Dilma recebe Sarkozy, mas Planalto nega negociação de caças

8

Em visita ao Brasil a convite do banco BTG Pactual, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi recebido na manhã desta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Em uma hora de encontro, ambos discutiram a agenda multilateral, mas o Planalto nega que a proposta de venda do modelo de caça Rafale ao projeto de compra de aviões militares tenha sido tratada.

Desde que deixou a presidência da França, ao perder as últimas eleições, Sarkozy vem fazendo palestras. No Brasil, além do encontro com Dilma e de uma palestra marcada para essa noite em São Paulo, o ex-presidente se encontrará com Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Sarkozy e Dilma discutiram temas internacionais como Oriente Médio, o grupo das maiores economias, desenvolvidas e emergentes, do mundo (G20), situação econômica internacional e reforma das Nações Unidas.

Sem poderes, o ex-presidente defendeu e reiterou sua posição de que o País deva ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (ele já havia dado este apoio quando era chefe de Estado), e também considerou o Brasil como um líder no cenário internacional.

Os caças franceses Rafale, produzidos pela Dassault, concorrem com os F/A-18E/F Super Hornet, da americana Boeing, e com os Gripen NG, da sueca Saab, em um processo de licitação internacional para a compra de 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira, que está suspenso há vários meses por razões orçamentárias.

FONTE: Terra (reportagem de Diego Alcântara)

FOTO (Antônio Cruz) Agência Brasil

NOTA DO EDITOR: matéria veiculada pela Agência Brasil (clique aqui para acessar) destacou no título a crise na zona do Euro como tema das conversas entre Nicolas Sarkozy e Dilma Rousseff.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Que será que esse porco mentiroso veio cheirar aqui no Brasil? E que beleza que é a chefe-de-Estado brasileira receber visita fora de agenda de um lobista de banco, quando este mesmo cidadão não deixou-a passar do sopé do Eliseu, quando esta o visitou às vesperas de sua eleição né?

Governo lixo e despudorado é assim mesmo…

Blind Man's Bluff

Esperou a poeira baixar e veio cobrar do molusco seu caché.

Marcos

BTG Pactual é aquele banco que comprou o Panamericano, aquele banco quebrado do Silvio Santos, mas que o recebeu limpinho, limpinho e ainda vai receber dinheiro de volta? É esse?

Vou lá na concessionária da BMW ver quanto que eles me pagam para que eu fique com uma série 5.

Voltando ao assunto dos caças: enquanto nosso Glorioso ex Líder viaja pelo Mundo fazendo lobby, quer dizer, palestras, o francês, pelo jeito, também faz o mesmo.

Ricardo Santos

Veio definir a comissão de cada um!!!!

Baschera

Não…… ele veio oferecer um empréstimo consignado a PresidentA…..

Sds.

Baschera

BOMBA !!! Verdade ? Mentira ?? Contra-Informação ??? Boato ??? Piada ???? Segundo o auto intitulado Jornal Digital “Brasil 247” : (Desconsidere-se os inúmeros erros de grafia e de valores aludidos ao FX-2….) “Compra de Caças Sukói na Pauta Secreta Dilma-Putin” Presidente vai à Rússia no dia 14 de dezembro; encontro com presidente Vladimir Putin inclui tema que não está na pauta oficial: a compra pelo Brasil dos caças-bombadeiro Sukói; informação chegou à França e provocou visita surpresa de Nicolas Sarkozy para audiência com Dilma; espetacular reviravolta no Projeto FX, a concorrência de US$ 1 bilhão para defesa aérea, está… Read more »

cristiano.gr

taaaaammm, daaammm, tam, taammm

(som da música tema do encontro de Dona Florinda e Prof. Girafales.)

Prof. Girafales, o senhor por aqui?
Vim lhe trazer este humilde presente.

Com certeza nunca saberemos o que o senhor Sarkozy veio fazer e o que foi que eles falaram, mas isso vai atiçar os americanos e suecos.

Esse texto do Bachera, parece ser de uma fonte muito fraca, muitos erros de grafia e de informação.

Nick

Sobre o Sarkô, mais lobby, nada de novo.

Sobre uma possível (re)oferta do Su-35S por parte do Putin, pode até acontecer. Mas para se concretizar, ae seria extremamente complicado.

Ainda mais com os franceses e americanos pressionando a mais de 4 anos(sem falar dos suecos).

Não vejo muito espaço para o SU-35S. Agora se fosse o PAKFA em um eventual FX-3, ae sim heim! 🙂

[]’s