Segundo modelo de caça de 5ª geração chinês voa pela primeira vez

33

O caça J-31, segundo modelo de caça stealth chinês além do J-20, fez seu primeiro voo decolando da base de testes da AVIC SAC (Shenyang Aircraft Corporation) e completou seu primeiro teste acompanhado de um caça J-11BS. A duração do voo foi de 10 minutos. Enquanto o J-20 tem semelhanças com o F-22 Raptor norte-americano, o J-31 é parecido com o F-35, embora seja bimotor.

NOTA DO EDITOR: No ano passado a China fez o J-20 levantar voo durante a visita do secretário de Defesa dos EUA ao país. Em 2012, mais uma vez, os chineses surpreendem ao apresentar e colocar em voo o J-31, baseado no F-35. Embora ainda leve alguns anos até que essas aeronaves estejam em plena produção e que sua tecnologia não seja equivalente à americana, a produção em massa desses caças no futuro dará ao Poder Aéreo chinês uma capacidade de projeção a ser temida. Soma-se a isso a possibilidade de exportação desses aviões, que poderá popularizar ainda mais a tecnologia “stealth”, a vários países interessados neste tipo de capacidade de dissuasão.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

E Budaslávia… com seus 46 “modernos” F-5 da década de 70 de século passado.

Marcos

É mais parecido é com o ATD-X.

Lyw

Esteticamente é apenas um F-35 bimotor, não tem muito do ATD-X.

Corsario137

Interessante…

Mas a pergunta é a seguinte: eles pretendem ter dois caças bi de “5a” geração?

A ideia é haver uma “concorrência” entre eles? Vão adotar os dois?

No aspecto visual, este me parece mais interessante que o bagre voador, vulgo, J-20.

Alexandre Galante

Corsario, parece que o J-31 será de uso naval, enquanto o J-20 será baseado em terra. Mas por enquanto é só especulação.

asbueno

Mesmo que ambos não sejam stealth “de primeira qualidade”, só a quantidade em que serão produzidos já será suficiente para algum temor.

Se o mundo hoje é multipolar e todos praticamente conversam com todos, quando é que vamos entrar em algum projeto de desenvolvimento? “Mas há a crise!” A crise, longa e profunda (para nós) foi do final dos anos 70 ao início dos anos 90. Agora é “fichinha”! Todo cuidado é pouco. Mas agir inteligentemente é também uma ação cuidadosa. E inteligência na defesa começa com prevenção, antecipação. E por aí vai.

Blind Man's Bluff

Saiu na Popular Mechanics daqui dos EUA uma reportagem sobre “Stealth”. Não sei até que ponto ela é verdadeira, mas em termos gerais ela dizia que a tecnologia Stealth ou LO (Low Observation) poderia estar com seus dias contados assim como a conhecemos.

Blind Man's Bluff

Não que ela desapareça, será uma caracteristica fundamental, pois sem ela, o avião aparece na tela do radar como um elefante, mas não será possivel depender exclusivamente dela. Dois fatores principais que o autor apresentou, são a extrema evolução da capacidade de processamento de informação o que permite usar uma antiga tecnologia, antes não muito eficaz, a dos radares VHF, muito mais sensiveis que os atuais do espectro X-band, na qual os aviões stealth são construidos contra. Outro ponto que o autor levantou é que essa nova capacidade de processamente permite uma rede de informações expandida e descentralizada, ligando diferentes… Read more »

Blind Man's Bluff

Correção:
Horta de antenas operando em VHF digital.

Nick

Primeiramente, parabéns aos Chineses! 🙂 Apresentar 2 caças com design furtivo em menos de 2 anos não é para qualquer um. Aliás somente 2 países tinham conseguido isso antes deles. Olhando o J-31, o mesmo deve ter o porte de um F-18E SuperHornet. Tem cara que vai ser um caça multi-funcional, enquanto que seu irmão maior, o J-20 deverá ficar mais como um caça-bombardeiro. Resta saber o quanto eles já domininam da tecnologia furtiva. Shape furtivo, e o material RAM. Eletrônicamente ainda deve estar atrás do Ocidente e da Russia. Mas em batchs sucessivos e pesquisa intensa+ToTs(legal e ilegal) eles… Read more »

Groo

Impressionante o que a china vem apresentando.

Stealth é basicamente shape, algo que limita a implemetação em aeronaves de 3a e 4a geração como F-16, Rafale, Flanker, Typhoon e até o F/A-18 E, que foi sofreu um profundo reprojeto.

Já eletronica embarcada, motores e materiais absorventes podem ser incorporados posteriormentes com excelentes resultados, como mostra os F-5BR e F-16 block 60.

A furtividade e a eventual possibilidade de carregar um míssil WVR internamente pode complicar a vida dos F-35.

Leonardo Crestani

Independentemente se os caças chineses são bons ou não, acredito que são bem melhores que os nossos F-5M e que as quantidades desses caças deverão ser bem maiores que as quantidades nossas de F – Qualquer Coisa.

Isso mostra que os chineses não estão satisfeitos apenas em ser potencia econômica como o Brasil, eles querem ser potencia militar também!

Em toda a história da humanidade todas as potencias econômicas eram também potencias militares, desde gregos, romanos, portugueses, franceses, ingleses, hoje os EUA e talves amanha a China, pena que o nosso amando Brasil ainda esteja dormindo em berço esplendido.

Alfredo Araujo

Me parece q esse ai seria o caça, e o J20 um avião de ataque, mais na categoria de um Su-34…

HMS TIRELESS

Como era previsível esse tipo de notícia provoca uma enxurrada de comentários, em tom de triunfo, que apontam na direção de que os chineses estariam a ponto de desbancar a superioridade tecnológica dos EUA. Nesse sentido cometem-se absurdos tais como imaginar o o atual casco dos anos 80 comprado da Ucrânia seria superior ao Nimitz. Tais comentários são oriundos de uma visão fortemente anticapitalista, influenciada pela turma do Foro de SP que aqui milita, desejosos e sonhadores que um produto oriundo de uma gloriosa empresa estatal seja superior ao seu contraparte fabricado por uma odiada megacorporação, onde a Lockheed Martin… Read more »

Baschera

Impressionante a rapidez da evolução tecnológica chinesa ! Para os que acham que copiar é fácil….. nem tanto, mas que aí tem muito de espionagem industrial não há dúvida, Qualquer modo, chineses são pragmáticos e não se importam com o que se fale ou se diga deles…. eles são como formigas… traçam um objetivo e seguem em diante. Se eu fosse norte-americano, principalmente desta nova geração que pouco sabe de compartilhar poder e nada viu da competição da guerra fria findada quando do colapso da USRR, ficaria muito preocupado.. pois como nação, culturalmente falando, e é disto que se trata… Read more »

Groo

HMS Tireless demonstrou com perfeição o uso da técnica do espantalho. Parabéns!!!

Baschera

A infografia do J-31:

comment image

Sds.

glaison

Isso devera ser como na guerra fria, em que os caças russos eram muito mais baratos e simples que os americanos, mas no combate visual, se equiparavam.

Darkman

Olha os China impressionando com seus projetos.
Ainda deve demorar um pouco até que seja implementado e tenha escala de produção.
Mas surpreende a capacidade que eles estão desenvolvendo.

Não esquecendo dos navios da China que estão sendo lançados a todo vapor.

Acorda Brasil !!!!

eduardo pereira

Pode chamar os caras de ching ling e o escambal,mas eles estao desenvolvendo,construindo e operando seus vetores e nós expertoes estamos chupando dedo e vivendo de forevs e o mais legal é que o mundo precisa de nosso NIÓBIO pra fazer peças importantes de motores a jato, foguetes e muito mais, depois compramos matéria prima manufaturada (isso quando compramos) muuuuuito mais caro só porque nao desenvolvemos,nao construimos e nao operamos muito do que precisamos e deveriamos.

Vader

Interessante mas… a China já conseguiu copiar a turbina do seu Su-27? 😉 Na boa: como projetos chineses, acho mais importante o JF-17 e o J-10 do que esses “stéti” ching-lings. O primeiro (J-20) é um monstrengo, um caça-bombardeiro totalmente desproporcional e esquisito, de duvidosas linhas com redução RCS e conceitualmente fora de época. Esse é uma cópia escarrada do F-35 com a traseira do F-22 (sem bocal redutor de assinatura IR). Não creio que eles passem de experimentos chineses. A verdadeira força chinesa no ar ainda repousa no melhor da tecnologia soviética dos anos 80, com atualizações. O que… Read more »

Blind Man's Bluff

Ja ta provado a muito tempo que contra a china não a segredos.

Blind Man's Bluff

E sim, contra-espionagem.

Vader

Blind Man’s Bluff disse:
1 de novembro de 2012 às 10:12

Amigo, como disse acima, faz 20 anos que os chineses tem não apenas os planos/projetos como a turbina dos Su-27 em mãos. E ainda não conseguiram replicá-la a contento.

Não adianta: não existe espionagem, fórmula mágica nem ToT que substitua o velho “fazer-fazendo”.

Sds.

Ivan

O Chengdu J-20, apesar de opniões discordantes, teve como base o projeto MiG1.44, basta observar o desenho anexo: O Chengdu FC-1 Xiaolong (PAC JF-17 Thunder) apesar das controvérsias teve como base o ‘Projeto 33’ da MiG, O Chengdu J-10, em que pese as negativas oficiais, tem uma aparência muito próxima do projeto de caça leve israelita IAI Lavi. O Shenyang J-11é um caça pesado amplamente “baseado” (um eufemismo para cópia na cara-de-pau) no Su-27 Flanker. Este novo caça stealth chinês J-31 da Shenyang Aircraft Corporation seria baseado em qual estudo, projeto ou aeronave existente? Externamente parece um F-35 A Lightning… Read more »

Vader

Ivan disse:
1 de novembro de 2012 às 14:47

Ivan: esse monstrengo aí ao menos tem “cara” de caça (se é são outros quinhentos). O tal de J-20 parece mais um bombardeiro.

Sds.

Ivan

MiLord Vader,

Acredito que o J-20 será um caça-bombardeiro, avião de reconhecimento e de guerra eletrônica, deixando a caça (pura) para outros menores e mais ágeis.

Mas com um uso astucioso o J-20 poderá realizar ataques ar-ar contra infraestrutura aérea na retaguarda que o ocidente passou a depender.
AWACS, AEW, REVO e Air Lift seriam alvos prioritários destes.

Abç,
Ivan.

Observador

Senhores,

O J-11BS da foto, naquelas cores, parece muito mais protótipo que o próprio J-31.

E, sobre as qualidades do aparelho, convenhamos, copiar design é fácil; difícil vai ser replicar os materiais da fuselagem e que tornam a seção reta radar dos F-35 e F-22 tão pequena.

Vassili

Pois é………….. acho que para os chineses ja tem acesso à RAM de primeira qualidade ocidental……………..

Nada como um RQ-170 Sentinel em mãos dos Aiatolás brabos com os países ocidentais né…………………

abraços.

Optimus

É porcaria, xing-ling, num presta, nem chega perto dos americanos, etc.. Estou de pleno acordo… mas SIM, ficaria muito feliz se essas fotos fossem na Embraer (por exemplo) – e SIM! Fosse o Brasil mostrando a mesma “petulância” de (pelo menos tentar) fazer algo assim…
(modo utopic = off) 😉

Sds.

Blind Man's Bluff

@Optimus

Depreciavam a industria belica japonesa e seus operadores da mesma maneira antes da 2a guerra!

Esse é o primeiro erro, subestimar o adversario.

Nick

Caro Vassili,

Bem lembrado, algumas fatias daquele UCAV pode estar agora sendo “pesquisado” dentro das instituições chinesas, e com certeza será usado nos J-20 e J-31. 🙂

[]’s

[…] Segundo modelo de caça de 5ª geração chinês voa pela primeira vez […]