Segundo informes da imprensa britânica de terça-feira, 3 de julho, duas aeronaves Tornado GR4 da RAF (Real Força Aérea Britânica) acidentaram-se na baia de Moray Firth, na costa oriental da Escócia, procedentes da base de  Lossiemouth.

Informes da Guarda Costeira de Aberdeen (RNLI) dão conta de que dois tripulantes foram resgatados no mar por helicópteros da RAF e imediatamente levados para o Rigmore Hospital na cidade de Inverness, enquanto prosseguiam as buscas por outros dois tripulantes desaparecidos.

Já de noite, horário local de 10:45 h, as buscas foram suspensas devido ao mau tempo e serão retomadas na manhã desta quarta-feira.

O incidente aparentemente ocorreu pouco antes as 13h50 (local), quando foi dado o alarme e dois helicópteros SAR da RAF decolaram voo, ao mesmo tempo em que eram acionados três navios  salva-vidas pra a região ao sul do campo petrolífero de Beatrice, a 25 milhas (cerca de 40 km) da base.

O comandante da base, capitão de grupo Ian Gale, disse não poder reportar mais detalhes além do resgate dos dois tripulantes e confirmar “com pesar” a perda de duas aeronaves Tornado, além de externar sua preocupação com os dois pilotos desaparecidos no mar, completando “as circunstâncias ainda permanecem incertas, mas é evidente que este é um incidente muito grave….”

FONTE: BBC News FOTO: RAF

NOTA DO EDITOR:o site da Real Força Aérea Britânica (RAF) traz nota a respeito do acidente (clique aqui para acessar original, em inglês), com as declarações do comandante da base de Lossiemouth, citado acima. Ele confirma a perda de dois jatos Tornado, no incidente envolvendo quatro tripulantes, todos da base. Porém, afirma que não iria comentar naquele momento sobre as condições dos tripulantes ou as circunstâncias do acidente, confirmando apenas que dois deles foram resgatados, dois permanecem desaparecidos e que as operações de busca continuavam. Expressou também a confiança de que os jatos Tornado da base são operados de forma segura, embora o fato sirva de lembrete de que operações militares e treinamentos não estão isentos de riscos, e que deve ser respeitado esse momento difícil para a família e amigos dos envolvidos, além de toda a comunidade da base de Lossiemouth.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments