A presidente Dilma Rousseff aproveitará sua viagem à Europa no fim de julho, quando participará da abertura da Olimpíada, para tratar de negócios. De Londres ela segue para a França, onde se reunirá com o presidente François Hollande para discutir a compra de caças para a Aeronáutica. O convite para visitar Paris foi feito por Hollande durante Rio+20. O Brasil negocia com a França, os Estados Unidos e a Suécia a compra de aviões.

A proposta francesa, de caças Rafale, não agradou à maior parte dos negociadores brasileiros, por ser considerada cara e com pouca transferência de tecnologia. Mas Hollande avisou a Dilma de que aquela proposta era do seu antecessor, Nicolas Sarkozy. E pediu a ela que não tome nenhuma decisão antes de ouvir os termos que serão apresentados pelo seu governo.

FONTE: Veja

COLABOROU: MSG

NOTA DO EDITOR:
o Brasil só tem a ganhar com uma nova proposta. Mas não ganharia muito mais com três novas propostas, caso uma nova chance também fosse dada aos outros dois concorrentes?

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman

Caso seja verdade, realmente seria interessante que seja dado a oportunidade para termos outras propostas pelos concorrentes. Mas nessa altura dos acontecimentos uma nova proposta iria alongar mas ainda todo o processo de escolhas, não seria ético não ceder aos concorrentes a oportunidade de apresentar algo melhor.
Complicado esse processo de escolha a dia uma nova notícia que deixa tudo mas enrolado.

Quero acreditar que tudo estej alinhado e só faltando apenas o anúncio do governo.

Gilberto Rezende

A proposta francesa cara e de pouca transferência de tecnologia….

Hum tá bão….

Notícia com a clássica isenção e precisão de informação da Revista VEJA…

Uma Cachoeira de jornalismo límpida e cristalina…

Gilberto Rezende

Editor que tal uma nova proposta dos RUSSOS para avacalhar de vez o FX-2???

Grifo

Senhores, acho que alguém adora colocar notinha na imprensa dizendo que qualquer encontro entre a presidente brasileira e o presidente francês vai tratar de FX-2. Só com o Hollande já tivemos G20, Rio+20 e agora até Olimpíadas.

Acho também difícil nossa presidente viajar para ouvir uma proposta. Presidente viaja para anunciar decisão, não para discutir com vendedor.

Justin Case

Amigos, bom dia. As ofertas comerciais para o F-X fecharam em 2009 e, regularmente, vemos notícias sobre sua revalidação. Se há novas condições a serem ofertadas, essas provavelmente devem tratar de outras compensações ou parcerias na área industrial e tecnológica. Talvez até existam outros acordos a serem estabelecidos nas áreas comercial e de relações exteriores. Todas poderiam ser consideradas não-monetárias. Como esse processo de seleção do F-X2 não é uma licitação, certamente o Governo reservou a si o direito de: cancelar ou modificar o programa; escolher ou negociar diretamente com qualquer dos concorrentes (ou até com terceiros). No entanto, devido… Read more »

Nick

Várias possibilidades para essa nota: a) O GF continua negociando exclusivamente com a Dassault, procurando tornar mais “palatável” a pior proposta da Short-List. b) O GF já se decidiu por uma outra proposta, mas o lobby interno do Rafale procura de todas as maneiras procrastinar a decisão, procurando mudar “o escolhido”. c) O GF não quer decidir P@##& nenhuma, e vai empurrando as datas para frente para não ser importunado com essa “chatisse” segundo a presidente. Somando-se a isso o período de eleições e temos a receita para o “NADA”. []’s Faltam 2 dias. Depois fica A-gosto de Deus. Ou… Read more »

Giordani RS

T-3…

Vader

“A proposta francesa, de caças Rafale, não agradou à maior parte dos negociadores brasileiros, por ser considerada cara e com pouca transferência de tecnologia” Ahahahahaha, ganhei o dia com essa, rsrsrsrs… Sinal de que a tal “ToT irrestrita” do Sarkozy era o que sempre apontamos: uma MENTIRA! Uma FRAUDE inventada para alimentar a “legião” de empregados das “empresas de influência em redes sociais”, muitas delas pagas com dinheiro desviado dos cofres públicos para fazer sua politiquinha rastaquera! No mais, me pergunto o que o tal Hollande pode oferecer que o Sarkozy já não tenha feito. Irá ele abrir o mercado… Read more »

cristiano.gr

Parece uma notícia inventada, pois todos sabemos que o Rafale é o único dos concorrentes que oferece nas palavras dos franceses transferência completa de tecnologia. Se é completa, como o governo poderia querer mais transferência ainda?

cristiano.gr

O Vader tá dando pulos de alegria, mas a notícia furada quando convém é defendida e propagada, e, ao contrário, é depreciada. A França poderia melhorar sua oferta com mais radares, mais mísseis, inclusão do AESA sem aumento de preço ou mais motores e peças. E, por último, o único caça de 5ª geração a venda é o F35 que seria ao mesmo preço do Rafale com toda transferência de tecnologia e treinamento dos pilotos, motores, radares, mísseis e peças de reposição, porém sem nada disso, seria apenas os F35 e sem nossa indústria ganhar nada com isso. Não considero… Read more »

Giordani RS

“A verdade: Hollande não tem NADA a oferecer que o Brasil queira, e que não possa ser oferecido por outros. Hollande só tem promessas de “parceria estratégica” para oferecer ao Brasil.”

Não precisa oferecer ao brazil…basta oferecer as pessoas certas…ou alguém acha que os políticos de hoje estão preocupados com o brazil do Futuro? Futuro dele$…dele$…

MSG

ToT irrestrita é algo tão subjetivo que vira até “com pouca transferência de tecnologia”…

Esse processo (FX) morreu no dia 7/9/2009. A partir daí entrou água, ou lama da corrupção e ficou completamente despudorado. Política no Brasil está triste, seja a esquerda, seja a direita.

Mauricio R.

A França não irá melhorar sua oferta vírgula alguma, eles não vão exportar empregos p/ os trópicos, somente pq a petralhada quer. E tb não nos cederão sua limitada tecnologia, exceto por um preço tão abusivo qnto a dos submarinos e helicópteros. Quem exporta empregos, somos nós, os trouxas dos brasileiros. E insistir em comparar Le Jaca c/ o F-35, chega a ser infantil, a aeronave francesa não faz nada, do que o 5ª geração americano é capaz de fazer. Mas principalmente, atendidas as condições estipuladas pela FAB, qnto as tecnologias solicitadas e não a panacéia inventada pelo Executivo, o… Read more »

Almeida

Re: cristiano.gr disse:
27 de junho de 2012 às 11:18

Colega, radar tipo AESA faz parte dos requisitos da FAB e foi oferecido por todos os finalistas, inclundo aí o Rafale versão F3 com RBE2. Não tem como melhorar a oferta neste ponto.

E se é pra meter acessórios e extras no meio, somente a Boeing fez uma oferta aberta e infelizmente não podemos comparar com a(s) oferta(s) da Dassault, oficial e/ou extra oficial(is).

Aliás, que oferta maravilhosa a da Boeing, tem tudo que a FAB sonha e deseja!

Observador

Senhores,

Podem esquecer.

Agora em julho começa a corrida (ou correria?) eleitoral e teremos 5.565 eleições, uma para cada município do país.

Vocês acham mesmo que alguém desta curriola vai se preocupar com “este tal de FX-2”?

Ano que vem os F-2000 serão aposentados e Anápolis receberá os primeiros F-5M. Então, pensa o pessoal do GF, para que a pressa?

A FAB que seja esperta e saia pelo mundo comprando mais alguns F-5, porque terá que voar com eles ainda muuuitos anos.

Vader

cristiano.gr disse:
27 de junho de 2012 às 11:18

Parceiro, cai na real: a tal “transferência de tecnologia” do FX2 é desculpa pra desviar recursos. Simples assim.

Justin Case

Amigos, bom dia. Da Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/51450-governo-adia-outra-vez-compra-de-cacas-para-aeronautica.shtml “,Governo adia outra vez compra de caças para Aeronáutica Postergação ocorre porque Planalto alega ser inoportuno gasto de R$ 16 bi em meio à crise ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA Apesar de o ministro Celso Amorim (Defesa) ter dito no Congresso que o novo caça da Aeronáutica seria anunciado ainda neste semestre, o governo brasileiro enviou carta aos Estados Unidos, à França e à Suécia pedindo a extensão das propostas até 31 de dezembro. O Brasil, representado pela Aeronáutica, solicita no texto que os três governos e as empresas concorrentes -a… Read more »

MSG

Pronto, adiamos novamente. Mas essa de crise não “cola” mesmo…

Vader

Vix, agora subiu no telhado de vez…