O que é a VBAF:

A VBAF (Virtual Brazilian Air Force) é uma SOG (VA militar) certificada da IVAO que simula as operações militares da FAB real no ambiente virtual da IVAO, cujo objetivo é o de buscar satisfação e prover o máximo de realismo nessas operações trabalhando o aumento das habilidades e qualificação de nossos pilotos.

Desde a primeira concentração até o ingresso no esquadrão de primeira linha, o membro desta força aprende que nosso principal conceito de simulação é a amizade e a fraternidade, e que isto é acima de tudo um jogo, e que deve ser tratado como tal.

Os candidatos a pilotos da VBAF são instruídos desde o inicio que a doutrina principal da força é a AMIZADE e que esta deve ser preservada acima de quaisquer circunstâncias, e que o companheirismo deve ser compartilhado! Nós desestressamos no simulador, não simulamos para nos estressar.

Nossa SOG traz a proposta de levar a nossa FAB para outras divisões, e apresentar a eles o “nosso modo” de voar, que dentro de nossos treinamentos trazemos um nível de qualidade constantemente impulsionada, e assim representarmos a nossa divisão da melhor forma possível.

A AFAv:

A AFAv, Academia da Força Aérea Virtual, localizada em Pirassununga – SP (SBYS), é o portão de entrada para os pilotos que querem seguir carreira militar virtual e nela é ministrado o curso para esta finalidade, o CFOAv – Curso de Formação de Aviadores Virtuais com duração aproximada de 3 meses.

A AFAv é composta de 2 Esquadrões:

  • 2º EIA: 2º esquadrão de Instrução Aérea – Esq. Apolo
    Esquadrilhas: Orion, Aquila, Cenaturus e Léo
  • 1º EIA: 1º Esquadrão de Instrução Aérea – Esq. Cometa
    Esquadrilhas: Antares, Veja, Sírius e Cástor

 

Como funciona o processo de ingresso:

Após o candidato enviar o e-mail de inscrição na AFAv, ele receberá todos o e-mail de certificação e posteriormente todas as instruções de como proceder, materiais necessários, manuais, etc…, e será agendado o início das instruções.

Após concretizado o seu ingresso na Academia, o candidato será alocado no 2º EIA, Esquadrão Apolo, numa esquadrilha do 1º período, sendo ela Aquila ou Centaurus.

O CFOav – Curso de Formação de Oficiais Aviadores Virtuais

O CFOav, com duração aproximada de 3 meses, tem suas instruções práticas e teóricas ministradas na Academia da Força Aérea Virtual (SBYS) e é dividida em 4 períodos, sendo:

  • 1º Período: 2º EIA – Esquadrilha Áquila – Aeronave: T-25 universal
  • 2º Período: 2º EIA – Esquadrilha Órion – Aeronave: T-25 universal
  • 3º Período: 1º EIA – Esquadrilha Vega e/ou Sírius – Aeronave: T-27 Tucano
  • 4º Período: 1º EIA – Esquadrilha Antares e/ou Cástor – Aeronave: T-27 Tucano

As instruções serão presenciais e realizadas online na IVAO no aeródromo SBYS com utilização do programa de voice TEAMSPEAK (TS), conforme programa abaixo:

Esquadrões Aeronaves Períodos Disciplinas

  • 2º EIA – T-25  -1º Período Instrução de vôo T-25 ; Fonia Militar ; Navegação VFR e IFR Universal 2º Período: Vôo em Formação, Manobras básicas.
  • 1º EIA – T-27 – 3º Período Instrução de vôo T-27 ; Pilofe ; Vôo em FormaçãoTucano; 4º Período NBA (Navegação em Baixa Altitude) ; Manobras Acrobáticas; Navegação IFR.

Após realizados os checks práticos e obtendo aprovação, os cadetes serão promovidos aos períodos subseqüentes até concluir o 4º período do CFOav, onde será feito o check final onde é avaliado todo o desempenho do cadete.

Concluído o CFOav o Cadete é nomeado e promovido ao posto de Aspirante-a-Oficial (Aspirante Aviador – Asp. Av.) e será designado de acordo com sua ESCOLHA a um esquadrão de instrução avançada de caça, transporte ou rotativas, sendo:

  • Aviação de Caça: 2º/5º GAv – Esq. Joker, pertencente a IIIª FAe (Terceira Força Aérea)
  • Aviação de Transportes: 1º/5º GAv – Esq. Rumba, pertencente a Vª FAe (Quinta Força Aérea)
  • Aviação de Rotativas: 1º/8º GAv – Esq. Gavião, pertencente a IIª FAe (Segunda Força Aérea) onde, após a conclusão do Curso, o então Aspirante será promovido à 2º Tenente

Aviador (2º Ten. Av.) e será alocado em um Esquadrão operacional onde inicia seu cotidiano operacional simulando as operações de acordo com a missão de seu esquadrão e, assim, inicia sua carreira na prazerosa na VBAF (Força Aérea Brasileira Virtual).

 

Considerações:

OPERAÇÕES INTERNACIONAIS NA REDE DE SIMULAÇÃO

Somos a primeira SOG brasileira a representar o Brasil em eventos internacionais, com destaque para os treinamentos chamados LECSO, RED FLAG, e outros, onde unimos a mais três equipes de vários países para operamos juntos, e isso acrescentou ao nosso grupo as relações com vários outros participantes, assim estreitando os laços de amizade entre nos. Participamos ativamente de diversos outros eventos da IVAO intl.

Nossa equipe tem buscado aproximar cada vez mais o publico da FAB seja no real ou no virtual.

Conclusão:

Nosso time tem se reunido para simular as operações da FAB e demonstramos o nosso amor pela FAB através do Flight Simulator, e hoje temos um efetivo altamente qualificado e em nosso site usamos as tecnologias de ponta para simulação e ensino.

Nossos portais

e-mail de contato afa@forcaaereavirtual.com.br

COMAERv – Comando da Aeronáutica Virtual

VBAF – Virtual Brazilian Air Force

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabiorvs

Muito Legal parabéns, tenho um site onde criamos cenários para Flight Simulator http://www.brcenarios.com.br

Abs

[…] Aliste-se na VBAF – Virtual Brazilian Air Force […]