Amorim: ‘Por enquanto eu prefiro não dar uma data’

18

Em entrevista concedida ao “Wall Street Journal”, ministro da Defesa reafirma que não há data para definir a concorrência

 

O ministro brasileiro da Defesa anunciou, em entrevista concedida à imprensa norte-americana, que Brasília vai suspender temporariamente a substituição de seus aviões de combate por razões financeiras. A notícia é um balde de água fria para o construtor francês Dassault, que espera há anos uma decisão do Brasil sobre a possível compra de seus caças Rafale.

Em entrevista publicada nessa sexta-feira no Wall Street Journal, o ministro brasileiro da Defesa anunciou a suspensão da substituição dos aviões de combate do país. “O projeto não foi abandonado. Haverá uma decisão na hora certa, mas por enquanto eu prefiro não dar uma data” exata, disse Celso Amorim ao diário econômico.

Segundo o ministro, a decisão é uma conseqüência do contexto financeiro atual. “A situação econômica tomou um rumo menos favorável que previsto e exige prudência”, explicou Amorim ao jornal norte-americano.

A notícia não deve agradar o construtor francês Dassault Aviation, que tenta há anos vender 36 caças Rafale para o Brasil, em um contrato estimado em cinco bilhões de dólares (cerca de 10 bilhões de reais). O avião de guerra da empresa francesa concorre com os modelos Saab, da sueca Gripen, e o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, mas Paris foi várias vezes apontada como favorita. Em 2010, durante um encontro entre os então presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, o brasileiro se mostrou mais inclinado pelos caças da Dassault, mesmo se os analistas consideram os dois outros concorrentes mais baratos.

“Eu não diria que uma empresa ou outra seja favorita. A questão é saber quando o faremos e, nesse momento, examinaremos novamente as propostas. Há uma necessidade de renovar a frota, mas é preciso responder em função das possibilidades do país”, esclareceu Amorim. A Força Aérea brasileira pede a cada seis meses que os construtores renovem seu interesse pela concorrência, prolongando suas propostas.

Título original: França vai ter que esperar para vender Rafale ao Brasil

FONTE: RFI

NOTA DO EDITOR:
não há nada de novo na entrevista dada pelo Ministro da Defesa, que já não tenha sido publicada do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
helder junior

Eu sugiro uma data pra vocÊs que tal a de são NUNCA!

Observador

Ao Sr. Celso Amorim:

A “hora certa” já passou há uns dez anos.

A única data que interessa ouvir do senhor é a da sua saída do MinDef.

Vader

Como eu disse quando o Jobim deixou o Min Def: nada é tão ruim que não possa piorar.

Dito e feito.

Giordani

21/12/2012.

Adriano Bucholz

A data será 31/02/2013 . . . . . .

edurval

Fugindo do pessimismo que essa noticia nos trás, podemos notar o seguinte: 1º O Rafale subiu no telhado, pois o GF demonstra que o valor da proposta será fator importante conforme abaixo: “A situação econômica tomou um rumo menos favorável que previsto e exige prudência” 2º A Data? “O projeto não foi abandonado. Haverá uma decisão na hora certa, mas por enquanto eu prefiro não dar uma data” Essa hora certa creio eu, será apos as eleições e antes do envio do próximo orçamento, ou seja, só depois de Outubro ou Novembro devido ao segundo turno. 3º Tampax. O tampax… Read more »

Nick

Ministro “pão com B#@$T@”. Melhor deixar um cone no MD, ao menos economizaria alguns milhares de reais por mês do Orçamento da Defesa.

[]’s

Ricardo Santos

É o mesmo sujeito responsável pelo papelão na Nicaraguá, Irâ e etc…..

DrCockroach

off-topic:

“Saab Takes Next Step In Fighter Development”
http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/AW_08_13_2012_p38-484470.xml&p=1

[]s!

Giordani

O mundo não para Dr. Baratinha…

Grifo

Como eu disse quando o Jobim deixou o Min Def: nada é tão ruim que não possa piorar.

Caro Vader, eu não sei. Acho melhor um sujeito que não faz nada do que um que só faz m*.

FLIGHTER

Embraer entrega à Índia primeiro avião para missões de vigilância e controle 16 de agosto de 2012 • 14h12 ——————————————————————————– A Embraer entregou nesta quinta-feira ao governo da Índia o primeiro avião do modelo EMB 145 AEW&C de controle e alerta antecipado que será utilizado pela Força Aérea desse país. Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia, que receberá outras aeronaves do mesmo modelo como parte de um contrato assinado em 2008. A Embraer não revelou o número de… Read more »

geobosco

Para Mim, isso, demonstra algumas coisas…. primeira, a má vontade de se resolver esse problema com a a falta de responsabilidade para com a defesa do país de nossos governantes ( isto vem se arrastando desde o governo de FHC, portanto, não é culpa de PT, é má vontade mesmo ) ,segunda, a falta de iniciativa do atual Ministro da Defesa ( agora entendo por que o Jobim pulou fora ) para com o assunto. Acredito que vamos ter mais um caça ” tampão” para os próximos dez a vinte anos, vão inventar uma nova concorrência chamada FX-3 e vão… Read more »

Optimus

Srs. Não sei vcs, mas agora sim, essas palavras do nosso Ministro Cone pra são claras: definitivamente o F-X2 Morreu!!! Não haverá nada mesmo… Compra alguma… em nenhuma data… independente de qualquer situação econômica! Eles só não tem é peito de assumir o custo político de um cancelamento – seja da oposição e da mídia, seja dos próprios países fabricantes… A FAB que comece a se virar (AMARG, Gripen A/B, etc.) ou simplesmente aceite o fim da aviação de caça e sua nova sina de aviação de transporte… Triste fim para uma Força nascida e forjada a ferro e fogo… Read more »

aldoghisolfi

Vader, 81ª lei de Murphy…

Mas um dia ele se vai, oxalá a grande potência sobreviva até lá.

alphasr71a

Por enquanto ele prefere das outra coisa…

getulio

Eu penso que deveria comprar o SU-35, que é o melhor caça da categoria em disputa, e o ministério da defesa criar uma força estratégica fora da FAB.

Vader

getulio disse:
17 de agosto de 2012 às 10:59

“Eu penso que deveria comprar o SU-35, que é o melhor caça da categoria em disputa, e o ministério da defesa criar uma força estratégica fora da FAB.”

Cuma? 🙂