No dia 15 de maio de 1984 voava na Itália o primeiro protótipo do jato ítalo-brasileiro Aeritalia-Aermacchi-Embraer AMX, pilotado por Manlio Quarantelli. No dia 1º de junho,  Quarantelli faleceria na queda do quinto voo do mesmo avião, cujas cores são reproduzidas na foto do monumento feito em homenagem ao piloto.

Depois disso, foram construídos mais 6 protótipos e o programa de ensaios em voo transcorreu sem maiores percalços.

O AMX não foi sucesso em matéria de exportação, mas teve desempenho elogiado na Guerra do Kosovo, no Afeganistão e na Líbia. No Brasil, o avião está sendo modernizado para voar pelo menos mais 15 anos. Na Itália, o AMX também foi modernizado, mas vai ser substituído pelo F-35.

Parabéns AMX!

RELEMBRE A HISTÓRIA DO AMX:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Vão substituir pelo F-35, mas já falam em um avião similar em termos de custo operacional, quesito no qual o AMX é imbatível.

Pergunta-se: o Aermachi 346 daria conta do recado em substituir o AMX?

HRotor

Parabéns ao Poder Aéreo pela consideração com o A-1!
Excelentes os artigos disponibilizados nos links!
Maldito por muitos, que insinuam ser o “avião mais poderoso do mundo, por ter, sozinho, acabado com uma força aérea inteira…!”
É, na verdade, o ponto de inflexão do Brasil no desenvolvimento e produção de jatos de alta performance.
Já a política governamental “deste País” em relação à P&D e Defesa, é outra história…

Ricardo Cascaldi

Revista Forças de Defesa Especial: AMX

Citando o projeto, história, conflitos, diferenças entre os italianos e os nossos, armas que pode levar e muito mais…

O que dizem editores?