T-6, o novo ‘aggressor’ da USAF

    399
    12

    Segundo nota divulgada pela Força Aérea dos EUA (USAF) na semana passada, neste mês começam as operações do treinador turboélice T-6 Texan II na Base Aérea de Nellis (Nevada), cumprindo pela primeira vez o papel de aeronave “aggressor” em treinamentos de pilotos da USAF. As aeronaves são operadas pelo 33º Esquadrão de Caça da Base Aérea de Vance, em Oklahoma, dentro do curso de instrutores de armamentos realizado em Nellis.

    Os alunos torman-se especialistas em empregar as capacidades da USAF em conjunto com outras forças dos EUA e de parceiros de coalizões em situações de conflito ou operações de contingência, servindo como consultores para líderes militares em todos os níveis das Forças Armadas e do Governo dos EUA. A chegada do Texan II ao treinamento visa torná-lo ainda mais abrangente.

    Segundo o tenente coronel Daniel Garoutte, diretor de Operações do 33º Esquadrão de Caças, “o T-6A Texan II é confiável e tem um custo por hora de voo relativamente barato. É difícil para aviões de caça simularem alvos voando baixo e lentamente, então o Texan II preenche essa lacuna.” O campo de provas e de treinamento de Nevada fornece a arena em que os combates simulados do Texan com os alunos da escola de armamentos terá lugar. Entre as ameaças que a Base de Nellis já oferece estão os caças a jato de alto desempenho  F-16C Fighting Falcon e F-15C Eagle do 64º e do 65º Esquadrões Aggressor. Com o acréscimo dos Texan II, o tenente coronel Garoutte disse que os pilotos poderão enfrentar um cenário complexo, lidando de uma só vez com um conjunto de aeronaves voando lentamente e repidamente, o que é um desafio que obriga a se adaptarem.

    Segundo Garoutte, “nós adicionamos uma nova dimensão às tomadas de decisão (dos comandantes de missão), e aumentamos o número de forças oponentes, com uma plataforma de voo baixo e lento.” A participação também dá aos pilotos de Texan II novas esperiências para ampliar sua própria proficiência.

    FONTE / FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)

    VEJA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of