Microjet: taí uma solução simples e econômica para o Programa F-X da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cassio

Bom dia

Talvez um Phenom, Lineage ou Legacy chamassae mais a atenção do (des)governo.

Sds

marcos

Fico bastante triste por este descaso pelo governo de Dilma, pois nosso pais precisa de uns caças a altura deste povo, sabem gastam dinheiro com luxos de poucos e a proteção de nosso amado pais como fica, na improvisação como sempre? assim temos de ter um governante que explique com muita sinceridade e passe explicações concretas porque não a compra ou se está querendo sair deste fx2 e entra no fx3 acho muito difícil conseguir um fx3 com transferência pois o fx2 ficou difícil ufa, brasil acima de tudo.

Daniel

Adoro esses blogs, são de uma rica informação e democrático. Esse negócio de FX já cansou. Enquanto os F-5 não começarem a cair tudo bem.

No New Airplane

Só brincando mesmo para aguentar, rsrsrs! Mas na verdade, dói demais…

Mauricio R.

Doem á FAB algumas centenas de réplicas do “Demiselle”, talvez resolvam.
Pelo menos não vai faltar ultra-leve, p/ passear por aí!!!

marcelo M.

Caças Novos ????
Só quando o F-5 (FOREVER 5) não terem condições de serem reformados.Daí passaremos para o F-16 (comprados usados para se reformar; é claro).

Akauã Murari

ÓÓÓÓiiiaaa não brinca nãão !! Vai que a ideia pega !

LUIZ CARLOS FRANKEN

Esta é a melhor piada que já vi ultimamente. Imaginaram a Fab com uma miniatura dessas. Seria o maior vexame do nosso país no mundo todo. Onde se viu demorar tanto para comprar aviões que são necessários à defesa do Brasil? Nosso governo está errando em tudo. A política exterior é uma vergonha. Apoiar Irán, Siria, países qeu não respeitam o próprio povo? Onde está o nosso tão famoso e respeitado Itamarati de antigamente. O Brasil era respeitado no mundo. E hoje?

Iny

Esse é tão Governo é tão froxo que esta querendo os novos caças de graça………. Na cabeça deles (PT) pra fazer doação de helicóptero pra Bolivia é porque nóis somos “putenfia”, mas pra gastar em defesa nós somos pobres…

tplayer

Tem ToT?

Wilson Toledo

O projeto Prosub tem um custo de quase 30 bi. e o projeto FX-2 e foi 16 bi. assinado, portanto o financeiro não é o problema, qual seria então o real problema??

gaineth

Agora sai. É só modernizar.

Nick

Pelo jeito, só existe uma forma de a FAB conseguir seus caças no “Estado-da-Arte”, ou um degrau abaixo: É seguir o mesmo modelo do KC-390.

E nomear o mesmo como o futuro CBLA – Caça Bolivariano Libertador das Américas. 🙂

[]’s

Giordani RS

Bom galera…recentemente escrevi, aqui no blog, sobre possíveis alternativas para o TAMPAX II…e ae? O que será agora?

Particularmente, gostaria muito de ver a FAB com um pouco de vergonha na cara e deixar ir tudo pro beleléu, mas felizmente, hão pessoas responsáveis e profissionais dentro da Força que vão dar(infelizmente) um jeito de remediar a situação;

Então, qual será o novo caça-tampax?

a) Mais Forevis-5?
b) F-16´s holandeses ou do AMARGS?
c) Reativar o Xavantão?
d) M2000-9 dos EAU? (esse não dá pra chamar de tampax!)
e) Mais estádios de futebol?

Falken

Amigos são governos de esquerda cujo os mesmo foram caçados pelos militares, não querem as foças armadas extremamente equipadas a Dilma não gosta dos militares fato, o principal interesse deste governo é a comissão da verdade a senhora Dilma quer os que torturaram ela e seus amigos presos, mas acho que o povo brasileiro não irá deixar-se levar por esse revanchismos do atual governo, o povo confia mais nas instituições militares do que no governo.

Celso

Giordani RS,

Eu como vc temos a mesma opiniao, ressalto q aqui mesmo a muito tempo atras lembrava a todos q nao conseguia entender o pqe da visita do ex NB aos EAU……so tenho uma opiniao………os ja tao comentados e capazes Mirage 2000-9………………e a procissao segue rsrsrs

OPÇAO …D

Sds

JOSE LUIZ ESPOSITO

Como fica a POLITICA INDUSTRIAL E TECNOLOGICA tão decantada deste governo?.Êles te responderão , estamos bem ,já estamos exportando o Programa do Bolsa Familia para Africa ,é uma piada. O Brasil teve estadistas como PEDRO ll ,VARGAS ,CASTELO BRANCO E GEISEL ,planejadores onde se destacou JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO ,hoje temos MIRIAM BELCHIOR ,coitada ,o negocio dela é BOLSA isso BOLSA aquilo, tira um impostosinho aqui e outro alí .Infelizmente um GOVERNO apático que não ousa .Tenho esperança em 2014 em um novo Governo , Nacionalista e Ousado , oBrasil e seu Povo não merece o que vem acontecendo… Read more »

JOSE LUIZ ESPOSITO

Eu estou snedo mais moderado possível ,nós estmos vendo o que vem acontecendo no mundo,onde países de economia bem modestas
est~so criando investindo nas areas tecnologicas ,industriais e de defesa, e aqui nada. Deixo o julgamento de meu modesto comentario para os leitores deste importante site, desculpe mais é o que sinto.
JOSE LUIZ ESPOSITO

Marcelo

A solução final é utilizar os Migs 15 do museu aéreo da TAM, os caças estão em bom estado.

Alex Stélio

Boa tarde caros leitores do blog, estou aqui, acredito que como todos, para demosntrar a idgnação com mais um adiamento do Programa FX-2, agora quem sabe iremos com uns TAMPAX, bem tenho uma sugestão, não sei se os amigos irão gostar, mas penso da seguinte forma: Já que não teremos caças novos, o governo poderia comprar uns 70 caças usados (gripen C/D ou F-16) formariamos 5 esquadrões, sediados cada um com 12 aeronaves, e deixaria 10 como reserva técnica, sendo 2 para cada esquadrão. Lembro é só uma sugestão, gostaria de saber a opinião dos leitores, abraço a todos.

Celso

Concordo, porem pqe nao ir logo de Mirage 2000-9 q estao disponiveis nos EAU ????? sao cerca de 60 aeronaves operacionais e de uma versao bem atualizada, alias a melhor de todas.
Neste caso os EAU resolveriam de vez o assunto Rafale deles, nos o nosso e a Dassault o dela rsrsrsrsrsrsrsrsrsr.
Tenho certeza q estes caças nao sairao por mais de U$ 12 milhoes cada……com armas e peças.

Sds

Roberto Bozzo

No meu entender, os Gripens A/B e F16 seriam a melhor opção para um tampão… mas os valores gastos na aquisição e atualização/padronização não ficariam próximos a compra dos 36 do FX ??? Então, a princípio, não vejo vantagem em tampões…

Celso

Roberto, dado o momento atual desta novela, creio eu q esta seria a melhor opçao (imediatista) e nisso estamos de acordo. Porem nao acho conveniente adquirir F-16 c toda a certeza e na melhor das hipoteses do block 30 e muito menos Grippen a/c. A melhor opçao por questoes logisiticas atuais do GAD, ainda seria o Mirage 2000-9, cuja versao se equipara e supera as do F16-30 e Grippen A e observe q no caso da aquisiçao destes Mirage nenhum UPGRAD seria nescessario, pois os mesmos estao em uso no momento e segundo consta em otimas condiçoes operacionais, portanto e… Read more »

Observador

Senhores, Sobre o Mirage 2000-9 DUVIDO que a FAB vá atrás deste aparelho, seja pelo custo do mesmo, seja pela participação francesa em transformar o FX-2 na sacanagem que virou. De mais a mais, se a FAB comprar alguma coisa, será só para substituir os 12 F-2000 de Anápolis. Então, nem sonhem com a compra de 36 aviões, mesmo que (bem) usados. Eu acho que vem mesmo a opção mais barata, ou seja, mais F-5 para retrofitar para o padrão “M”. Até acredito em alguma chance de ocorrer um leasing de gripens, pois seria a opção de custo-benefício mais acertada.… Read more »

Celso

Observador, De tanto ler , ouvir e ver as besteiras q estao ocorrendo neste nosso Pais a mais de 50 anos, nada mais me surpreenderia a esse respeito ou qualquer outro assunto. Obviamente q manifestei minha opiniao e nem tenho a pretensao de saber mais a respeito por absoluta falta de dados ou informaçoes oficiais, mas acredito q todas as opçoes estao em aberto e a minha eh claro seria para o Mirage 2000-9. Qto a segunda parte de seu comentario…….to contigo e nao abro, mas deixa eu avisar primeiro o filho de meu amigo de infancia q eh piloto… Read more »

Observador

Ops…

…”vazar”…

E sobre os F-16 holandeses ou de qualquer outro país europeu, são vendidos praticamente por US$ 10.000.000,00 a unidade. Quero ver a FAB arranjar dinheiro para isto. E os do AMARG precisariam de até mesmo de uma reforma estrutural, podendo sair igualmente caros.

maj pm pa

em minha opnião infelizmente a seriedade com o setor de defesa desse pais ja era, seremos concerteza o ultimo operador de f-5 do mundo ( mesmo depois do Irã ) o revanchismo esta presente e insticionalizado no estado brasileleiro militar federal passou a ser cidadão de segunda classepara nossos governantes

Cronista

Prezados Srs Nos últimos anos muito se debateu sobre a tão falada e sonhada compra dos caças para a FAB. O tempo passou e tanto se discutiu que ficou na bruma do tempo as razões que levaram a definição pelo lançamento do processo de compra. Inicialmente para substituir os MIII do GDA, depois para, além de substituir os MIII, ser o início da substituição dos F5 e AMX; depois para ser a base para a expansão da FAB no espírito da superpotência brasiliana e… por aí seguiu a carruagem cada vez mais incoerente. Junto com o andamento do processo vieram… Read more »

DDC

Bem, agora que a vaca já foi para o brejo mesmo (ou caiu nele, como assim queiram) bem que o blog poderia fazer uma reportagem/comparação entre os possíveis tampax.

Tadeu Mendes

Eu ja vi um desses jatinhos voar na Base Aerea de Hanscom, aqui em Massachusetts.

Voam ate mais rapido que os Rafales. Rsrsrsrsrs….

Bosco

É só comprarmos uma esquadrilha desse modelo que “estamos conversados” em matéria de defesa.
E o custo da hora de operação é baixíssimo.
comment image

Tadeu Mendes

Caro Cronista, Muito bom comentario, mesmo que eu defenda os SH como a melhor opcao, o seu comentario foi muito bem estruturado. Eu nao sei voce pensa o mesmo, mais eu acredito que o Brasil sim , esta na mira de algumas potencias (nao sou antiameircano, nao estou falando os EUA, porque alias eu tambem sou americano), mas estou falando de possiveis cenarios no quais os EUA ja nao estejam em condicoes de proteger/defender a AL, e que a Russia e China decidam tomar aproveitar essa oportunidade para atacar o Brasil (por causa de seus recursos) e esquartejar o pais… Read more »

Cronista

Caro Tadeu Dado a nossa “competência” diplomática e a “notável” visão estratégica de nossos líderes, o Brasil só escapará de ser segmentado e/ou se tornar uma colônia travestida de parceira estratégica se o ambiente internacional piorar de forma tão rápida que conflitos de grande porte sejam logo deflagrados. Se isto acontecer, pode ser que o Brasil seja salvo pela sua identidade cultural com o ocidente e, portanto acabe sendo protegido pelo poder militar ocidental. Se não acontecer isto, como a Europa e os Estados Unidos estão em fase de retração, a América Latina, Brasil incluso, acabará no papel de fornecedora… Read more »