Linha de montagem do caça mais avançado do mundo

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Marcos

Meu vídeo é mais mió!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=eRtUGnw-GJY

RomauBR

A exatos 4 minutos do seu video, Marcos, aparece um tiozão usando uma máscara. Alguém saberia dizer a razão disso? Posso tecer “n” conjecturas, mas a curiosidade está me incomodando.

alphasr71a

RomauBR, não é uma máscara, é só um microfone, esse tipo de microfone é utilizado em lugares que há muito ruído externo, ele cobre a boca igual um fone anti-ruído cobre a orelha.

Vader

Espetacular!

Roberto F Santana

Nesse vídeo do Marcos.
Os atuadores da superfícies de comando são elétricos?

RA5_Vigilante

Caro Roberto

São utilizados sistemas power by wire (PBW), podendo ser EMA(eletromecânico) ou EHA(eletro hidrostático). Para o F-35, creio que sejam EHA.

Fiz avaliação e comparativos dinâmicos de atuadores dessas duas tecnologias há um tempo atrás, e posso afirmar que é a tendência no futuro. Há grande vantagem em relação aos sistemas hidráulicos tradicionais (principalmente confiabilidade e manutenção).

Se o Brasil (Embraer) quiser ser competitivo, deve investir e pesquisar nessas áreas.

Para saber mais:

*ttp://www.f-16.net/f-16_forum_viewtopic-t-19215.html

*ttp://www.f-16.net/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=201505

Avaliação da NASA:
*ttp://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=electro%20hydrostatic%20actuator&source=web&cd=9&cad=rja&sqi=2&ved=0CF4QFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.nasa.gov%2Fcenters%2Fdryden%2Fpdf%2F88524main_H-2210.pdf&ei=F7RAUM3wKInM9gT16IHgCA&usg=AFQjCNEN-TvJuPsgpFb1OOtb7z7tEEogAQ

Saudações

Roberto F Santana

Prezado RA5_Vigilante,

Obrigado pelos links, achei bem interessante.
De fato, hoje os motores elétricos são menores, mais leves, mais econômicos e mais potentes.O carro elétrico é um exemplo.

É a tendência.

Roberto F Santana

Só um detalhe, aliás, dois.

1-Eliminar o fluido hidráulico dos freios, não vejo como.Mesmo se for circuito fechado e independente, ele ainda estará lá.

2-Quero ver um starter elétrico fazer girar um motor de F-16 GE ou P&W.Se existir o avião passará a ser um “bimotor” de tão grande e pesado que terá que ser esse starter!

RA5_Vigilante

Prezado Roberto

Os sistemas EHA são hidráulicos, a parte elétrica entra na forma de um servomotor acoplado a bomba que atua substituindo a válvula direcional proporcional, mas a parte de potência é de fato hidráulica.
A vantagem mesmo é que continua um sistema hidráulico (alta capacidade de carga), porém com circuito hidráulico contido em um pacote compacto (menor risco de vazamentos, danos em combate, etc).

Saudações

Tadeu Mendes

Marcos,

O seu video nao e o da producao em linha. Como voce pode ver, a presenca de varios engenheiros e tecnicos que estao justamente ali para a montagem de F-35s. na fase LIRP (Low Initial Rate Production).

O primeiro video entretanto ja mostra um linha de montagem altamente automatizada e robotizada.

Estamos falando de mais de 2000 F-35 a serem produzidos, imagina se fosse tudo manual comono seu video.

RomauBR

Prezado alphasr71a, mt obrigado por responder minha pergunta. Eu já havia agradecido, mas não sei por que, meu comentário não foi registrado.