Quem tem (MUITA) potência decola assim…

13

… amanhã tem mais.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz

Não saiu na posição que eu queria. Pulem para 8:20min do vídeo.

Clésio Luiz

Como a USN é invejosa, eles mostram que podem fazer melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=SEzrWnMQ040&feature=related

Giordani

Mas o Lightning era isso mesmo Clésio, uma nave dotada de uma forte “patata” e nada mais…no final, foi uma dentro do governo não ter adquirido esse avião. Gargantão como só ele, já tería quebrado a FAB…

Optimus
joseboscojr

Desnecessário dizer que isso só é possível quando a relação empuxo x peso é maior que 1, caso contrário, se faz necessário uma ascensão bem mais gradual usando a aerodinâmica.
E tese, aeronaves com empuxo/peso maior que 1 podem decolar verticalmente e o fariam se estivessem voltadas com o nariz pra cima, como ocorre nas “tail sitter”.

ricardo_recife

Decolagem F-18 Pirassununga – 60 Anos Esquadrilha da Fumaça.

Depois disso pararam de chamar o F-18 de Super Tijolão.

http://www.youtube.com/watch?v=hCerhuwuKEM&feature=fvwrel

Clésio Luiz

Muitas dessas subidas que a gente vê nos vídeos não são na vertical, mas em ângulos entre 45 e 60 graus. Quando vemos o caça por trás dá a impressão que ele sobe na vertical. A relação potência peso acima de 1:1 só ocorre próxima ao solo. A 10.000 pés os motores já mostram sinais de perda de potência. Aqueles recordes de subida nunca são feitos na vertical, mas em ângulos menores minuciosamente calculados o solo por engenheiros, para extrair o máximo do desempenho da aeronave. Eu lembrei agora de uma entrevista do falecido Mikhail Simonov, onde ele falava do… Read more »

Clésio Luiz

Aqui está o vídeo com o P-42 e suas âncoras:

http://www.youtube.com/watch?v=mk3G5aJR_Wg

Pule para 4:10min.

joseboscojr

Clésio, Geralmente a potência de um motor a jato aeronáutico não alcança seu máximo de rendimento relativo ao empuxo ao nível do mar devido ao fato da pressão atmosférica ser alta e fazer pressão no escape dos gases da turbina, reduzindo o empuxo. O empuxo melhora na medida em que a aeronave sobe. Claro que vai chegar a uma certa altitude em que o ar estará muito rarefeito para determinado tipo de motor e haverá redução do fornecimento de oxigênio para a combustão e menos massa de gases a ser expelida junto com os gases, mas creio que seja bem… Read more »

Justin Case

Amigos, No meu entender a maior potência possível é obtida quando você consegue a maior quantidade de ar (e de oxigênio) possível para injetar combustível e queimar. Isso ocorre na maior pressão atmosférica (mais baixo) e na maior densidade (o mais frio possível). O fato de admitir ar mais frio também ajuda, porque o funcionamento do motor também também está limitado por temperatura máxima. A maior potência está no mesmo lugar onde encontramos o maior consumo: mais baixo e com maior velocidade possível. O problema é que o maior arrasto também está aqui por baixo… Obs.: a potência de um… Read more »

joseboscojr

Justin, Isso pode ser verdade num motor ramjet mas creio eu que numa turbina há um limite de massa de ar admitida que pode ser conseguido em outros níveis que não apenas no nível do mar. Num nível mais alto haverá maior gasto de combustível, o compressor irá girar mais rápido, mas a admissão de ar/oxigênio será a mesma para o qual o motor foi concebido. Poderíamos imaginar então que ao nível do mar é só injetar mais combustível e fazer o compressor captar mais ar que irá misturar com aquele combustível a mais, etc,etc, etc, só que estruturalmente há… Read more »