Home Aviação de Transporte Atlas, que carregava o mundo nas costas, poderá ser novo nome do...

Atlas, que carregava o mundo nas costas, poderá ser novo nome do A400M

326
13

A informação foi divulgada em nota desta sexta-feira, 29 de junho, no blog Ares da Aviation Week. O novo nome deverá substituir a denominação “Grizzly”, ao menos nas forças aéreas do Reino Unido e da França. A data para “rebatizar” o avião nessas forças deverá ser o próximo dia 6 de julho.

Segundo a nota, a decisão já foi tomada no ano passado pela Força Aérea Real Britânica (RAF), embora nem todos os altos oficiais da RAF tenham gostado do nome Atlas”. Entre os desgostosos, estaria o próprio comandante. A novidade é que, agora, os franceses também teriam decidido chamar os seus A400M de Atlas.

Ainda segundo a Aviation Week, a cerimônia que confirmará o nome Atlas no dia 6 será realizada em Farnborough, no Reino Unido. Justamente onde, em 2010, foi cunhado o atual nome “Grizzly”. Será nos bastidores do evento “Royal International Air Tattoo”, na presença de representantes de sete nações parceiras do programa A400M: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Turquia.

Vale lembrar que Atlas, na mitologia grega, era um gigante que foi condenado por Zeus a carregar o mundo (ou o céu) nas costas. E falando em carregar, recentemente foram realizados testes de carregamento de helicópteros pela aeronave. Exercitou-se embarques de NH90 e de EC725 no compartimento de carga do A400M, respectivamente na Alemanha e na França, como se vê nas fotos abaixo.

FONTES/FOTOS: Aviation Week e Airbus Military

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS
8 anos atrás

Eu gostei. Faz até sentido, só que na Mitologia, Atlas foi enganado por Hércules…

Talvez um dia o AMX também ganhe um nome…

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Olá Giordani,

Na Itália chamam o AMX de Ghibli. É o tal do vento que vem do mediterrâneo, ou do Adriático, não sei.

Nick
Nick
8 anos atrás

KC-390 GORDO 🙂

Sério, poderia ser…KC-390 Amazonas….ou “Inglesando”, Amazon. 😉

[]’s

Clésio Luiz
Clésio Luiz
8 anos atrás

Falando nisso, os aviões da Embraer criados após a privatização não ganharam mais nomes. Do EMB-145 pra frente nenhum deles. Só os jatinhos executivos tem recebido nomes, mas só da língua inglesa, ao contrário das aeronaves anteriores.

Nick
Nick
8 anos atrás

Caro Nunão,

Nem sabia disso heim. =/

Bom já que os concorrentes do KC-390 usam nomes de deuses gregos, podia ser Zeus…. ou… Prometheus, esse já tem até filme. 🙂

[]’s

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Poderiam ter chamado o A-400 de Gigant, em referência ao ME-323: os alemães iriam adorar, mas os britânicos, franceses e outros tantos, nem tanto!

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Embraer KC-390: Harpia, que é a maior águia brasileira.

Giordani RS
8 anos atrás

O AMeXis deveria se chamar, em tupi guarani, A-1 “Eçaraia…”

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Marcos,

Eu posso estar doido mas acho que já existe algo chamado Harpia na FAB. Acho que é um esquadrão.

Vader
8 anos atrás

Belo nome.