Era apenas uma filmagem de um UAV, mas…

3

O especialista em aviação militar, Guy Norrism, editor da Aviation Week,  esteve na Base Aérea de Edwards para acompanhar os ensaios de um avião não tripulado equipado com um sistema automático de anti-colisão.

O vídeo acima mostra as tentativas de colisão com o solo sendo evitadas pelo sistema automático. Em um determinado momento (aos 7s do vídeo), é possível escutar um verdadeiro “tiro”, que nada mais era do que o boom sônico de um F35 ropendo a barreira do som. E, de brinde, aos 18s é possível escutar um duplo “boom” mais suave que, segundo o editor, tratava-se da desaceleração de um F-16 que acompanhava o F-35.

Se você ainda não ouviu um “boom sônico” real, vale a pena ver o vídeo. Assim, na próxima vez que um Mirage cruzar a Esplanada dos Ministérios, os não entendidos poderão dar uma melhor opinião sobre o assunto.

Edwards é assim mesmo. Novidades e surpresas a todo o instante.

 

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Justin Case

Amigos, boa noite.

Está estranho.

Acho que não há possibilidade de que o som venha daquelas manobras de “terrain avoidance” que o avião estaria realizando. A onda de choque pode ter sido criada bem antes de o avião se aproximar das montanhas ou mesmo ter origem em um outro avião nas redondezas.
Abraços,

Justin

alphasr71a

O UAV estava fazendo as manobras de terrain avoidance. O som veio de um F-35 que passou por perto.