Imagens: Z-10, o novo helicóptero de ataque chinês

32

 

Foram divulgadas imagens do novo helicóptero de ataque chinês, o Z-10. As fotos foram feitas antes da primeira demonstração pública da aeronave, prevista para o Zhuhai Air Show, que acontece amanhã (13) na província de Guangdong. As informações são do jornal estatal Global Times.

FONTE: Military Photos.net

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Esse foi feito com uma “mãozinha amiga” dos americanos:
http://www.nytimes.com/2012/06/29/business/global/arms-contractor-pleads-guilty-on-china-exports.html?_r=0
As empresas foram condenadas. Não sei que motores estão usando agora.

Baschera

Marcos disse:
Não sei que motores estão usando agora.

The prototype of the Z-10 is powered by two Canadian Pratt & Whitney PT6C-67C turboshaft engines, delivering 1 531 hp each.

However indigenous engines might be used on production helicopters.

It might use the same engine of the WZ-9 helicopter, but it is less powerful than Canadian design.

Fonte: http://www.military-today.com/helicopters/z10.htm

Sds.

carvalhomtts

caramba deve ter rolado um jaba bem forte por debaixo dos panos,mais como neste meio ninguem é santo,só falta descobrirem que o desenho deste helicoptero foi copiado de uma empresa europeia.

Marcos

E o Brasil Maravilha criado pelo Guia Geniau…. nada!!!!

HRotor

Apache Xing King, os chineses nem se esforçam para disfarçar de onde vem a “inspiração” dos seus engenheiros…
Faltaram os supressores IR nos escapamentos dos motores, detalhe importante para sobreviver frente a mísseis de ombro.
Muito interessante o link disponibilizado pelo Marcelo, valeu!

HRotor

Xing Ling…

Groo

Tenho a impressão que a família PT6 é a oitava maravilha do mundo das turbinas.

Clésio Luiz

@HRotor

De apache esse heli não tem quase nada, alias ele se parece mais com os projetos europeus do que com o modelo americano. Fora que todo modelo de ataque se parece. É como acusar de cópias os modelos de caça monomotores da Segunda Guerra, são todos parecidos, mas diferentes nos detalhes.

E porque essa necessidade que boa parte do comentaristas tem de ficar xingando tudo que é chinês que aparece por aqui? Por acaso algum chinês fez mau a vocês para provocar toda essa xenofobia?

Vader

Pra mim isso aí é cópia daquele heli russo, o Kamov. (?)

Vader

Eu não gosto de chinês porque é comunista.

Giordani

Olha, de todos (Cobra, Apache, A-129, Tiger, Mi-24, Alligator e aquele sulafricano que não lembro o nome agora) esse é até que ficou com umas linhas bem legais!

Nick

Caro Vader,

Nem de longe lembra o Mil Mi-28 ou o Ka-52. 🙂

Lembra um pouco o Mangusta, um pouco o Tiger… De qualquer forma tem linhas elegantes, que passam até a idéia de o design ter preocupação com a furtividade. 🙂

Parabéns aos Chineses.

[]’s

luizblower

Pois é, Nick. Ele tem linhas bonitas que parecem ir além do utilitarismo puro de um Apache ou Mi-28. Reparem nos “LERX” na junção das “asas” e a fuselagem. Na vista por trás fica também aparente a solução de design da exaustão das turbinas.

Bem bonito mesmo. O primeiro helicóptero chinês realmente bonito e, na minha opinião, o mais belo dos helis de ataque.

andreas

Pode parecer meio viagem minha, mas a cauda dele me lembra um pouco o Comanche.

joseboscojr

Clésio,
A maioria, se não todos, estão só brincando.
Mas mesmo que não fosse brincadeira a culpa não é de ninguém daqui do blog se os chineses têm uma falta de criatividade crônica e copiam quase tudo que veem pela frente.
E se formos nos basear pelas cópias que temos acesso são de péssima qualidade e não teríamos como pensar muito diferente das que não temos acesso.

joseboscojr

Lembro que os soviéticos eram tidos como péssimos em fazer eletrodomésticos. Suas geladeiras, televisores e máquinas de lavar eram de péssima qualidade.
Quando compramos os Ladas, também deixaram a desejar.
Isso, aliado à propaganda anticomunista oficial na época, foi responsável por um certo estigma que envolve os produtos russos na atualidade que só agora está se reduzindo perante o senso comum.
Com a economia de mercada em alta por aquelas bandas com certeza há uma pressão para que seus produtos tenham maior penetração no mercado.

joseboscojr

Andreas,
É viagem sim. rsrsrsssss…
A cauda de helicóptero de ataque que lembra a do Comanche é a do Ninja japonês.

HRotor

Que injustiça a minha, esqueci do Euro-apache, Ítalo-apache, do Apachowski… Brincadeiras à parte, todos os helicópteros de ataque realmente se parecem… Vamos lembrar que, na Guerra do Vietnam, os americanos inicialmente artilharam o Huey e depois o remodelaram, nascendo ali o Huey Cobra, avô do Apache. Foram os americanos que conceberam os heli de ataque com a configuração em tandem, piloto atrás e artilheiro na frente, sensores no nariz, armamento de cano e lança-granadas em torreta no queixo, armamento sob as asas fixas… (Desculpem os americanófobos mas são os fatos históricos…) O próprio projetista russo Mil, que nos anos 60… Read more »

HRotor

Para quem curte tais assuntos de Poder Aéreo, segue link sobre a Task Force Normandy, quando a USAF, mesmo com seus bombardeiros stealth, precisou recorrer aos Apaches do USArmy (escoltados por MH-53J) para destruir radares iraquianos e dar início à Guerra do Golfo I.

Vale a leitura, sds / abs

http://www.airforce-magazine.com/MagazineArchive/Pages/1991/October%201991/1091apache.aspx

Mayuan

Respeito às patentes alheias é importante sem dúvida mas acho muito interessante essa fixação pela originalidade. É uma coisa simples e que todos nós fizemos quando crianças. Quem ainda não sabe, copia. Qual de nós não replicou os atos e trejeitos de nossos pais e parentes? No caso dos chineses, eles ainda estão aprendendo mas além de estarem aprendendo rápido, estão fazendo alguma coisa, na verdade, bastante coisa. E nós, os originais, estamos fazendo o que?

joseboscojr

Mayuan,
Mas a crítica à falta de criatividade é em relação a outros países desenvolvidos e não a nós.
Nós temos falta de tudo, como você bem lembrou.

Vader

Mayuan disse:
12 de novembro de 2012 às 21:23

Achei interessante a analogia utilizada, comparando os chineses a crianças… 😉

champs

Eu particulamente acho pouco relevante a questão de eles estarem se baseando em modelos já existentes para os SEUS sistemas de defesa, o que eu acho relevante é os inúmeros projetos que os chineses vem lançando nos últimos anos e em todas as áreas da defesa.

champs

corrigindo:
“relevante são os inúmeros projetos”

Baschera

Os “ching-ling” usam de três métodos diversos para construir e fabricar seus equipamentos de defesa.
O primeiro são acordos de licença de construção, o segundo é o desenvolvimento de produtos a semelhança de similares de outros países, como parece ser o caso do Z-10 e o terceiro método é a cópia pura e simples, como parece ser o J-31….. em todo o caso nunca tendem a re-inventar a roda !

Abaixo, fotos da “cópía” do UAV Predador americano:

comment image?gl=AR

comment image?gl=AR

O que não lhes tira totalmente o mérito. Seus objetivos são alcançados de qualquer forma… numa velocidade espantosa.

Sds.

Gilberto Rezende

1) na área de DEFESA e segurança MILITAR não há qualquer respeito a patente; 2) os chineses repetem o ciclo dos japoneses na década de 50/60, começa-se copiando e fazendo produtos ruins, frágeis e BARATOS. Com o TEMPO e o DINHEIRO amealhado com a venda de quinquilharia que todos riem eles começam a APRENDER a fazer coisas melhores e daí a uma ou duas décadas eles estão dando calor nos tops do mercado… 3) os “ricos” ocidentais ensinaram os truques da produção industrial de consumo aos chineses e os contrataram para produzir seus produtos a um precinho melhor que os… Read more »

Baschera

Corrigindo o nome do UAV americano : Leia-se ” Predator ”

Abaixo outro vídeo interessante, mostrando o voo deste “clone” chinês, algumas especificações do mesmo e parte do poderio militar chinês e seus planos para o futuro (futuro para eles e o ano que vem….)

Divertido também tentar entender mandarim…..

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=2fWrwILUHUM&NR=1

Sds.

Corsario137

Excelente iniciativa chinesa! clap, clap, clap.

A primeira foto me fez lembrar o Agusta, o 109 mesmo, não o 129 de ataque.

Quanto a alegação de cópia, bem, para mim todos os helis de ataque, a exceção dos russos, são muito parecidos em linhas gerais. O AW 129, Tiger, Apache e o Rooivalk tem layouts e linhas semelhantes.

A “reinvenção” da roda pra mim ficou por conta do RAH-66, e ainda sim o perfil geral é o mesmo.

Requena

E o “príncipe” bolivariano deve comprar alguns em 10, 9, 8, 7…

[…] Imagens: Z-10, o novo helicóptero de ataque chinês Compartilhar isto:FacebookLinkedIn   […]

Mayuan

Bosco, eu entendi sua crítica e não discordo dela não. Aliás, não discordo das críticas em geral à forma troglodita chinesa de fazer as coisas atropelando tudo e todos. O fato é que eles, de um jeito ou de outro, estão atingindo seus objetivos e nós não. Não acho que devemos seguir seus passos um a um mas sim rever nossos conceitos e a forma como estamos fazendo as coisas. Não se pode esperar atingir novos resultados fazendo as coisas da mesma forma que sempre foram feitas. Pra novos resultados é preciso novos métodos. Tá na hora de fazer o… Read more »

Optimus

Esse achei bem maneiro – até mais bonito que o Agusta A129, apesar da semelhança! 😉