Home Aviação Comercial FAB intercepta avião da TAM que voava entre Aracaju e São Paulo

FAB intercepta avião da TAM que voava entre Aracaju e São Paulo

1275
14

Força Aérea desconfiou que o Airbus tinha sido sequestrado – voo chegou sem atraso ao Aeroporto de Guarulhos

Um avião da TAM que saiu de Aracaju com destino a Guarulhos (SP) na noite desta sexta-feira (26) foi interceptado por um caça F5 da Força Aérea Brasileira. Segundo a FAB, o voo do Airbus A-320 mudou a rota que estava programada.

A Força Aérea desconfiou que o airbus tinha sido sequestrado, já que estava há 50 minutos sem estabelecer contato. O caça seguiu o avião comercial de perto sem que o piloto e os passageiros percebessem a aproximação. O voo chegou sem atraso ao Aeroporto de Guarulhos. Oficialmente a operação foi descrita pela FAB como procedimento de socorro em voo.

A assessoria de imprensa da TAM confirmou a falha na comunicação e afirmou que em nenhum momento houve risco à segurança. Informou ainda que a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de Vigilância do Sistema Aéreo, voando em uma rota prevista nas cartas de navegação.

FONTE: G1

VEJA TAMBÉM:

14 COMMENTS

  1. É por isso que aqui no Brasil nunca aconteceria o 11 de setembro, pela união dos sistemas de navegação aérea civil e militar. Coisa que o Lula queria separar. Esse F-5 deve ter saído do Rio.

  2. O CINDACTA foi criado justamente para manter custos mais baixos de operação e vem se mostrando eficiente todos esses anos. E à época da da greve dos operadores de voô, foi muito discutido e explicado que não poderia ser feita a vontade do GF “colocar uma divisória no meio da sala, controladores militares para cá e civis para lá”. E devem ter usado a experiência com aquele sequestro do avião da VASP cujo sequestrador queria colidir com o Palácio do Planalto.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_VASP_375

  3. “A assessoria de imprensa da TAM confirmou a falha na comunicação”

    Por quê a tripulação da TAM não ativou o código de transponder para falha de comunicação?

    Tá mal contada essa história.

  4. Por quê a tripulação da TAM não ativou o código de transponder para falha de comunicação?

    Caro Marcos, está mal contada mesmo. Pelo horário do vôo, não me surpreenderia se a tripulação técnica dormiu.

  5. A TAM está com uma sequência de eventos muito perigosa. Várias ocorrências em um curto espaço de tempo. Espero que não se repita o que ocorreu com os Fokker 100, a frota vai ficando um pouco mais antiga e os problemas aparecendo. Espero que pare por aí….de qualquer já está decidido, não voo mais de TAM nem por decreto….
    Abraços a todos.

  6. Nórdico

    A manutenção dos F100 da TAM sempre foram bem feitas. Os acontecimentos dos F100 na TAM, comprovadamente, foram decorrentes de falhas de projeto. Mais do que falhas de projeto, o que pode ter levado aos sistemáticos problemas foi o fim do fabricante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here