Antonio Ribeiro

“François Hollande tentou abrir a conversa com Dilma Rousseff uma, duas, três vezes, mas não avançou um centímetro na encalacrada venda dos jatos Rafale para a FAB”, escreveu no Radar on-line, o meu amigo e colega Lauro Jardim.

O governo francês foi além das investidas de Hollande. Isso até no jantar de gala em homenagem a Dilma Rousseff, no Palácio Eliseu, para 250 convidados – menos Lula que cancelou presença no pós-Marcos Valério. O cerimonial do Quai d’Orsay, o Itamaraty francês, colocou juntos, na mesma mesa, o ministro da Defesa, Celso Amorim, Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, e o dono majoritário da Dassault Aviation e do jornal Le Figaro, o ex-senador Serge Dassault. Como reforço do lado francês, também Laurence Parisot, a presidente do Medef, o sindicato dos empresários e Jean-Yves Le Drian, ministro da Defesa da França. Ali, o prato principal foi ave de aço recheada de eletrônicos, o Rafale.

No fim do jantar, preparado pelo chef Guillaume Gomez, Monsieur Dassault comentou ao Blog de Paris que a concorrência da Boeing, fabricante do caça americano Super Hornet F-18 estava difícil. E sobre as autoridades brasileiras, lamentou: “Não estão dizendo nada, acho que não será desta vez e não há previsão de quando sairá o resultado”. Nonagésimo sexto homem mais rico do mundo, segundo lista da revista Forbes, Serge Dassault, de 87 anos de idade, considera o seu avião em desvantagem na corrida por ser o mais caro. A razão de acordo com Dassault: o seu caça tem etiqueta estampada em euros enquanto o F-18 é vendido em dólares.

O caça sueco Gripen NP (sic) também tem seu preço em euros – é o mais barato dos três concorrentes. Perguntamos ao Monsieur Dassault se ele cogitava de reduzir o preço? “Não, é impossível”, respondeu. Dilma deixou claro em sua na entrevista coletiva a jornalistas franceses e brasileiros que não é momento oportuno para compra dos caças devido a situação atual da economia brasileira.

Em contrapartida, no jantar, entre os queijos e a sobremesa, torta de mousse de chocolate com nozes, François Hollande passeou com Dilma entre as mesas dos convidados. Não há almoço de graça muito menos jantar gratuito. Aliás, o segundo caso, é quase sempre mais oneroso – no particular, servido em louças Limoges e sob o lusco-fusco dos lustres de cristais Baccarat na sede do governo francês. No movimento, o presidente da França apresentou Dilma ao discretíssimo e de temperamento arisco, Jean-Charles Naouri, presidente do grupo Casino que, recentemente assumiu o comando do Pão de Açucar, a maior rede varejista do Brasil. A presidente gastou seu francês dos tempos de colégio: “Soyez le bienvenu.” E repetiu, uma vez mais, sem trocar de idioma: “Seja bem-vindo.”

FONTE: Veja.com

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Escolher o Rafale não seria fácil nem na época das vacas gordas. Agora é que não dá mesmo.

Se a Dona Dilma resolver escolher um caça dentro da Short-list, acredito que seguirá as recomendações da FAB. Ou, aprovar verba para um caça semi-novo quase usado….

[]’s

Giordani

Demorou tanto, mas tanto, mas tanto que o gripen já está na versão “NP”…
Esse governo, verdadeiros “thugs” do país, merecem é um gripen, mas na versão PQP!!!

Baschera

Não é para o natal, nem para o réveillon, nem para o carnaval, nem para a páscoa, também não para o sete de setembro…. nem para o próximo natal… a info agora é que se sair…será no final de 2014.

PS: Por um acaso destes da vida ….encontrei em um hotel, hoje de manhã, a PresidentA e como estava em companhia de um parente e por outro político,além outras duas pessoas… ao passar … a PresidentA cumprimentou os presentes e de quebra eu também….. mas ela não quis comentar nada sobre o FX-2…. rssssss.

Sds.

Darkman

Nick,
Acredito que sua opinião esteja correta.
Mas acredito fortemente que vamos de Mirage 2000 usados e o FX2 será sabe lá quando vai ser anunciado.
Saindo o Fx2 devemos ir de F18/SH, uma situação complicada esse processo de escolha.
Ainda nem se quer ainda se cogitou sobre o Prosuper que deve durar uns 15 anos para sair sua definição.

Groo

Hehehe, desta vez não tem previsão.

Acho que não vai ter nem tampão, vão mandar uns F-5BR para o GDA e reduzir as horas de voo para as aeronaves durarem mais.

Ivan

As vezes mensagens são enviadas sem palavras e um surdo ou parvo interlocutor não escuta. Realmente não sei o que uma comitiva do governo brasileiro foi fazer em Paris após o Presidente indigenista François Mitterrandovich Hollande ter recebido com toda a pompa e circusntância o midiático líder caiapó Raoni Metuktire apenas alguns dias antes. Um trecho publicado no Brasil com algumas pérolas parisienses: “François Hollande, “lembrou a mobilização da França para a preservação da grande floresta tropical e a proteção dos povos indígenas, que vivem na Amazônia e em todo o mundo “, continuou o presidente. O Presidente, de acordo… Read more »

thomas_dw

A credibilidade do Governo Dilma neste assunto esta zerada, chegamos ao ponto em que se faz lobby em jantar … quer dizer, os criterios sao se a Presidente esta ou nao disposta, o que falta e´ qualquer interesse, em dois anos nenhum projeto foi inciado e NENHUM sera ate o fim do mandato.

Nao ha interesse nenhum e nao havera nenhum ate o proximo Presidente, que comprara FA-18E usados da Marinha dos EUA.

Mauricio R.

Eles não tem compromisso algum c/ o Brasil, somente usam conforme suas vontades.

ernaniborges

Se os franceses querem vender caças, que os vendam aos povos indígenas. Esses sim são seus parceiros estratégicos !

Optimus

“…a info agora é que se sair…será no final de 2014.”

Ou seja, só depois das eleições, caro mestre Jedi! O que vier antes disso será pura especulação…

Sds.

Vader

Como é que é???

“É impossível” (by Sérge Dassault) baixar o preço do Rafale?????

Estou de alma lavada. O tempo é mesmo o senhor da razão.

E aí rafalechetes? Eu estava errado então é? 🙂