O site indonésio Defese – Studies mostrou outras imagens do novo caça de quinta geração chinês, cuja denominação ainda não é definitiva, podendo ser tanto F-60 quanto J-21.

Uma das imagens já havia sido mostrada no Poder Aéreo (veja links abaixo).

O site motrou um “mock-up” em escala e uma arte computadorizada sobre as impressões colhidas nas fotos reais.

Especula-se que a aeronave usaria duplos motores de origem russa, o Klimov RD-33 (presente nos Mig-29) ou o RD-93, uma variante deste mesmo motor usada no sino-paquistanês JF-17.

As imagens anteriormente divulgadas de um protótipo real mostram uma aeronave parecida ora com o F-22 Raptor, ora com o F-35 (JSF), ambos de origem norte-americana e reconhecidos como de quinta geração. Nas imagens, pode-se notar o trem de pouso dianteiro com duas rodas, o que leva a especular uma possível utilização a partir de navios-aeródromo (porta-aviões).

A imagem ao lado vislumbra esta possibilidade, mostrando também um gancho de parada para pouso em convoo.

Nesta imagem, a impressão do artista sugere que a maioria dos armamentos serão instalados em pilones nas asas e no corpo do avião e não nas baias internas.

FONTE: defence-studies (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Lembrando que o F-35, ao menos nas versões B e C, “full”, também contempla pilones (três abaixo da asa mais um na ponta) para levar mais armamento embarcado.

Sds.

Baschera

….. fora os pilones na fuselagem central.

comment image

Sds.

rafadesign3d

O caça que a EMBRAER fará em 2035 é melhor! da uma olhada.

http://www.youtube.com/watch?v=_R6d1VIL-Po&feature=relmfu

e ainda terá uma versão STOVL:
http://www.youtube.com/watch?v=__-O8CXzDqA

Nick

O J-21 ou F-60 deverá ser exatamente o que é o F-35: Um caça multi-missão “affordable”.

A FAB/Embraer poderiam ir dar uma “olhada” e comprar o projeto. Serviria de base para um versão tupiniquim . 🙂

[]’s

Marcelo

Nick, O J-21 deverá ser o que o F-35 “deveria” ser: affordable. O F-35 começou com um target price de 40 milhões US$ e hoje está em mais de 100…quase o preço do F-22. Além disso, se não houvesse a versão STOVL (que poderia ser um projeto em separado) o F-35 poderia ter utilizado dois motores existentes, F-404 ou 414 ou 2 motores do F-22 (F-119?), em vez de terem torrado tufos de dinheiro para desenvolver o motor. Ou seja o J-21 é quase um F-35 com as “lessons learned” aplicadas, o que não é nenhuma surpresa, visto que seu… Read more »