Desde 21 de maio até 22 de junho, ocorre o exercício multinacional “Red Flag Alaska” e nesta edição estão participando oito caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Alemã, segundo informes publicados no site da Luftwaffe. No total, os alemães mandaram para o exercício 240 membros das forças armadas e mais de 250 toneladas de material.

O deslocamento da primeira esquadrilha de quatro caças começou em 14 de maio, provenientes da ala de caças (Jagdgeschwader) JG74 de Neuburg com destino a Goose Bay, no Canadá, para o que também foi o primeiro voo transatlântico dos Typhoons alemães para participação num exercício Red Flag.

A travessia para essa primeira escala durou seis horas, quando então os caças decolaram para mais oito horas e meia de voo com destino à Base Aérea de Eielson, no Alasca. Ambas as “pernas” da viagem contaram com o apoio para reabastecimento aéreo de um Airbus A-310 MRTT, que no exercício estará em outra base, Elmendorf. No total, foram vencidos 8.000 km num deslocamento com reabastecimento aéreo que não é exatamente algo rotineiro para a Força Aérea Alemã e suas equipes de voo.

O exercício Red Flag Alasca conta com a participação de mais de 80 aeronaves de combate de países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), além de helicópteros e aviões de transporte. A primeira missão real da parte principal do exercício começa em 7 de junho, sendo precedida pelo exercício “Distant Frontier”, para familiarização de todos os contingentes, que também incluem pessoal e equipamentos do Japão e da Polônia, com a vasta área de manobra e as condições locais. Também são realizados, na fase preliminar, todos os testes e procedimentos logísticos em terra para as tarefas dos controladores aéreos avançados.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Alemã (Luftwaffe)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments