Aviões C-105 Amazonas da FAB estão parando por falta de peças barradas na Receita Federal

32

Segundo uma fonte, a empresa que faz o CLS (Contrato de Suporte Logístico) do C-295 na FAB (C-105 Amazonas) há 5 anos, está com problemas com a Receita Federal no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Enquanto isso, a frota de C-105 está entrando em colapso e 4 aeronaves estão em AOG. O problema se agrava com a chegada da Rio+20 e a maior cheia do Rio Negro, pois o C-105 é a aeronave que faz a integração do Calha Norte na Amazônia e auxilia as populações ribeirinhas da região.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

O que mais me surpreende é que esse tipo de notícia não me surpreende mais.

Marcos

“Nunão”

O que mais surpreende é que, ainda pode piorar.

Sds

Daglian

Eu não sei nem o que dizer. O descaso com as nossas forças armadas chegaram à este ponto. Só resta rir quando dizem “Brasil potência”.

Vader

Inacreditável. Inacreditável. Inacreditável. Inacreditável… (1000X)

Às vezes eu acho que nosso país não foi descoberto. Foi evacuado…

De fato, só resta rir.

Optimus

Os últimos 3 posts são um retrato tragicômico do que anda a FAB e as forças (des)armadas num geral no Brasil… Uma Força de transporte VIP para bajuladores e pra botar banca de potencia rica pros outros… Uma barganha comercial travestida de concorrência aeronáutica (F-X2) pra quem me dá mais, mas cobrando menos e sendo mais meu “camarada” – qnd aspectos técnico/econômico/logístico deveriam ser os motes da mesma… E por finalizar a bagunça burrocrática desse país consegue ainda atrapalhar e até impedir que os atuais (e parcos) recursos consigam ser utilizados a minimamente a contento… pq certamente nessa ai, alguém… Read more »

mc_jota21

Problemas alfandegários ocorrem em muitos setores de extrema importância em nosso país.
Lembro-me das várias vezes que eu e meus amigos precisavamos de insumos importados em nossas pesquisas (atuávamos na área da biotecnologia em um instituto federal) e estas paravam na alfândega por conta da burocracia.
O Brasil perde muito, em termos de pesquisa, por conta disso.(o que poderia render publicações e posteriores patentes).

Justin Case

Amigos, Esse trânsito de equipamentos, componentes e “spare parts” é ajustado com todos os interessados antes mesmo de ser assinado o contrato de CLS. Como esses aviões já voam há alguns anos, algo deve ter mudado nas regras que regem essa importação/exportação. O processo tem que ser atualizado/ajustado e, eventualmente, isso tem reflexos financeiros. Pelas práticas comerciais, se foi o próprio governo que alterou as regras, ele terá que assumir os ônus financeiros dessa decisão. Mas os processos burocráticos são lentos e não é fácil obter recurso$$$ adicionais para resolver o problema. Ainda assim, é difícil julgar ou criticar se… Read more »

Observador

Senhores, Isto é mais uma amostra de que a Defesa não é prioridade alguma. E digo mais: se fosse para o GTE, para transportar os inúteis e os vadios de sempre, a Receita Federal resolveria rapidinho. Sobre o que o colega Optimus disse a respeito da imagem do Brasil lá fora, eu vinha alertando isto há tempos: mais dia, menos dia, os estrangeiros iam se tocar do engodo do “brasil putênfia”. “Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo”. –… Read more »

Vader

Observador disse:
8 de junho de 2012 às 21:45

A frase de Lincoln não se aplica ao “Bravfil Putênfia”: eles jamais me enganaram. Nem por um milésimo de segundo.

Abraço.

Darkman

Parece piada qdo vc vê uma notícia dessas, falta de comprometimento é enorme a burrocracia nem se fala.
Como pode isso acontecer com Órgãos do próprio GF ???
Não é possível que ninguém esteja interessado em resolver essa situação.

Observador

Caro Vader:

Nem a mim.

E nem o povão que elegeu a turma que hoje manda. O nosso povo nunca engoliu as bobagens ideológicas professadas pela esquerda festiva.

Só votaram neles porque sentiam que migalhas estavam caindo da mesa dos poderosos.

Agora o banquete vai acabar e o povo vai votar no primeiro que aparecer.

O problema é que não existem opções.

Vão trocar as moscas. A m… será a mesma.

Tadeu Mendes

Inacreditavel…

Pelo menos o GTE ( taxi aereo ) funciona bem e sem problemas.
Em outraas palavras: o Brasil ainda vive de aparecencias.

Quando irao acabar com essa cachorrada???

Tadeu Mendes

Manda logo um pelotao da PE la na PF, e retira esse material na marra.

Corsario137

Ineficiência do Ministério da Defesa, incapaz de fazer um telefonema pra Fazenda e resolver isso.

sergiocintra

Tadeu PELO AMOR DE DEUS, a PE da Força Aérea é PA. Mas manda alguém lá pra … Brasília e enquadra 1o.: Ministro da Justiça, Ministro da Fazenda, Ministro da Defesa e o assessor dele, que veio dentro de um C-47 com uma Colt apontada e deletando todos os demais. 2o. Quem fez o contrato de terceirização, onde a prestadora de serviço não pode ter “problemas” fiscais, caso de rescisão e por aí vai. Como sabemos quando há um “crash” são varias as falhas, não uma unica sómente. “Administração é para administradores”, não para porcolíticos e/ou “sindicalistas” que só falam… Read more »

Marcelo Martins

Isso só pode ser uma piada. Não é possível.
Só mesmo nessa república das bananas para acontecer essas coisas. Depois essa ____________ desse governo _________de _________ quer que o Brasil faça parte do Conselho de Segurança da ONU. Só pode ser piada mesmo.

COMENTÁRIO EDITADO

Corsario137

Comentário sendo editado em 3, 2…

FLIGHTER

Observador disse:
8 de junho de 2012 às 23:42
O problema é que não existem opções.
Vão trocar as moscas. E a “Merla”… será a mesma.

É fácil amigo!!!, é só eu, você e outras pessoas que pensam igual a você, ______________, nas próximas eleições, vamos _____________________, com os amigos, colegas e conhecidos, e vamos mandar esta mensagem para estes políticos de “Merla”, não importando de que partido for, saudações.

COMENTÁRIO EDITADO – SENHORES, POR FAVOR, NÃO USEM ESSE ESPAÇO PARA PROPAGANDA POLÍTICA, SEJA DE VOTAR EM ALGUÉM OU DE NÃO VOTAR EM NINGUÉM.

FLIGHTER

Desculpe-me os erros, mas esse assunto me inoja, vamos lá: “pensarem igual a NOS”, “redes SOCIAIS”, “de que partido FOREM”, um abraço a todos…

Nick

Nem tem o que comentar. Um absurdo completo esse assunto. Só nesse país mesmo.

[]’s

Baschera

Hahahaha….. só rindo não é mesmo !! Porque votando não adianta mais….. Parabéns a todos pelos comentários…. pena que aquela catrefa de bajuladores não aparece agora para defender a corja destes caras que se adonaram da República. Não vou além para não incomodar os moderadores…. Como administrador de empresas tenho vergonha de tentar explicar a meu filho coisas como estas….que só acontecem em países onde se perdeu desde a noção do ridículo até a mais pura vergonha na cara. Não estou mentindo a ele quando digo que a burocracia estatal, em todos os níveis, é composta por um bando de… Read more »

aldoghisolfi

Mercadoria considerada estratégica tem passagem livre nas alfândegas…

aldoghisolfi

Se não me falha a memória, mercadoria considerada estratégica tem desembaraço imediato e livre nas alfândegas, além do que, nada impediria que um cargueiro da Força fosse buscar as mercadorias na origem e pousasse em casa, restando apenas a precisão de informar a internação dos produtos adquiridos no exterior.

Blind Man's Bluff

Brasil, um país de tolos.

Corsario137

Off Topic: “Dilma descarta redução da meta fiscal”

Link: http://www.valor.com.br/brasil/2696178/dilma-descarta-reducao-da-meta-fiscal

“…Para estimular o investimento privado, o governo decidiu começar a agir. Vai ampliar e acelerar as compras covernamentais… Serão cerca de R$ 10 bilhões em compras governamentais com margem de preferência nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, de equipamentos médicos-hospitalares, de tecnologia mais complexa para o Ministério da Defesa…”

wallace

Absurdamente inacreditável técnicos da receita barrando equipamento das forças aéreas… Queria ver fazerem isso na época do regime militar, hehe

Só no Brasil mesmo…

Júlio

Na verdade, acredito eu, que este foi um erro administrativo por parte da empresa que faz o CLS. A Receita deve estar questionando que se as peças são para as Forças Armadas a empresa não pode solicitar isenção de impostos, via expressa ou algo do genero que somente pode ser feito diretamente pelo Ministério da Defesa ou órgãos relacionados. E pelo jeito como as peças já entraram no país da forma errada é uma encrenca para resolver, tem o jeito rápido, fácil e caro (pagar os impostos e taxas) e o barato, demorado e correto (mandar de volta e importar… Read more »

wallace

Pagar imposto? Pelo que eu saiba governo não paga imposto para governo, mesmo entre esferas diferentes (por exemplo os prédios do governo federal não pagam IPTU)…

sergiocintra

Julio É por aí. Normalmente os auditores da Receita até ajudam e orientam, o que é necessário: é fazer contato. “SE” a empresa contratada tem outros serviços a serem prestados e entram com o pedido num pacote, é mister a taxação. Mesmo que com o desmembramento, seria o correto a taxação. A unica opção de isenção seria a aquisição das peças via “Orgão governamental” e a contratação dos “serviços de manutenção (MO)”. ” ORA CUMpanheiro BASCHERA : TÔ certo ou TÔ errado? Mas tem que ser observado como está regida a cadeia de logística, elaboração de contratos e por aí… Read more »

Tadeu Mendes

sergiocintra,

Eu sei que a PE pertence ao EB, e que a PA e da FAB. Mas a PE tem mais peso e impoem mais respeito.

A PA nao tem a mesma experiencia que a PE possui, especialmente na area de controle de disturbios.

sergiocintra

Tadeu Não esquenta não! Os objetivos são os mesmos, a doutrina a mesma -além disso são todos do Min.da Defesa. As proporções são diferentes em função da quantidade de tropa e a guarnição dos objetivos. Os “jarrões” de acordo com a instituição que se apresenta e o treinamento para o “controle de disturbios” os mesmos. Prendem o “milico” que tiver que prender e só. Embora a lei recente de “poder de polícia” está mais abrangente para as FA’s, o foco ainda é restrito ao ambiente das FA’s. O resto fica com os Federais, que hoje até operam aviões, drones e… Read more »

Guilherme Poggio

Pessoal

Lembrando a todos que quando um avião chega do exterior, MESMO SENDO DA FAB, ele recebe a visita de uma equipe da PF e da ANVISA.