Ministro da Defesa Celso Amorim conhece unidades da FAB em Natal

1

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, visitou nesta segunda-feira (27/8) as instalações do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e as unidades de especialização operacional dos pilotos em Natal (RN).

Também acompanharam a visita os oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, e o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luis Rossato.

O roteiro começou cedo pela área que dá nome ao lugar: Barreira do Inferno. As cores avermelhadas produzidas pelo reflexo dos raios do sol nas falésias da orla que integra a área do CLBI, conhecidas como paredes de fogo, eram utilizadas como ponto de referência para os pescadores à deriva.

Criado em 1965, o CLBI é o centro de lançamento mais antigo do Brasil. Junto com o Centro de Lançamentos de Alcântara (MA), integra a plataforma brasileira de lançadores de foguetes. Atualmente, o local potiguar possui três torres em operação com condições de lançar foguetes suborbitais. Além da capacidade de lançar e rastrear engenhos aeroespaciais, pode coletar e processar dados relativos as cargas úteis.

Na apresentação da instituição, que incluiu informações sobre todas as fases de lançamento, bem como estatísticas sobre o desempenho do trabalho efetuado, o Diretor do CLBI, Coronel-Aviador Marco Antonio Vieira de Rezende, ressaltou o importância da unidade para o Programa Espacial Brasileiro ao falar que “o Brasil tem a capacidade de lançar, rastrear e também produzir foguetes”.

Programa Segundo Tempo – Na Base Aérea de Natal (BANT), o ministro foi recepcionado pelo comandante da unidade, Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, e passou em revista a tropa durante a formatura. Cerca de 100 crianças das escolas municipais João Gomes e Maria Fernandes Saraiva que integram o projeto Forças no Esporte desenvolvido pelo Ministério da Defesa acompanharam o evento. As crianças entre nove e 17 anos praticam atividades esportivas, como judô e karatê, dentro das instalações da unidade aérea.

Formação operacional – O ministro conheceu as unidades responsáveis por especializar operacionalmente os pilotos recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA) nas aviações de Caça e Asas Rotativas. Ao final de 2012, 60 novos pilotos dessas aviações serão designados para as unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.

No Esquadrão Joker (2º/5º GAV) foi recepcionado com um trecho da Ópera do Danilo, obra que retrata a saga do piloto brasileiro do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial. O militar foi abatido em voo atrás das linhas inimigas e conseguiu retornar ao quartel aliado. Nas palavras do Comandante da unidade, Tenente-Coronel-Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, “além da doutrina básica de combate, este é um espaço que ensina valores”. Ao concluírem o curso, os militares serão designados para uma das três unidades que operam a aeronave de caça A-29 Super Tucano, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Celso Amorim teve a oportunidade de conhecer o simulador do A-29, utilizado para treinamentos de emergências em voo e emprego de armamento, entre outras funcionalidades.

Na unidade de helicópteros, o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) que opera aeronaves H-50, o comandante, Major-Aviador André Luis Barboza Topini, destacou que os militares ao concluírem o treinamento operacional integrarão as equipes de alerta de busca e salvamento (SAR) e defesa aérea por todo o Brasil.

A unidade que especializa os pilotos nas aviações de Patrulha, Reconhecimento e Transporte está localizada em Fortaleza (CE).

Música – Antes de assistir a palestra na Primeira Força Aérea (FAE I), onde o Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer falou sobre o treinamento dos pilotos e a importância das unidades que compõem a Guarnição da Aeronáutica de Natal, houve a apresentação da banda dos alunos da Escola Santos Dumont. O colégio que funciona nas instalações dentro da Base Aérea de Natal (BANT) atende quase 900 crianças no ensino fundamental e médio.

Ao final da visita o Ministro afirmou que ficou “muito impressionado e confiante na formação dos pilotos”.

FONTE / FOTOS: FAB (Agência Força Aérea)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Não tinham nenhum acento ejetável, c/ defeito de foguete, p/ o Sr. Ministro testar???
Que pena…