 milhões de dólares.

Em 1999, Portugal comprou aos EUA 25 caças F-16 usados por 180,6 milhões de dólares. Assim, cada caça irá custar à Bulgária sete vezes mais do que eles custaram a Portugal.

Neste momento, a base da Força Aérea búlgara é constituída por aças soviéticos obsoletos MiG-21, MiG-29 e Su-25, num total de 35 aparelhos.

FONTE: Voz da Rússia

VEJA TAMBÉM:

Gabinete da Bulgária autoriza compra de caças sem abrir concorrência

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

– Qual seria o tampão adequado ao Brasil? – Resposta: Mirage. – Por quê? – Porque pilotos e mecânicos não teriam dificuldade na adaptação. Pensemos em outra aeronave qualquer, um F-16, por exemplo. Teríamos de dar treinamento para pilotos, mecânicos, engenheiros, adquirir ferramental, peças , adaptação de armas e, muito, mas muito treinamento de toda a equipe, o que poderia levar até cinco anos para todos estarem em um “estado da arte” meia boca. Quando chegássemos lá, o prazo do tampão teria terminado. Ou seja, a solução ainda é o Mirage. – A outra opção, ou a outra lógica: o… Read more »

Giordani

Se o U.S. government´s não houvesse retirado do caminho o F-20, Lavi, F-18L, F-16XL e o próprio F-16/79, o Fighting Falcon venderia tanto quanto hoje? Claro que não! Pra mim o F-20 teria matado as vendas!!!!

Quanto à Bulgária…só lamento. São aviões caros, velhos, possivelmente “desdentados”. Só para para desfile mesmo! Por quê será que não pegaram o Gripen? Novinho, bonitinho, suécos amigos de todos…ops! Será que novamente o U.S. government´s tem algo a ver???

Vader

Giordani disse: 6 de janeiro de 2013 às 12:48 Giordani, esses F-16 da FAP são MLU (similar a Block 50), compatíveis com AIM-120 AMRAAM e consta estarem em ótimo estado de conservação, ainda com muitas horas de vôo. Bem voados, vão durar ainda uns bons dez anos. Não são velharias, nem muito menos desdentados (só não sei se a Bulgária comprará AIM-120 para utilizar com eles). Quanto ao preço, o que se diz é que estaria incluído todo ferramental de manutenção, treinamento de pilotos e equipes de solo, etc., o que não constou da reportagem russa, que também só deu… Read more »

Vader

Pessoal, não sei o que se passa, mas ou meus comentários caem na moderação, ou aparece que o blog está offline. Alguém sabe o que acontece?

Mauricio R.

Segundo o F-16.net, existem estocadas 635 células de F-16.
Mesmo c/ as elevadas taxas de procrastinação de Banânia, qnto ao tema, só corremos o risco de ficarmos na mão, se os americanos decidirem converter em robozinho; mais células que as 126 previstas.
Qnto a solução p/ a FAB ser “Mirage”, discordo, pois há mto mais F-5 e AMX, do que Mirages; na FAB.

cristiano.gr

Inflacionaram muito os preços dos caças, né?

E, por mais louco que pareça, na época em que Portugal comprou os caças dos EUA o Brasil não comprou e agora que estão supervalorizados e inflacionando mais e mais por conta de aparelhos que saem de linha substituídos por novos, mais modernos e mais caros em um processo que encolheu o leque de opções o Brasil se dispõe a comprar, com ToT e tudo. Porém correndo o grande risco de ter as ofertas recalculadas e os preços elevados.

Giordani

Até podem estar em boas condições os F-16 do “manel”, mas o fato é de que são aviões velhos e caros. Ninguém em sã consciência discute que o Falcon é ruim, muito pelo contrário, foi por anos o avião a ser batido. E não acredito que os EUA liberem o AIM-120 para a Bulgária…que não consegue nem manter MiG-29 voando…

Até a Bulgária…a Bulgária! Entrou para o hall dos operadores de F-16s…daqui a pouco até Honduras terá F-16…

Almeida

Meios caros, não? Mesmo com ferramental, treinamento, etc. Parece até aquele acordo que aquele país sul americano fez com aquele país europeu para adquirir 12 caças no fim da vida útil por 100 milhões de euros…

overlord86

Os aviões são no padrão MLU, Mid Life upgrade, com celula revitalizada e motor repotenciado com subida de potencia… Este F-16 equivale a um F-16 Block 50 novo de fabrica, mais ferramentas e instrução e treinamento que será dado pelos portugueses ja que nos possuimos esse know-how completo, incluido a manutenção e reconstrução dos motores, dos poucos sitios no mundo autorizados a desmontar e montar esses motores