Custos do ‘Super JAS’ estão mais altos do que o esperado segundo rádio sueca

13

As Forças Armadas da Suécia terão de cortar bilhões de coroas suecas no próximo ano se quiserem colocar o novo jato “Super JAS” Gripen em produção, de acordo com um relatório da emissora nacional Sveriges Radio (SR).

Em março os militares deram o seu apoio para uma proposta votada anteriormente pelo Riksdag que a Suécia deve desenvolver até 10 caças JAS dos modelos E/F.

Mas de acordo com a SR, as Forças Armadas e o governo receberam em maio uma previsão de custos da Saab Group supostamente muito acima do que era esperado.

Em janeiro, a SR havia informado que o preço esperado no desenvolvimento do novo jato seria de aproximadamente 32-33 bilhões de coroas (US $ 4,7-4,8 bilhões), mas este número tem aumentado significativamente desde o anúncio da emissora.

Isso coloca pressão sobre as Forças Armadas, já bastante pressionadas, que já concluíram que economias devem ser feitas e que decisões políticas sobre o futuro dos cortes nos gastos governamentais devem ser feitos.

Diversas fontes revelaram ao SR que os militares informarão o governo na segunda-feira que bilhões de coroas suecas devem ser cortados a partir do desenvolvimento de outros sistemas de armas previsto para 2013 e 2014 para que o programa do Gripen E/F siga adiante.

Ao mesmo tempo, os militares já fizeram vários alertas de que outros sistemas de armas necessitam de atualização ou modernização urgentemente.

O Tenente-brigadeiro Jan Salestrand das Forças Armadas da Suécia não deu maiores detalhes À SR, mas reconheceu que a situação é complicada.

“Uma atualização é necessária se quisermos ter uma força aérea na década de 2020 e além de 2030 para igualar o desenvolvimento com o resto do mundo. Ao mesmo tempo, do ponto de vista militar, não pode ser feito a qualquer preço “, disse ele à emissora.

FONTE: local.se

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

É…isso me lembra algo que aconteceu comigo. Comprei uma CB400 para reformar e passear aos finais de semana. Antes de comprá-la, fiz uns orçamentos e me preparei para gastar X, sendo que ela já me custaria X²…no final, desembolsei X³…

É tão e somente por isso que não defendo o gripen E/F(ex NG) para o braZil. Aqui será um AMX II…

edcreek

OLá,

Giordani RS, perfeito é isso mesmo…

Complemento dizendo, que ninguem calcula o valor exato, todos estouram os orçamentos, se os Suecos conseguirem isso, não são da terra….

E burros são Americanos, Russos, Franceses e Ingleses e só os Suecos espertos…

Abraços,

Gilberto Rezende

Ha Ha HA, conforme a realidade chega o folclore sueco do super barato NG vai mostrando que as coisas não são bem do jeito que a SAAB contava…

Queee lábia tem esse pessoal da SAAB.

Vader

Pode custar pra Suécia; pra FAB o preço fechado foi FIXO.

DrCockroach

Nao que importe muito jah que este FX nao sai, mas a titulo de esclarecimento. Proposta de orcamento e orcamento sao coisas distintas, embora parece que alguns confundam. Posteriormente, haverah contrato (depois do MoU), que eh a finalizacao das negociacoes. A Suecia nao previa no orcamento a aquisicao do novo Gripen; o processo foi antecipado por causa da Suica. Um dos partidos jah disse que nao haverah aumento no orcamento da defesa, portanto os investimentos antecipados deverao sair de realocacao do proprio orcamento da defesa previamente aprovado. Foi apresentado um orcamento preliminar p/ iniciar a discussao, e agora a negociacao… Read more »

DrCockroach

A proposito, do comandante da FA Suica:

“We are in the process of finalizing the configuration. We want the same thing as the Swedes. We do not want an aircraft that is Swiss-unique–it must be exactly the same. And we will use it for all three missions: fighter, recce and air-to-ground. We need [the Gripen] to support the F-18 in the air-to-air role, and to gain the other two missions, which we have lost.”
http://www.ainonline.com/aviation-news/farnborough-air-show/2012-07-10/gripen-swiss-air-force-view

[]s!

Fernando "Nunão" De Martini

DrCockroach: Interessante esse destaque, pois essa parte em que o com. da Força Aérea Suíça afirma da perda de duas capacidades (reconhecimento e ar-terra) é algo de que se fala pouco, pois muito da discussão sobre a escolha do Gripen ficou centrada em ele ser substituto para o F-5 na defesa aérea / policiamento aéreo – de fato a missão principal. Mas é interessante que já estava em documentos da FA Suíça sobre o porque de precisarem de um novo caça: http://www.aereo.jor.br/2012/02/15/por-que-a-suica-quer-um-novo-caca/ “A substituição parcial do F-5 permitirá que a Força Aérea Suíça recupere as capacidades de realizar apoio a… Read more »

DrCockroach

Prezado Nunao,

Eh realmente interessante a entrevista do Comandante Suico, bastante confiante nas capacidades do Gripen como multirole.

Entre tantas as diferencas entre eles e o nosso Brasil, eh que ele nao se preocupa com um possivel atraso na entrega dos novos Gripen pois acredita que os F5 deles darao conta ateh o final da decada.

[]s!

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, DrCockroach, e segundo ele estruturalmente ainda podem dar no couro e, como se não bastasse, há uma “sobra” de 18 caças F-5 no inventário!!!

Xi… não devia ter falado isso…

“Right now we have 54 F-5s in the inventory. With only three squadrons that is enough–we need only 36. The F-5’s structure is no problem until the end of this decade.”

ricardo_recife

Quando estiver voando os custos vão baixar.

Nunão, pelo amor de Deus, não fala mais nisso!

Abs,

Ricardo

Giordani RS

‘Fernando “Nunão” De Martini disse:
27 de julho de 2012 às 19:48
…há uma “sobra” de 18 caças F-5 no inventário!!!”

Poutz!!!!! Não deixa a turma saber…

Sobre o preço ser estipulado em contrato, vale lembrar que no braZil as empreiteiras sempre fecham contrato com valores definidos…

Mauricio R.

E aí, tome adendo em cima de adendo contratual…

[…] Custos do ‘Super JAS’ estão mais altos do que o esperado segundo rádio sueca COMPARTILHE:FacebookLinkedInTwitterOrkutPDF Tagged with: custos • Gripen E/F • Gripen NG • Orçamento • Suécia • Suíça  […]