A informação foi dada ao público que compareceu neste sábado, 29 de setembro, no evento de “Portões Abertos” da Base Aérea de São Paulo – BASP. O Poder Aéreo compareceu no período da manhã à base e ouviu a informação sendo anunciada no sistema de som do evento (amanhã, traremos as fotos do “Portões Abertos” da BASP).

Conforme o anúncio, a entrega oficial dos dois primeiros turboélices A-29 Super Tucano ao EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) será realizada neste domingo, 30 de setembro, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.

Vale lembrar, porém, que neste domingo o EDA tem apresentação marcada no “Domingo Aéreo” 2012 do PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa), em Minas Gerais.

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

8 Responses to “‘Fumaça’ deverá receber seus dois primeiros Super Tucanos neste domingo” Subscribe

  1. Daglian 29 de setembro de 2012 at 17:48 #

    Estou bastante interessado em saber como será a pintura, se será outra, se será a atual… penso que nada mudará, exceto os aviões, é claro.

  2. Marcos 29 de setembro de 2012 at 18:41 #

    Daglian

    Espero que mudem a pintura. A atual é feia que dói.

    Mas eu estou mais interessado em saber que mudanças foram feitas nas aeronaves, se é que foram feitas. Retirada do armamento, obviamente, deve ter sido feita. Não sei se a blindagem nos E-314 são padrão, se forem, penso que devem ter retirado também.

  3. Daglian 29 de setembro de 2012 at 19:50 #

    Marcos,

    Eu já não acho a atual tão feia assim… gostos e gostos!

    De fato, são outros pontos interessantes a sabermos. A retirada dos armamentos é certa, claro, mas creio que não haverá mudanças além desta.

  4. Groo 29 de setembro de 2012 at 20:23 #

    O projeto original do SIVAM previa um número maior de Super Tucanos e agora mais de 10% das aeronaves vão para o EDA.

    Vamos ver no que isso vai dar.

  5. Clésio Luiz 29 de setembro de 2012 at 20:43 #

    Eles tem a opção de dispensar alguns aviônicos, já que as aeronaves não são destinadas a combate. Isso, claro, se os módulos responsáveis por coisas como modos CCIP forem separadas, por exemplo, dos equipamentos de navegação, rádios, FADEC, etc. Pode economizar alguns quilos. Mas como os computadores são tão compactos hoje em dia, que provavelmente nem compense o trabalho.

    O que deve mesmo ser feito é O reservatório de óleo para gerar fumaça, equipamento para comandar isso da cabine (que tal no HOTAS?) e retirada das metralhadoras e magazines de munição, coisa que nem todo A-29 da Força tem atualmente.

    A remoção da blindagem, (que eu vi uma revista afirmar que os exemplares da FAB não tem) me parece ser possível de executar, e talvez traga o peso vazio da aeronave para algo abaixo de 3.000 quilos.

  6. Gilberto Rezende 30 de setembro de 2012 at 2:04 #

    Mudar a aeronave e não mudar o padrão de pintura seria a coisa mais idiota a ser feita, a mudança é GRANDE e deve ser marcada claramente…

    SE a entrega das duas primeiras unidades se dará dia 30 de setembro, e lembrando que o aviso de inexigibilidade do serviço foi publicado dia 21 de AGOSTO, o trabalho demandou pouco mais de um mês…

    Ou o plano já estava definido antes ou realmente ele não é de monta tão significativa assim…

    Quanto a retirada de aviônicos e equipamentos vamos com calma que o EDA translada um bocado….

    OUTRA COISA que mudará muito com o Super Tucano na Fumaça é que com a esperada redução de peso, uma velocidade de cruzeiro significativamente superior ao Tucaninho e um possível aumento de alcance do ST padrão tanto pelo menor peso ou como por uma possível ampliação de capacidade interna de combustível…

    O alcance do EDA vai se ampliar consideravelmente….

    Será que poderiam colocar novos tanques nas asas nos espaços liberados dos armamentos???

    Nesta adaptação de um mês apenas acho pouco provável…

  7. Groo 30 de setembro de 2012 at 14:50 #

    Nem todo ST da FAB tem metralhadoras e blindagem?

  8. Fernando "Nunão" De Martini 30 de setembro de 2012 at 18:00 #

    Groo,

    Os A-29 que operam no 2º/5º GAV em Natal, onde é realizada a especialização em caça, não têm necessidade alguma de ficar carregando à toa o peso de metralhadoras (e muito menos de blindagem) durante a maior parte do curso em que basicamente se aprende a ser ala de caça. Metralhadoras só são realmente necessárias, nesse esquadrão, nas instruções de tiro ar-ar e ar-terra.

    Já para os A-29 que operam nas fronteiras (os três esquadrões do 3º GAV), realizando o curso de líder de caça e missões reais de defesa aérea etc, a situação é diferente.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Restaurando um B-29 em Wichita

Nas imagens disponibilizadas pela USAF (Força Aérea dos EUA) em 22 de julho, um bombardeiro Boeing B-29 Superfortress (superfortaleza) com […]

Amorim reafirma expectativa de assinar contrato de compra de caças até fim do ano

O governo federal espera assinar até o fim deste ano o contrato para a compra de caças Gripen NG, da […]

Mais um operador do Gripen a caminho: a Eslováquia

Ministro da Defesa Martin Glvác confirmou que há um acordo para alugar os jatos suecos, segundo a Rádio Slovakia International […]

Divisão de sistemas eletrônicos da ST Engineering abre subsidiária no Brasil

São Paulo, julho de 2014 – A Singapore Technologies Engineering Ltd (ST Engineering) anuncia que sua divisão de sistemas eletrônicos, […]

Pacote tunisiano de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk com mísseis Hellfire e foguetes Hydra

Requisição tem valor total estimado de 700 milhões de dólares, incluindo metralhadoras, motores extras, designadores de alvo, sistemas de alerta, […]

Índia venderá 10% da HAL para viabilizar produção do Rafale

Objetivo é utilizar os recursos para modernizar instalações da empresa estatal, que além do caça Rafale francês precisará produzir a […]