Embraer apresenta soluções para o novo avião KC-390 da Força Aérea

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Veja imagens inéditas de como será a cabine do avião cargueiro que está em desenvolvimento

 

Entre 20 e 29 de agosto, a equipe de desenvolvimento do avião KC-390 reuniu-se com militares da FAB para a Revisão Crítica do Projeto (PDR – Preliminary Design Review), quando foram apresentadas as soluções de engenharia adotadas pela Embraer para a estrutura e os diversos sistemas da aeronave. Em março de 2013, um novo encontro irá congelar a configuração do KC-390 e liberar os desenhos de produção, última fase antes da construção dos protótipos.

Durante o encontro de Revisão, a equipe de especialistas da EMBRAER demonstrou a maturidade do projeto a partir dos componentes e interfaces que já estão definidos. Isso inclui a cabine de pilotagem, que tem um simulador de engenharia pronto. Militares da FAB, como a Tenente Aviadora Joyce Conceição, já puderam conhecer como será a cabine do KC-390.

O novo avião deverá fazer seu voo inaugural em 2014, e as primeiras entregas para a FAB estão programadas para 2016. O KC-390 irá substituir os C-130 Hércules em missões de transporte e reabastecimento em voo.

FONTE: Agência Força Aérea / COPAC

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A. J. Camargo

Podem falar o que quiser. O Bichão é bonito! Dá orgulho!

Nick

Muito bom ver esse projeto avançando. 🙂

Apenas torcendo para que não haja maiores contratempos (em tese não haverá, visto que a maioria dos componentes são mais do que testados no mercado).

E o protótipo cumpra todos os requisitos do projeto.

[]’s

Justin Case

Boa noite, amigos. A notícia é boa, mas o CECOMSAER poderia enviar a matéria para um revisor antes de publicar. Diz que que é uma reunião CRÍTICA e, depois, preliminar. Entre os eventos que marcam o andamento de um projeto, primeiro acontece a Revisão Preliminar do Projeto (PDR – Preliminary Design Review) e, depois, a Revisão Crítica do Projeto (CDR – Critical design review). Na primeira revisão – preliminar (PDR), a empresa apresenta soluções (as vezes apenas conceituais) para atender aos requisitos do contratante. É possível que sejam colocadas várias opções para atender a um mesmo problema. É possível ainda… Read more »

Marcos

Podiam ter liberado mais imagens do mock-up da cabine.

Marcos

Na primeira imagem: não tem assento, mas tem lugar para colocar latinha do famoso guaraná.

asbueno

Uma pergunta: como é pilotar com sidesticks? A maioria das pessoas é destra e no posto de comando o controle fica á mão esquerda. Certamente não deve haver problemas mas dá uma impressão de falta de destreza para um destro comandar uma aeronave com esta característica.

Clésio Luiz

@asbueno

Nos Airbus é assim a décadas. Não tem grandes problemas não, os pilotos se acostumam rapidinho nos simuladores.

asbueno

Valeu Clésio. Mas que dá uma sensação esquisita isso dá, talvez porque eu tenha a sensação de que eles tem a mesma sensibilidade dos joysticks dos Atari, o que não é o caso.

Marcos

Tenho a sensação de que a Embraer irá planejar, projetar, construir e testar uma aeronave nova antes que a turma do casseta & planeta decida qual caça comprar.

asbueno

Marcos, apostar em barbada não vale. Até porque foi decidido que o KC-390 irá existir. Quanto ao FX-2 somente foi decidida a sua existência, começo e meio. O fim parece ainda não ter sido escrito. Ou pior, pode ter sido escrito mas decidiram não revelar!

ricardo_recife

Bonito e eficiente. A Embraer tem tudo para ir longe.

Bomba, Bomba: Os custos escondidos do Rafale.

Detail lies in hidden costs.

http://www.dailypioneer.com/columnists/item/52381-detail-lies-in-hidden-costs.html

Abs,

Ricardo

Justin Case

Amigos,

Pelo raciocínio apresentado no link do ricardo_recife, a Embraer não vai a lugar algum com esse projeto.
Imaginem se tivermos um custo de dois bilhões ao completarmos as duas primeiras aeronaves. Logo, esses “hidden costs” terão que ser recuperados e cada aeronave deverá custar um bilhão de dólares!!! Ou o preço deverá ser 2/3 (mais cem milhões) na terceira aeronave ? 2/4 bi + 100 mi se vendermos outra?…É isso?!
Abraços,

Justin

Mauricio R.

Como não há nada de novo no front, na 3ª foto necessitaremos de uma aeronave a mais, somente p/ carregar o armamento e o kit de blindagem do blindado 8 X 8; segue o enterro.
No photoshop da 4ª foto, a esquerda, quem deveria aparecer é a turbina e não o pod de revo, que estaria mais p/ a pta da mesma.

Marcelo

Mauricio R. disse:
5 de setembro de 2012 às 9:47

na quarta foto, o motor esq. está encoberto pela fuselagem…

quanto à necessitar de outra aeronave para levar o armamento e peças do blindado basta dizer que o C-130 também precisaria e o compartimento de carga foi definido pela FAB.

Mauricio R.

Mas o C-130 já está no mercado, há pelo menos 50 anos.
O mínimo que se espera de uma aeronave completamente nova, é a capacidade de carregar o blindado completo, em plena condição de emprego.

“…na quarta foto, o motor esq. está encoberto pela fuselagem…”

Não creio, talvez encoberto pelo “Humvee”, mas não pela fuselagem, o observador não parece estar assim tão próximo da aeronave p/ tanto.