Max Thunder 2012: a ‘mãe de todos os exercícios’ na Coreia do Sul

0

A Coreia do Sul e os EUA lançaram nesta segunda-feira um exercício aéreo de grandes proporções para conter as provocações da Coreia do Norte e durante um crescimento de tensões na fronteira dos dois países.

O exercício anual, chamado “Max Thunder” acontecerá até 18 de maio e envolverá 60 aviões, incluindo caças, reabastecedores KC-135 e AWACS, informou a Forças Aérea da Coreia do Sul.

Os aliados demonstrarão o estado de prontidão e a capacidade de combate conjunta em situações de conflito, sendo que os pilotos treinarão “ataques de precisão em uma eventual provocação do inimigo”.

“Este é o maior exercício Max Thunder desde 2008,” informou um representante da Força Aérea.

Pyongyang se opôs veementemente ao exercício como de hábito, mas não respondeu fisicamente ao mesmo. Seoul e Washington informaram que ele (o exercício) é defensivo por natureza.

O Norte ameaçou com uma “guerra sagrada” contra o Sul em retaliação aos insultos recebidos durante as comemorações do centenário do nascimento do líder Kim Il-Sung em abril passado.

Na semana passada o líder Kim Jong-Un realizou inspeção em uma unidade de combate da Força Aérea, a última de uma série de visitas militares desde que ele tomou o poder após a morte do pai em dezembro.

A Coreia do Sul e os EUA ameaçaram com uma dura resposta a qualquer provocação pelo Norte. Cerca de 28500 soldados americanos estão baseados na Coreia.

O Sul acusa o Norte de torpedear um navio nas águas no Mar Amarelo em março de 2010 com a perda de 46 vidas. O Norte nega o ataque, mas bombardeou uma pequena ilha da Coreia do Sul em novembro daquele ano, matando quatro pessoas.

FONTE: Yahoo Notícias

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments