Mais de 40 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. O público se emocionou com o desfile aéreo de mais de 20 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A professora Maria da Luz Melo veio do Rio de Janeiro para assistir junto com toda a família ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Ela diz que, mesmo sendo portuguesa, é uma emoção acompanhar esse dia tão importante para o brasileiros. “Tenho muito orgulho de estar aqui hoje. Moro no Brasil há 38 anos, meus filhos e netos são brasileiros. Na verdade, me sinto brasileira de coração”, disse.

Ela assistiu pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça junto com os filhos, nora e netos – todos foram vestidos de verde e amarelo. O mais novo da família era o pequeno Rafael, que se empolgou com as manobras da Esquadrilha da Fumaça e revelou ter vontade de ser piloto da FAB. Para o pai, Eduardo Melo, o 7 de setembro é uma data que todos devem ter orgulho. “Estou em Brasília há quatro anos e essa é a primeira vez que acompanho o desfile na Esplanada dos Ministérios. Me arrependo de não ter vindo antes. Acho muito importante estarmos aqui hoje prestigiando esse evento maravilhoso”, disse.

Durante o desfile, passaram escolas da rede pública e particular do Distrito Federal representando a cultura das cinco regiões do País. O público viu bonecos gigantes, arte de rua, muita dança e folclore brasileiro.

Durante o desfile militar, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, esteve junto a Presidente da República Dilma Rousseff, que assistiu à marcha de cadetes da Academia da Força Aérea, Companhia de Cerimonial Santos Dumont, grupamentos de aeronavegantes, Companhia de Infantaria de Combate, Grupamento da Guarnição de Brasília e as Bandas da Base Aérea de Brasília e do Galeão. Também passaram pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que participaram da II Guerra Mundial.

Demonstrando as armas empregadas na missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, aeronaves de todas as aviações da FAB sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios empolgando o público. Passaram caças Mirage F-2000, A-1 e A-29 Super Tucanos. Um KC-137 Boeing fez uma demonstração de reabastecimento em voo com caças F-5 Tiger. Também desfilaram um avião patrulha P-3, de transporte C-105 Amazonas e helicópteros H-34 Super Puma, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.

Mas o coroamento do desfile do 190º ano da Independência do Brasil foi mais uma vez a apresentação dos Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. Mesmo com o forte calor na cidade, o público acompanhou atentamente as manobras. “Este é um momento em família muito especial. Sentimos a emoção de ver o desfile, estar no meio do público. Mas o principal foram as acrobacias arriscadas da Esquadrilha, que passam muita adrenalina”, completou Eduardo Melo.

FONTE/FOTOS: FAB

NOTA DO EDITOR: faz tempo que não ocorre um desfile aéreo como foi o de ontem em Brasília, demonstrando que o Governo Federal não economizou querosene. De certa forma, boa parte das aeronaves já estavam ali perto, em Anápolis para o Exercício Sabre II.

Será que estes mesmos recursos estão disponíveis para a execução de TODAS as operações, para o correto adestramento das tripulações e para a modernização da Força (excetuando o GTE, claro)?

Falando em GTE, por que não foram apresentadas ao público estas aeronaves? A Base Aérea de Brasília fica logo ali! Mais próximo de Anápolis. Desta maneira o público poderia ter uma ideia do verdadeiro estado da arte em que se encontram as aeronaves que transportam as nossas autoridades comparado com os nossos caças de 20, 30 e 40 anos.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio

Belas fotos!!! Li agora que Dilma se irncomodou com os voos dos caças da FAB durante os testes para exibição no dia 7 de setembro. Diz a nota do Ancelmo Gois que eles tiveram que ser recolhidos… mas pelas fotos em nada atrapalhou a apresentação.

Grifo

Senhores, se o brigadeiro Saito estava junto da presidente então já tivemos uma boa mudança. Na época do Jobim, o pior ministro da Defesa de todos os tempos, os comandantes militares eram colocados em um palanque separado longe do presidente.

Falando em GTE, por que não foram apresentadas ao público estas aeronaves? A Base Aérea de Brasília fica logo ali!

Editores, já houve um portão abertos em Brasília no mês passado, inclusive com apresentação da Fumaça.

Daglian

Vi o vídeo do desfile (pois não moro em Brasília) e acredito que foi realmente o melhor desfile da FAB.

Mas… sendo chato, não são caças F-5 Tiger, são os F-5EM. Como que a FAB foi errar nisso?

HRotor

Reflexos do isolacionismo da Autoridade, tão preocupada em agradar o Poder que não percebe as demandas da própria sociedade que jurou defender. Em uma época de crise, é de se esperar a racionalização de meios, a busca pela eficácia e eficiência no cumprimento da missão. Ao contrário, o que se vê é a atenção às atividades lúdicas, mas que trazem bônus político, não “incomodam” e saem “bem na foto”. Mais uma vez, perdeu-se a oportunidade de passar uma mensagem clara à Nação de que não está tudo bem. Um belo desfile da tropa e uma brilhante apresentação da Esquadrilha da… Read more »

Giordani

Concordo com o HRotor. A FAB perdeu uma chance…preferiu se aliar e passar uma imagem de que está tudo bem…infelizmente aquela máxima que diz “que se não pode vencê-los…”

Ricardo Santos

Desfile de algumas aeronaves novas e um monte de aeronaves velhas!!!

Marcos

As aeronaves do GTE tiveram de ficar disponíveis para Ministros, Secretários e demais Autoridades que, logo após o evento, voltaram
para suas cidades de origem.

Marcos

E o querosene que não faltou foi só para o Dia do Confete.
Para as operações do dia-a-dia da FAB, Exército, Marinha, Policia Federal e outras instituições, a coisa continua na pindaíba, tanto que que o Brasil já é recordista em consumo de cocaína e crack, com consumo maior que alguns continentes inteiros. Se somados os dois, levamos Ouro, Prata e Bronze.

Groo

“Falando em GTE, por que não foram apresentadas ao público estas aeronaves? A Base Aérea de Brasília fica logo ali!”

O melhor da FAB não foi mostrado.

juarezmartinez

8 de setembro de 2012 às 14:33 Concordo com o HRotor. A FAB perdeu uma chance…preferiu se aliar e passar uma imagem de que está tudo bem…infelizmente aquela máxima que diz “que se não pode vencê-los…” Leia mais (Read More): Desfile aéreo de 7 de setembro de 2012 | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Giordani1 A FAb não se aliou a nenhum partido politcio, apenas como força(que tem varios defeitos) cumpre ordens, que vem de politicos no atual esta de direito. Quer mudar a situação: Em vez de ficar resmungando e falando do que… Read more »

Optimus

Realmente… Certamente alcançaram o objetivo de mostrar pras “massas” uma impressão (falsa) de potencia aérea… Então nem precisa comprar mais nada… tamos bem assim como estamos… até um disperdicio “tantos” Caças pra um país pacifico e amigo de todo mundo e com tanta gente passando necessidade… pra que F-X2 mesmo?! (ironic mode)

solskhaer

Fiquei exatamente bem abaixo da passagem dessas aeronaves, e lembrando dos comentários aqui do Poder Aéreo, fiquei com medo que algo desse errado.
Na passagem do A-4 da Marinha, o piloto deu uma maneirada justo na frente da mandatária.