Veja mamãe, as tomadas estão fechadas

3

Vídeo mostrando três decolagens do jato de treinamento russo Yak-130 com as tomadas de ar principais dos motores totalmente fechadas e com as superiores abertas. Esta questão das tomadas de ar fechadas tornou-se uma das grandes controvérsias da FarnBorough deste ano. Veja no link abaixo.

Para saber mais sobre o sistema de abertura e fechamento das tomadas de ar do Yak-130 veja o link abaixo (em inglês).

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Esse lance dos controladores me lembra o Lloyd Bridges e o Leon na torre de controle no espetácular filme Apertem os Cintos o Piloto Sumiu!!!

Apollo

Na verdade a confusão causada no evento me parece mais uma forma de mostrar o avião do que propriamente mostrar o comportamento dos controladores. Em primeiro lugar, controlador de voo não é aviador, portanto não tem obrigação de saber sobre características aerodinâmicas tão específicas de uma aeronave; Em segundo lugar o questionamento sobre o fechamento das entradas de ar prova que o controle estava atendo à decolagem, o que é uma de suas funções. Para a maioria das pessoas, inclusive alguns de nós, o fechamento das entradas de ar iria passas despercebido a uma grande distância. Por último, se o… Read more »

Apollo

perdão aos atentos: favor desconeiderar alguns erros de digitação: revolucionário ao invés de revulucionário e passar ao invés de passas.