Para definir F-X2 neste ano, Dilma quer que Hollande dê desconto no Rafale

47

Dilma deve definir licitação dos caças ainda neste ano

 

Em nota publicada anteontem na revista Época, o colunista Felipe Patury escreveu que a presidente Dilma Rousseff está disposta a atender ao apelo da Aeronáutica e definir o fornecedor de caças ainda neste ano.

Segundo o colunista a definição depende, em grande parte, de uma nova proposta do presidente da França, François Hollande. O governo brasileiro está incomodado com o fato de a francesa Dassault, fabricante dos caças Rafale, ter oferecido preços à Índia melhores do que os apresentados ao Brasil. Dilma espera que Hollande reveja a proposta e ponha na mesa um desconto.

FONTE: Época   FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

NOTA DO EDITOR: o título da matéria é nosso – o título original da nota está no subtítulo. Mas fica a pergunta: já que o argumento de não definir a escolha antes da eleição francesa para não influenciar a mesma já faz parte do passado, a nova “desculpa” para esperar ainda mais será a postura do novo presidente francês a respeito desse negócio? Em que pese a informação do colunista de que realmente há a disposição de definir o vencedor da disputa neste ano, relembramos o editorial do alto da lista de links a seguir: talvez a lista de desculpas não acabe tão cedo. Continuamos torcendo, contudo, para que o programa F-X2 finalmente chegue a uma definição.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
maxi47

Olha a Boeing em 3,2,1…

Marcos

“… a presidente Dilma Rousseff está disposta a atender ao apelo da Aeronáutica e definir o fornecedor de caças ainda neste ano”. Até parece que ao tomar a decisão a Presidente Dilma estaria fazendo algum favor. — “… a definição depende, em grande parte, de uma nova proposta do presidente da França…” Só depende de uma nova proposta da Dassault e dos outros não? — “O governo brasileiro está incomodado com o fato de a francesa Dassault… ter oferecido preços à Índia melhores do que os apresentados ao Brasil”. Uma grande empresa vai à uma montadora e compra 50 veículos.… Read more »

Marcos

Argumentei!

Mas o atual dono da concessionária me explicou que infelizmente eu ainda não sou um Jack Chan e que, embora ele tenha muita simpatia por mim, não vai poder dar aquele descontão. Argumentou também dizendo: quando você chegar “lá”, a gente te dá um carro novo todo ano, sem custos.

Nick

Sobre a nota, é ridículo querer o mesmo preço de uma venda de 36 contra outra de 126.

Mas o mais importante: Essa nota vai de encontro à que alguns foristas, afirmando que a Dilma já bateu o martelo. Se bateu o martelo, não tem mais o que negociar. Se é Rafale, vai ter ser o ficou definido no último REBAFO, o mesmo para o SH e Gripen. Palhaçada querer um REREREBAFO agora.

[]’s

Marcos

Pode Naval: fora do ar!!!

“502 Bad Gateway”

Marcos

Forte também fora do ar!

Sob ataque?

DrCockroach

Eh dificil acreditar que ela esteja procurando mais um desconto; mais provavel, se a opcao fosse pelo Rafale, eh que o Sarkozy tenha prometido alguma coisa por baixos dos panos (ou abaixo do radar, p/ combinar com o Blog) e agora eh preciso uma confirmacao do Hollande; se for isto, entao este ainda nao sai nada. O Dassault e o Hollande sao inimigos politicos. Mas o Brasil precisa gerar crescimento, empregos, fomentar a industria, sem falar o obvio que o “apagao” na defesa aerea. E o Brasil tem condicoes financeiras excelentes (como nunca na historia deste Pais) de concluir o… Read more »

Giordani RS

Adicione-se mais esta “desculpa”…hehehehe…na buena, essa PeTralhada no poder são ardís jogadores, estão enrolando e enrolando os oficiais da FAB à mais de uma década…e o pior é que sabem e se deixam enrolar!

O FX Ad Eternum perdeu o sentido. As máquinas já estão por ser ultrapassadas tecnologicamente. Que haveria outra desculpa depois das tais eleições francesas todo mundo já sabia e que o próximo motivo para adiar novamente será a eleição americana, todo mundo já sabe!

Corsario137

Notícia plantada. A decisão já foi tomada.

DrCockroach

Prezado Corsario137,

Tb acho que a decisao jah foi tomada, mas nao sei por que nao foi anunciada. O meu palpite eh Gripen. Vc vai de SH?

[]s!

DrCockroach

Um fato curioso; a SAAB assinou um MoU com o BID p/ financiamento de projetos de desenvolvimento sustentavel p/ cidades da AL.

http://www.saabgroup.com/en/About-Saab/Newsroom/Press-releases–News/2012—5/Saab-signs-Memorandum-of-Understanding-with-the-Inter-American-Development-Bank/

A SAAB produz cacas, e o unico vinculo que imagino eh pela conclusao de projetos de offsets (indiretos).

[]s!

Ricardo Cascaldi

Bom, o Rafale além de o mais caro, agora também conta que é o mais atrasadinho ( não dizendo que seja inferior, é apenas a palavra que achei pra descrever)… Silent Hornet jajá sai do forno, quem sabe podemos até pedir tanques conformais e LAD no nosso SH… Seria o nascimento do S.H. H / I já que existem as versões A/B,C/D, E/F ( S.H.), G ( Growler) ? E o Gripen E/F jajá sai do forno, barato, versátil e com o real aprendizado… Se o Rafale levar depois de tudo que já ocorreu e foi falado pelos próprios franceses… Read more »

juarezmartinez

Mas Marcos, você argumentou com o dono da concessionária que você é um emergente cada vez mais rico, que sai mais bonito que a tal “grande empresa” nas capas de revista por aí e que, como se tudo isso não bastasse, ainda tem um acordo de parceria estratégica assinado com o dono anterior da concessionária? Talvez ele responda que a tal da “grande empresa” também tem um acordo, e que compra lá há mais tempo… PS – antes que alguém pense ou diga que a ironia acima é um comportamento “antifrancês” ou alguma besteira do tipo, aviso que isso está… Read more »

wallace

“Segundo o colunista a definição depende, em grande parte, de uma nova proposta do presidente da França, François Hollande”

=> se isso for verdade, a tradução para o português é:

Só não definiu ainda pois o preço do Rafale ainda não está bom, quando baixar se define em favor do Rafale…

Baschera

Bobagem pura…. Dilmandona já bateu a colher !!

Só falta ter “aquilo roxo” para anunciar.

É que estão enrolando este cigarro a muito tempo…… a tanto tempo que só sobrou o papel…. o fumo já foi embora.

Sds.

Nick

Caro Baschera,

Que que falta para anunciar se já está escolhido e talz??? Anuncia em pronto caracas. Quanto mais demorar, mais oportunidade dá à esse tipo de nota.

[]’s

Marcos

DrCockroach (11:27)

“E o Brasil tem condicoes financeiras excelentes (como nunca na historia deste Pais) de concluir o FX-2.”

Segundo o economista Claudio Frischtak, em um Fórum organizado pelo ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, o atual modelo econômico está se esgotando e o país caminha no fio da navalha.

Minha opinião: se bobear viramos uma Grécia.

asbueno

Nick, em ano eleitoral as conveniências afloram.

Baschera recentemente cantou “fumaça branca”, então aguardemos.

Mauricio R.

Ah dna Dilma se incomodou c/ o preço de Le Jaca, na Índia… Borrou a maquiagem??? Reviva o seu passado revolucionário, cometa um atentado contra os interesses franceses!!! Comece encerrando essa ignóbil “parceria estratégica” França-Brasil, que não nos acrescentou nada de útil. Exija a completa nacionalização da fabricação dos helicópteros Eurocopter, no Brasil por exemplo. Ah, não vão atender, mimimi, então compre os caças ou da Boeing ou da Saab. E deixe os franceses falando sozinhos. Mas não tem nada que pedir desconto, menos ainda outra proposta. Não somos uma nação soberana??? Então devemos agir como tal, de acordo c/… Read more »

Eleazar Moura Jr.

Este ano? e toda a imprensa e o próprio Governo, no final do ano passado e início deste não dizia que a decisão seria tomada em maio ou que não passaria de junho? …tenha paciência….espero ver o caça da FAB desde 82, vcs. têm idéia da minha ansiedade? rsrsrs, se quem acompanha nos últimos 10 anos não aguenta mais essa novela quem dirá o que aguarda há 30.

Corsario137

Caríssimo Dr. Cockroach,
SH na cabeça!
Ainda aguardo que está notícia venha antes do segundo semestre.

Sds,

DrCockroach

Prezado Marcos, As dificuldades do Brasil justificam concluir o FX-2, que irah movimentar um pedaco do setor industrial. Especificamente quanto a capacidade financeira do Brasil (nao estou falando do modelo economico que eh, sabidamente, um lagarto) p/ concluir uma compra de alguns bilhoes de dolares, nossas reservas atuais sao de mais de 360 bilhoes de dolares. O Brasil, pela primeira vez, eh um credor liquido internacional. Exatamente 10 anos atras nossas reservas eram de 36 bilhoes de dolares (portanto, atual/10): http://dl.dropbox.com/u/64888485/DemonstrReservas_M.xlsx Acho que 2013 serah um ano ainda pior no mundo, quando a conta do populismo do Obama (e de… Read more »

Corsario137

Dr. Cockroach,

A propósito, eu me remexo muito, muito! 🙂

Abraço.

DrCockroach

Prezado Corsario137,

Se for anunciado o SH ficarei feliz tb; embora nao ache (achismo mesmo) que tenham o melhor pacote no conjunto, acredito que o SH seja o melhor caca dos tres e tb tenha uma proposta muito boa, eh a Boeing.

[]s!

wallace

Que venha qualquer um, menos o Rafale… Que tristesa, decisão política enquanto deveria ser técnica… A dona Dilma está certando em muita coisa (fim das aposentadorias integrais para novos servidores, indignação contra os autos spread-agiotísticos que os bancos nos cobram, sendo os mais lucrativos do mundo, etc…). Espero que não dê pra trás logo nisso…

Corsario137

Caro Marcos, Complementando o que o Dr. Cockroach escreveu… Acredito que, “o atual modelo econômico que está se esgotando” ao qual a economista se refere é o do crescimento sustentado pelo consumo e não pelo investimento. Realmente não é algo que um país deva almejar porém é altamente improvável (porque em economia nada é impossível) que o Brasil venha a passar por uma crise econômica de maiores proporções nos próximos anos, muito menos ser a próxima Grécia. Os motivos são simples: – Vivemos em um perigoso pleno emprego, mas que por um lado mantém o consumo das famílias (dentro de… Read more »

Guilherme Poggio

Mais um lixo de reportagem.

Não há como comparar a concorrência MMRCA com o FX-2. Os indianos vão comprar 126 caças e nós somente 36. Offset indiano é de 50% e nos exigimos 100%.

Além disso, já que se falou em “nova proposta”, por que não oferecer essa oportunidade para todos os concorrentes? O Brasil só teria a ganhar com isso.

Black Hawk

OHHH MEU DEUS!!! quer dizer que nossa presidenta esta chateada com o valor que os indianos pagarao por 126 unidades do rafale,enquanto nos q talvez compraremos apenas 36 pagaremos um vamos unitario maior… [modo ironico on] que malditos esses francesses!! fazer nos brasil “putenfia” pagar um valor unitario de miseros 36 caças maior que a india pagara com suas 126 unidades!! [mode ironico off] sera que a Dilma como e formada em economia nao sabe que produçao em larga escala economiza custos de produçao,acarretando em menor valor unitario? que produzir 126 aeronaves terao o valor unitario menor que apenas 36?… Read more »

paulsnows

Só seria justificável tantas palavras escritas se a notícia fosse garantida.
Neste caso, só se o Patury for vidente. E outra, é a Época!
Melhor não escrever mais nada.

Tanto “wishful thinking”…;-)

Baschera

Nick disse: 18 de maio de 2012 às 13:12 “Caro Baschera, Que que falta para anunciar se já está escolhido e talz??? Anuncia em pronto caracas. Quanto mais demorar, mais oportunidade dá à esse tipo de nota. ” Bom….. se trata do seguinte: Que desculpa dar para determinado grupo empresarial que financiou sua campanha, de que vc vai escolher outro vetor ?? Também dizem (claro…eu duvido, pois no Brasil….políticos tendem a ser honestos….rssss) que tal grupo empresarial “adiantou” certa quantia do “futuro” contrato para, digamos, uma aposentadoria melhorzinha a certos personagens da república…. Quando tal desculpa for “inventada”…. aí anunciam.… Read more »

geobosco

Lá vamos de novo com as desculpas para não definir o longo caso FX-2: eleições francesas, derrota de Sarkosy….. Fala sério, ninguém quer definir nada sobre esse caso.

cristiano.gr

Depois da desculpa da eleição franceza e da possível desculpa da eleição americana pode vir a desculpa da sucessão do trono suéco. Eita! Já comecei a ficar preocupado com o FX-2, o Brasil já PERDEU muito do poder aquisitivo que tinha em 2009 enquanto tentava mais uns descontinhos com o Sarkozy, pois naquela época o Dólar estava por volta de R$ 1,71 e a gora a moeda já está em R$ 2,00. Essa diferença de R$ 0,29 no câmbio da um valor muito grande a ser pago a mais por nós por cada avião. O poder de compra que teriam… Read more »

cristiano.gr

Pessoal, pode até ser que esse ano não saia nada do FX-2, mas o governo já tem existe a pretenção de um novo avião presidencial de altíssimo luxo. Um único avião de 400 milhões de Reais, com todo o luxo para a presidente e sua comitiva. Pesquisem. Caberia muito bem uma matéria dos editores do blog sobre o assunto.

alphasr71a

Cristiano.gr, os caças vão ser comprados com reservas em dólar, não faz diferença. (Corrijam-me se eu estiver falando asneiras rsrs)

Baschera

Sobre as ditas “reservas internacionais” : As reservas em moedas estrangeiras ou divísas conversíveis (sim pois não é somente moeda norte americana) e que são compostas majoritariamente por títulos do tesouro de outros países de primeira linha e também de títulos de entidades como o FMI, BIS etc… além de reservas em ouro, DES, etc… conjuntamente chamados de “ativos”. Portanto elas não ficam “estocadas ” fisicamente, na forma de numerário e, segundo o próprio BC, parte das reservas internacionais tem a administração terceirizada por seis instituições estrangeiras. O Governo não pode dispor a seu bel prazer das reservas internacionais do… Read more »

Nick

Caro Baschera,

Pode ser por ae mesmo…. Não consigo imaginar outro motivo .

Mas será que PODE sair ainda nesse semestre? Não acredito que saia depois de Junho.

[]’s

DrCockroach

Prezado Corsario137,

Apenas posso concordar com seus comentarios. A proposito, ontem, o Mansueto publicou uma materia comparando a nossa baixa taxa de poupanca ( % do PIB) com paises como China, Chile e Coreia do Sul.

http://mansueto.wordpress.com/2012/05/18/consumo-poupanca-e-crescimento/

[]s!

DrCockroach

Prezado Baschera, Vc Assume que todas as transacoes internacionais acabam em divida, nao monetizacao e, me parece, que sejam investidores internacionais, nao exportadores. Como jah escrevi outra vez, se um exportador brasileiro vende por dolares seu produto, ele somente recebe reais do BC; a partir dai, nao existe absolutamente nenhuma obrigacao do BC em, futuramente, reconverter os reais dele em dolares. As reservas do BC nao sao, neste caso, dividas. Tem obrigacao com os investidores internacionais, por exemplo. O Brasil, na metodologia atual, eh um credor externo liquido. http://dl.dropbox.com/u/64888485/divida%20externa%20liquida.xlsx Por quanto tempo serah assim, nao sei, mas posso dizer que… Read more »

Carcará 01

Gente…. gente….

É so cortina de fumaça essa “reportagem”. Como o Corsario e o Mr. Cucaracha falaram, prego batido, fumaça branca. A decisão ja foi tomada.

Sério, numa boa: a quanto tempo que vcs não veem ou ouvem falar de acfts da FFAA americanas em solo “brasilis” fazendo demonstrações?? vcs acham que isso é o que, coincidencia? Politica de boa vizinhança??

Anotem: dentro em breve, sairá o contrato. E graças a Deus não será com os franceses…

Yluss

Eu até “loggei” pra comentar após o que o Carcará 01 comentou: Carcará 01, assumo que você é bom de Reconhecimento, afinal seu esquadrão é bom nisso. Sendo assim, só me resta acreditar que você, o Corsário e outros estejam sabendo o que estão falando. Meu coração não agüenta mais de ansiedade pra fecharmos esse contrato com a Boeing, num recomeço com os EUA, recomeço que tem tudo pra redefinir o papel de nosso povo e país na comunidade mundial. Juarez, confirma isso logo com suas fontes, homem! Vida nova à Caça na FAB! Na boa, tô quase enfartando de… Read more »

Justin Case

Amigos, boa tarde.

Entrevista com o Sr. José Maurício Bustani, Embaixador brasileiro na França, publicada hoje em O Globo:

http://oglobo.globo.com/mundo/estamos-no-melhor-dos-mundos-em-relacao-ao-que-esta-ocorrendo-4940940

Vale a pena ler.

Abraços,

Justin

Mauricio R.

Tem certeza de que esse embaixador, é o brasileiro???
O cara só fala asneira!!!
Mais parece um diplomata francês, ou alguém do “sales departement” da Dassault.
O que realmante nos interessa, o fim aos subisídios agrícolas, nem pensar, não vão mexer em nada.
Qnto ao F-X 2, repete as mesmas abobrinhas dos executivos da Dassault, tenha dó, esse cara sabe ao menos p/ quem ele trabalha???

DrCockroach

Prezado Mauricio R.,

Eh realmente constrangedor ver um embaixador brasileiro se comportar quase como um garoto de recados da Dassault. Soh faltou ele chamar o Gripen de aviao de papel.

Lamentavel!

[]s!

Corsario137

Caríssimos,

A especialidade do Bustani é organizar encontros entre governadores e donos de construtoras em Paris, não aviação. Ele defende o Rafale porque este tem asa em delta e tudo que tem a ver com Delta é muito bom pra ele.

Vocês também pegam no pé de todo mundo hein 😉

Sds,

Grifo

Senhores, o embaixador Bustani foi demitido de forma inédita da direção da OPAQ por falar besteira demais. Pelo jeito este traço da personalidade dele continua.

Vader

Pra mim essa notícia é outra daquelas plantadas por um certo assessor do Min Def…