Novamente, o clima ajudou o “Fim de Semana Aéreo” realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Ainda que o sol estivesse encoberto a maior parte do tempo, e o vento forte trouxesse nuvens mais baixas em alguns momentos, não choveu. E os voos de aeronaves militares mais uma vez puderam entreter o enorme público presente – desde as nove horas da manhã uma multidão tomou conta de todos os espaços disponíveis, e os números só cresceram ao longo das horas. Já perto do meio dia, era preciso ter paciência para circular.

Desta vez, o Poder Aéreo passou a parte da manhã na área destinada ao público ao invés de seguir direto para as áreas abertas à imprensa e melhores para tirar fotos. Junto ao público, foi possível ouvir bem todo o impacto que a apresentação matutina da “Esquadrilha da Fumaça” (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea) causou às pessoas que vêm as manobras pela primeira vez.

Mesmo as mais simples acrobacias causavam olhares surpresos e exclamações, quanto mais os cruzamentos, espelhos, trocas de formação em plena manobra, sem falar nas acrobacias aéreas do “isolado” (o número 7), que levavam a gritos mais exaltados.

Como novidade em relação às aeronaves apresentadas no sábado, ocorreu a chegada de um helicóptero da Marinha do Brasil. Um UH-15 (EC725) do Esquadrão HU-2 tomou o lugar do H-60 Black Hawk da FAB na área de exposição estática próxima ao público, depois que este decolou e mudou-se para o pátio atrás do palco, já no final da manhã.

No fim da tarde, o helicóptero da Marinha decolou e deixou o PAMA-SP. Algumas aeronaves, como um dos T-25 e o P-95, também deixaram o PAMA-SP na tarde do domingo, enquanto outras pernoitaram no Parque e só foram embora nesta segunda-feira.

Ao lado, foto tirada à distância dos oito T-27 da “Fumaça” (os sete que se apresentaram mais o “precursor” ou “reserva”) deixando São Paulo nesta segunda-feira. Quando se compara o céu cinzento desta foto de hoje com os vários “buracos” de céu azul das fotos de domingo, conclui-se que realmente não dá pra reclamar das condições climáticas deste “Fim de Semana Aéreo”. Deve-se lembrar, também, que choveu muito na véspera do evento (veja matéria sobre a sexta-feira nos links ao final).

Falando no EDA, a segunda apresentação do dia foi um pouco prejudicada pelo forte vento que trazia algumas nuvens mais baixas, pelo que optou-se por uma “apresentação de mau tempo”, com algumas manobras a menos (por exemplo, não foi feito o “coração” e outras manobras conjuntas em altitudes um pouco maiores, à exceção das ascenções “penduradas no motor” do número 7, 0  “isolado”).

Na edição deste ano, chamou a atenção a presença ainda maior do público (que já é grande todos os anos), tornando o amplo espaço do PAMA-SP pequeno para tanta gente. Provavelmente, contribuíram para isso a divulgação em chamadas na TV e a realização de três shows de grupos / artistas populares (deve-se ressaltar que, na parte musical, também houve no sábado a apresentação da Banda da Base Aérea de São Paulo, como mostramos na matéria anterior).

Mas notou-se a falta de qualquer apresentação de aviões civis de acrobacia e de demonstração aérea, o que acabou gerando grandes intervalos entre uma ou outra decolagem / passagem de aeronaves militares.

Neste domingo, também esteve aberto o banco de provas de motores, que visitamos na edição passada, e que também foi bastante procurado pelo público. O gigantesco “Hangar 3”, onde é feita a manutenção dos F-5 também pareceu pequeno para tanta gente que o visitou no domingo, com grande aglomeração em volta do F-5EM 4856, com a porta de seu canhão de 20mm aberta e itens expostos ao seu lado, como um motor, um assento ejetável, outro canhão, lançadores de bombas e foguetes de exercício, além de um míssil ar-ar MAA-1 “Piranha” de manejo na ponta da asa (para ver imagens dessa exposição sem tanta gente em volta, veja os links ao final).

As apresentações de cães adestrados de organizações militares, como a Polícia do Exército, a Polícia Militar de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana, também contribuiram para manter por bastante tempo o público entretido dentro do Hangar 3.

À tarde, o Poder Aéreo ficou mais tempo em áreas operacionais liberadas para a imprensa e fotógrafos (spotters), para esticar um pouco as pernas e conquistar bons metros quadrados livres, depois de experimentar as multidões. Mas não houve muito descanso, pois não faltaram movimentações, decolagens e pousos para fotografar, junto a onde estavam estacionados os T-27 da “Fumaça”. Algumas dessas fotos você já vê aqui, e outras serão mostradas em novas matérias desta semana. Até a próxima!

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Augusto

Alguém sabe dizer quando serão instalados os FLIR dos EC-725?

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Novamente excelente cobertura Nunão parabéns

desastreBR

Pois é, estava lotado! Tentei ir na parte da tarde de Domingo exatamente as 13:30h mas peguei um trânsito e não consegui estacionar. Cheguei em casa as 15:30h e para consolo peguei a “Fumaça” passando em frente a janela do meu apartamento ;P . Ano que vem vou mais cedo e de táxi 🙂 . Abraço a todos e Parabéns pela cobertura.

agadefreitas

Realmente a “Esquadrilha da Fumaça” deu um show.
Mas noto que a cada ano as apresentações de aeronaves estão mais pobres.
Ja vi no Domingo Aereo sobrevoo de Boings civis, apresentação de pouso de Bufalo, inclusive com simulação de pouso em pista curta, simulação de salvamento com helicopteros, e outros mais.
As passagens do F5 e Xavantes eram mais numerosas.
Nesse domingo limitou-se a uma passagem muito cedo (não consegui ver) e a ultima com duas ou tres passagens somente.
Faltou um F5 no solo e um Mirage como brinde no solo e voando

agadefreitas

“sobrevoo de Boeing”

Taz Miranda

Lembrando que este final de semana (29/09) também tem os “Portões Abertos” da BASP – Base Aérea de São Paulo (Cumbica).

shipbuildingbr

Gostei mesmo é dos copteros copteros…hheehehehehe

Ass: Hzão…. buhn….buhn…..buhn….buhn….buhn….

rs