Força Aérea desconfiou que o Airbus tinha sido sequestrado – voo chegou sem atraso ao Aeroporto de Guarulhos

Um avião da TAM que saiu de Aracaju com destino a Guarulhos (SP) na noite desta sexta-feira (26) foi interceptado por um caça F5 da Força Aérea Brasileira. Segundo a FAB, o voo do Airbus A-320 mudou a rota que estava programada.

A Força Aérea desconfiou que o airbus tinha sido sequestrado, já que estava há 50 minutos sem estabelecer contato. O caça seguiu o avião comercial de perto sem que o piloto e os passageiros percebessem a aproximação. O voo chegou sem atraso ao Aeroporto de Guarulhos. Oficialmente a operação foi descrita pela FAB como procedimento de socorro em voo.

A assessoria de imprensa da TAM confirmou a falha na comunicação e afirmou que em nenhum momento houve risco à segurança. Informou ainda que a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de Vigilância do Sistema Aéreo, voando em uma rota prevista nas cartas de navegação.

FONTE: G1

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Parabéns à FAB!

Giordani

O piloto pode anotar na caderneta como missão real?

Diegolatm

Primeira vez que vejo um caso desse e parabens ai pelo pronto atendimento…

Fabio ASC

De onde partiu o F 5?

Black Devil

É por isso que aqui no Brasil nunca aconteceria o 11 de setembro, pela união dos sistemas de navegação aérea civil e militar. Coisa que o Lula queria separar. Esse F-5 deve ter saído do Rio.

Black Devil

E parabéns pela FAB, pela eficiência.

Antonio M

O CINDACTA foi criado justamente para manter custos mais baixos de operação e vem se mostrando eficiente todos esses anos. E à época da da greve dos operadores de voô, foi muito discutido e explicado que não poderia ser feita a vontade do GF “colocar uma divisória no meio da sala, controladores militares para cá e civis para lá”. E devem ter usado a experiência com aquele sequestro do avião da VASP cujo sequestrador queria colidir com o Palácio do Planalto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_VASP_375

Marcos

“A assessoria de imprensa da TAM confirmou a falha na comunicação”

Por quê a tripulação da TAM não ativou o código de transponder para falha de comunicação?

Tá mal contada essa história.

Giordani

O caso VASP 375 até paira uma dúvida: Teria o piloto derrubado o avião? Ou melhor, teria o GF autorizado a derrubada do avião? Eu acho que não…

Grifo

Por quê a tripulação da TAM não ativou o código de transponder para falha de comunicação?

Caro Marcos, está mal contada mesmo. Pelo horário do vôo, não me surpreenderia se a tripulação técnica dormiu.

Nórdico

A TAM está com uma sequência de eventos muito perigosa. Várias ocorrências em um curto espaço de tempo. Espero que não se repita o que ocorreu com os Fokker 100, a frota vai ficando um pouco mais antiga e os problemas aparecendo. Espero que pare por aí….de qualquer já está decidido, não voo mais de TAM nem por decreto….
Abraços a todos.

Vader

Realmente essa história tá mal contada.

E o caça deve ter saído de Santa Cruz AFB. 🙂

Seria interessante saber onde ocorreu a interceptação.

Marcos

Grifo

Tem lógica o que você disse.
Talvez os pilotos estejam voando mais do que deveriam.

Marcos

Nórdico

A manutenção dos F100 da TAM sempre foram bem feitas. Os acontecimentos dos F100 na TAM, comprovadamente, foram decorrentes de falhas de projeto. Mais do que falhas de projeto, o que pode ter levado aos sistemáticos problemas foi o fim do fabricante.