Na última sexta-feira, 21 de setembro, decolou pela primeira vez o Su-30SM desenvolvido pelo bureau de projetos JSC Sukhoi e projetado para o Ministério da Defesa da Rússia. O voo foi realizado no aeródromo da fábrica Irkutsk Aviation, braço da JSC IRKUT Corporation (parte da United Aircraft Corporation).

A entrega de 30 caças multitarefa deverá ocorrer até o ano de 2015, conforme contrato assinado entre o Ministério da Defesa da Rússia e a JSC IRKUT Corporation em março de 2012.

O caça multitarefa Su-30SM é o mais novo desenvolvimento da família de aviões de combate Su-30MK. O caça foi projetado de acordo com requerimentos da Força Aérea Russa relacionados aos sistemas de radar, de rádio e de reconhecimento, aos assentos ejetáveis e a diversos sistemas de apoio. A aeronave também traz mudanças na configuração de armamentos.

O voo durou 2 horas, sem ocorrência de problemas. A aeronave foi tripulada por pilotos de testes do bureau de projetos JSC Sukhoi, o comandante Sergey Kostin e o navegador Pavel Malovechko.

FONTE / FOTOS: Irkut Corporation (as duas primeiras fotos são do Irkut Press Service via Russian Aviation – já a foto de baixo, do site da Irkut, é do modelo Su-30MK mostrando em destaque as tubeiras dos motores AL-31FP TVC)

NOTA DO EDITOR: a Sukhoi também divulgou nota a respeito, com o mesmo conteúdo, porém apenas em russo. Na versão escrita em russo, a capacidade multitarefa do caça é acompanhada da menção à sua manobrabilidade (сверхманевренный).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

qual é a necessidade da Força Aérea Russa desta versão? Não estão recebendo os Su-34? Parece mais um caso de divisão de recursos entre programas, que também acontece na aviação civil deles (Tu-204 vs Sukhoi RRJ vs An-148 vs MS-21 etc.). Como o bolo é pequeno, cada um fica com uma fatia fininha, fininha…

Baschera

Além da briga interna por recursos para os vários programas de rearmamentos e a troca de “favores” entre membros do governo e os diversos bureaus de desenvolvimento….. Isto parece ficar patente, quando verificamos que há encomendas de Su-34 (versão export do Su-32), Su-35 e agora esta de Su-30SM….fora o PAK/FA T-50 em desenvolvimento. O que sei é que a versão SM do Su-30 tem requerimentos digamos mais modernos e de tecnologia mais atual do que os Su-27 da Força Aérea Russa. Aparentemente esta versão SM em muita semelhança com os Su-30 MKI vendidos para a Índia e China, Os da… Read more »

Nick

Caro Marcelo,

Segundo o amigo Rustam, basicamente é uma necessidade de empregos. Visa manter a fábrica aberta, já que afinal o SU-35S deverá ser muito mais capaz do que esse SU-30SM.

[]’s

[…] Voa o Su-30SM, desenvolvimento da família Su-30MK para a Rússia […]