Quando alguém pergunta qual é o avião mais bonito de todos os tempos, surge naturalmente uma variedade enorme de respostas e sempre a inevitável “gosto não se discute”.
Muitos preferem eleger aeronaves baseando-se em atributos particulares de cada uma.

A velocidade é mais bem expressa por um F-104, a robustez por um Thunderbolt ou um Hercules, a elegância por um Spitfire, Mosquito ou o nobre Concorde, a agressividade pelo Jaguar, a suavidade de linhas pelo Zero, a força e o poder pelo Tomcat ou Su-27 e até a agilidade por um F-16 ou pelo Fiat CR-42.

Entretanto, se a aparência de um SR-71 transmite uma beleza sinistra, esse avião de aparência ameaçadora, acaba por dever os outros atributos citados.
A aeronave de aparência perfeita teria que reunir as várias qualidades da beleza de outras aeronaves.

Grandes homens na história já estudaram o que é esse “bem fabricado” que é o belo, Aristóteles, Platão, São Tomás de Aquino, etc. Eles dão à beleza certas características que ajudam ao homem admirar realmente o que é belo. Alguns dos atributos da beleza são a ordem, a proporção e a perfeição. E claro, essa noção de beleza só pode ser percebida pela inteligência.

Essas grandes mentes do passado, se pudessem escolher o mais belo avião já construído, com certeza escolheriam o North American P-51 Mustang.
Nós, quando aplicamos esses atributos à matéria, uma obra de arte ou mesmo uma máquina, temos uma melhor compreensão do porque esse avião atrai tanto os olhares. Comecemos então pela perfeição.

A perfeição das coisas como uma obra de arte, pode-se perceber pela evidência. Essa obra de arte do Mustang, essa beleza do Mustang, é aceita pela mente humana de imediato, ao primeiro olhar e é universalmente aceita por qualquer observador, sem a menor crítica ou ressalva, do leigo que nunca viu, do entusiasta detalhista ao menino que sobe aos telhados quando passa rasante esse corcel de alumínio e grita “P-51 Cadillac of the sky!”. Essa perfeição é também notada quando observamos as linhas desse caça em todos os ângulos, de cima, de baixo, em ângulo por trás, quando em voo ou pousado. É impossível ver em seu desenho algo que seja “imperfeito”, isso não é fácil de notar em outros aviões, por exemplo, se um F-15 é belo visto de frente e por cima, tem-se certo desprazer quando o vemos de baixo, um pouco atrás, talvez por uma “imperfeição” no conjunto fuselagem-motor, se um F-100 Super Sabre agrada com suas asas flechadas, sua tomada de ar pode passar a impressão de uma boca nem um pouco atrativa.

A proporção. Quando se compara a fuselagem e a asa do Mustang, nota-se a relação de proporção. Nem asa nem fuselagem são grandes demais, nem pequenas demais. O Focke-Wulf Ta-152 é bonito, mas não é belo, suas asas são grandes demais. O Super Mystère é admirável, mas não proporcional à forma, seus estabilizadores são diminutos se comparados às asas. E quando estudamos a proporção das asas do P-51 e as comparamos com seus estabilizadores e sua deriva, vemos uma relação próxima de ponta a ponta, suas ponteiras de asas parecem ser idênticas às do estabilizador vertical e horizontal.

A ordem. O que dizer sobre esse atributo? Poderia ser a disposição das coisas. Mas ficaria melhor falarmos do arranjo desse equipamento que foi criado não para agradar aos olhos, mas para derrubar outros aviões. Mas Edgar Schmued parecia conhecer bem as qualidades desse bem que é a beleza. O engenheiro chefe mandou que seu arranjo ficasse de tal maneira racional e lógico que inevitavelmente ficaria em ordem.

É fácil de ver essa ordem no Mustang quando se compreende a sequencia de suas tomadas de ar, distribuídas longitudinalmente. Primeiro, logo após o spinner da hélice, vem o que traz vida ao Rolls-Royce Merlin, o ar puro das altitudes, ar que não se perde na fuselagem, pois é rapidamente tragado por essa pequena boca, canalizado,comprimido e misturado com o alimento das máquinas, a gasolina.

Seguindo essa sequência ordenada, vem a charmosa entrada de ar do radiador, abaixo do meio da fuselagem, vem na ordem de prioridades necessárias ao bom funcionamento do motor, na sequencia desse ordenamento, nada sobra, nada falta. Sua fuselagem está perfeitamente ordenada visando-se o melhor desempenho do motor e claro, do piloto, esse protegido pela mais bela capota de acrílico feita por mãos humanas. Observando-se as tomadas de ar dos primeiros Spitfire, podemos ver certo desalinho na disposição de seus radiadores, vemos certo desarranjo no Bf-109 com sua entrada de ar do compressor ocupando somente um dos lados.

Enfim, o P-51 consegue reunir em seu desenho as características da beleza, ele é ordenado, proporcional e perfeito.
Seria desnecessário ter que reunir algumas das milhares de fotos desse belo avião, basta uma, em preto e branco, original, bonita e simples. E é na simplicidade das coisas que encontramos a beleza.
Sem dúvida, é a própria beleza que elege o P-51 o mais belo avião de todos os tempos.

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Clésio Luiz

… depois do F-14Tomcat.

Nick

Curiosamente ontem estava assistindo “Red Tails” 🙂

Quem gosta de combates aéreos deve ver, apesar que tem manobras ali que só na computação gráfica mesmo.

Eu classificaria os aviões mais bonitos por época ou geração. Não dá para comparar as linhas do P-51 por exemplo, com um F-16 Viper.

Então naquela época, eu elegeria o F-4U Corsair como o caça mais bonito da época, com o Spitfire em 2º.

Posteriormente, na era dos jatos, colocaria o F-14 em 1º, F-16 Viper em 2º(sem os tanques conformais e a espinha dorsal), e o F-22A Raptor .

[]’s

Ozawa

E esse foi um dos mais belos textos sobre «o mais belo avião de todos os tempos» que já li !

Agora…, o Tomcat é o Tomcat…

Marcos

O Mustang canopy bolha de fato é belo. Já a primeira geração…

Com permiso: aproveito para enviar o vídeo abaixo, em HD e slow motion, do P-51, com uma música de fundo belissima, onde dá para ouvir o som do motor e da aeronave cortando o ar.

http://www.youtube.com/watch?v=xITLBRkOd2k

Daglian

Belíssimo avião realmente. O mais bonito turbohélice.

Porém, às vezes me sinto alienígena. Só pra mim o F22 é o caça a jato mais bonito? rsrsrsrsrs

Clésio Luiz

Apesar do meu avião favorito da 2ª Guerra ser o Me-109, eu dou o braço a torcer: o P-51D é o mais bonito mesmo, até na frente do Spitfire. Já falando em beleza de aeronaves de um modo geral, tem casos que você até sabe que são feios, mas por serem destacados em suas categorias, acaba a feiura se transformando em um tremendo respeito por suas linhas. Então para mim, os “feios bonitos” incluem: – F-4 Phantom: Ele é todo torto, com asas para cima, estabilizadores para baixo, uma deriva baixa, um nariz que hora é grande demais (F-4B) hora… Read more »

Ozawa

Bem…, nessa lista dos «feios-bonitos», com todo respeito às opiniões contrárias, incluiria toda a família Hornet… Especialmente às versões monoplaces. E olha que sua versão «Super» é a minha preferida pro FX 2…

Corsario137

F-14 Tom Cat 😉
É a geração Top Gun minha gente.

Carcará 01

Quando estive em Oshkosh em 2010 a recepçao foi dada justamente por um P-51D passando razante sobre o onibus em que estavamos… Depois, tive o prazer de ver varias dessas maquinas bem de perto, tocá-las, entrar num deles, e principalmente ouvir o ronco-silvo do motor Allison, algo que ninguem jamais esquece. Amigos, lhes digo: pra quem viu VOANDO B-17, B-25, T-6, Corsair, Mig, IL, Fury, P-38 Lightning, ZERO (sim, o unico original do mundo voando), P-40, F-15, F-4, F-16, F-18, por ai vai, posso afirmar com certeza absoluta: O P-51D É A AERONAVE MILITAR MAIS LINDA JAMAIS FABRICADA!! ps:. agora,… Read more »

Clésio Luiz

Carcará me desculpe, mas o posto de airliner mais bonito vai para o Concorde:

http://www.youtube.com/watch?v=4LLJxQExLBM

E ninguém tasca 🙂

Corsario137

Carcará,
Tô contigo e não abro. 707 é o que há.
O Concorde parecia uma garça geneticamente modificada.

Ozawa

Já que a lista passou pro mais belo «airline»… Não tem pra ninguém… Boeing 747 !!!!!!! O Tomcat da aviação comercial !!!!!!!

Marcos

Clésio:

No vídeo que postei acima dá para ouvir bem o ronco do motor.

Mauricio R.

“O Super Mystère é admirável, mas não proporcional à forma, seus estabilizadores são diminutos se comparados às asas.”

Nisso o Hawker Hunter é superior, a maioria das tranqueiras francesas.
E antes que alguém cite seus freios aerodinâmicos, pelo menos ele não é torto como o “Tomcat” ou torcido como o ‘Hind”.

Clésio Luiz

O Hunter é tão desproporcional quanto o Mystère na relação de tamanho asas/empenagem. Sem falar que depois colocaram duas próteses de silicone no coitado…

Invincible

Cadilac do Céu!!!

Esse avião é a expressão máxima da beleza em voo…

Avião é como mulher… cada um tem a sua preferência…

O mustang é um puro sangue. É uma avião de linhas especiais. Ele tem uma categoria única e so dele.

O Mustang é mais que um avião é uma paixão!

Nick

Caro Clésio,

Concordo com o F-4, F4U, Lightning, mas o Hind sem chances! 🙂

E se for para colocar uma aeronave que merece um destaque entre os feio-bonitos, sem dúvidas é o A-10 Warthog . ehhehehe

[]’s

Clésio Luiz

Quando eu comecei a gostar de aviação militar, no começo da década e noventa, eu achava muitos caças feios. Entre eles o Phantom e… o Flanker. Achava mesmo. O Tomcat bonito e o Flanker uma coisa horrorosa. Mas com o tempo, fui aprendendo a apreciar suas linhas e curiosamente sempre achei o Fulcrum mais atraente que ele. Se eu fosse usar o texto do Roberto num caça a jato, com certeza seria o F-16. Entre os caças modernos, ele com certeza é o que tem as melhores proporções. Tudo nele parece muito bem definido e bem encaixado, quase como se… Read more »

Clésio Luiz

Nick, é que no caso do Hind, é o charme da brutalidade. É como os americanos dizem, ele “mean business”. É um visual sem fru-frus, o negócio dele é guerra, “Fazer as mulheres dos meus inimigos chorarem” (frase do filme Conan). Eu admiro isso numa aeronave, quando seus projetistas se preocuparam em cumprir requerimentos, não bonitesas. O Apache é assim também. O Mi-28, outro exemplo de “cara de mau”.

Se for para dizer qual é o helicóptero mais bonito, para mim é o Bel 206 Jet Ranger, com o Bell 222 bem próximo.

alan bernini

Concordo com o Nick, é muito difícil eleger o mais bonito de “todos os tempos”, fica mais fácil separar por época ou geração… O jato que despertou meu interesse pela aviação militar foi o Mirage III e nessa época eu só me interessava pelos jatos modernos, mas à medida que busca mais informações sobre essas aeronaves e encontrava mais ainda sobre seus predecessores, acabei fascinado por vários modelos de várias épocas: O chamativo Fokker Dr.1 da primeira guerra, o Mustang e o Spitfire da segunda e por aí vai… Agora sem querer ofender quem gosta, o avião que nunca me… Read more »

HRotor

Roberto F Santana, que beleza de texto! Escrito com Alma de Aviador!
Quanto aos comentários, é certo que gosto não se discute…
Mas o mais interessante foi a “ousadia” do Clésio Luiz, incluindo helicópteros na lista dos “bonitos”, mesmo que “feios bonitos”…
Não posso deixar de lembrá-lo de um helicóptero realmente bonito e imponente, sem ser tosco ou malvado: Sikorsky S-92!

asbueno

Bombardeiros: XB-70 Valkirye e Avro Vulcan;

Caças à pistão: P-51 Mustang e Supermarine Spitfire

Caças a jato: Me-262, F-16, F-15

Transporte turbo-hélice / civil: EMB-120

Transporte à jato / civil: ERJ 135/140/145, Concorde, B-727-200

Cada categoria certamente teria uma dezena de aeronaves merecedoras do título. Ou mais!

ricardo_recife

Meus escolhidos:

A pistão: Spitfire Mk. XIV e B-17 Flying Fortress

Bombardeiros: XB-70 Valkirye e B-2 Spirit

Caças a jato: Saab 35 Drakken, F-14 Tomcat e F-16

Dos feitos e eficientes: A-10 Thunderbolt II e o Ilyushin Il Sturmovik

Abs,

Ricardo

ricardo_recife

Se fosse escolher apenas um, sem sombra de duvidas: SR-71 Blackbird.

Abs,

Ricardo

Clésio Luiz

Falando em helis, na Europa tem o AW109 e o AS350, são muito atraentes visualmente.

Já entre os russos, fica difícil apontar um baseado em beleza.

asbueno

SR-71 Blackbird,esquecimento imperdoável.

Control

Senhores

Inegavelmente o Mustang é um caso a parte, porém os Spitfire IX e Mosquitos são também lindos.
Quanto aos caças a jatos o F86 e o F16 (sem as excrecências inseridas nas últimas versões) são muito bonitos pelas boas proporções, o mesmo acontecendo com os Vulcan.
Quanto aos airliner lembrem-se do Constelation e quanto a pureza de linhas o Concorde.

Sds

PS.: O Mustang D era equipado com o motor Packard Merlin, um V12 a pistão.

Observador

Já ouviram falar da Proporção Áurea (ou número de Deus)? É uma constante algébrica (como o número pi), presente em toda a natureza: desde a proporção de conchas, ao corpo humano (em uma mulher bonita, esta proporção aparece várias vezes). Esta constante foi usada em obras de arte como nas pinturas “Homem Vitruviano” e “Monalisa”, na arquitetura, como por exemplo o Parthenon e é sempre usada por designers. Como a proporção áurea está na natureza, o ser humano (inconscientemente ou não) a utiliza para encontrar a harmonia em qualquer objeto. E me parece que a constante áurea está presente até… Read more »

Grifo

Caro Roberto F Santana, mais um belo texto de sua autoria.

Por mim o mais bonito é o F-22 Raptor. E o mais feio o avô dele, o F-117 Nighthawk.

Vader

Da era do pistão o mais belo caça foi este aqui, nesta configuração:

comment image

Quando colocaram o canopy bolha ficou feio.

Vader

Agora, a mais bela aeronave de todos os tempos é esta aqui:

comment image

Vader

Apresento-lhes o que para mim é a mais feia aeronave de todos os tempos:

comment image

Giordani RS

Não tem como chegar a um consenso em se tratando da beleza dos aviões…cada um é belo a sua maneira.
Eu fico com o meu Sopwith Camel, com o FW-190 e o mais belo dos belos da Era do jacto: J-35 Drakken.

Mas uma coisa temos de concordar; Não podiam ter escolhido um nome melhor do que Mustang para o P-51…o cadillac do céu!

wallace

Meu caça preferido sempre foi o P-47 Thunderbolt…

E apesar de ninguém ter falado, acho o Super Tucano bem bonito
comment image

Hamadjr

Prefiro o Focke-Wulf Ta 154

Lyw

Na minha opinião nenhuma aeronave é mais bela que o T-27 Tucano, suas linhas (na minha visão) são mais agradáveis que quaisquer aeronaves anteriores ou posteriores a esta, é um misto de suavidade, e ao mesmo tempo agressividade com aquelas grandes asas, a aeronave simplesmente parece “nadar no ar”…

Marcos

Caças (por geração)
FW 190
ME-262
F-86
F-104
F-16
Su-50

Ivan

Como entusiasta, vejo os Mustang P-51, Sabre F-86 e Fighter Falcon F-16 como aeronaves que representam o conceito de caça mais puro (e bonito) que a US Air Force já usou.

Penso que, por algum tempo, esta linhagem ficará sem sucessor.

Sds,
Ivan.

Giordani RS

Uma nave da Era do jacto que é agradável ao olhos e possui linhas suaves é o F-11 Tiger…um outro F-20, ou seja, um outro injustiçado…

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Clésio Luiz

@Observador

Muito bom o seu texto, eu não conhecia esse conceito.

@Vader

Eu também prefiro o hazorback ao P-47 “bolha”.

@Lyw

Entre os treinadores, o EMB-312 realmente possui as melhores linhas. Ele emparelha com o P-51D em proporção de linhas. E muitíssimo mais bonito que aqueles trecos da Pilatus…

ivanildotavares

F-5E Tiger II. Corpinho Coca-Cola.

Abraços
GUPPY

Nautilus

“Daglian disse:
6 de maio de 2012 às 11:42
Belíssimo avião realmente. O mais bonito turbohélice.

Porém, às vezes me sinto alienígena. Só pra mim o F22 é o caça a jato mais bonito? rsrsrsrsrs”

Daglian, o P-51 não era turboélice. O motro dele era a pistão. Um Packard Merlin. Turboélice somente em aviões modernos, como o Tucano e o Super Tucano, o Electra II também era turboélice, assim como o Hercules C-130 e outros aviões a hélice modernos. Nenhum turboélice voou na Segunda Guerra. Somente no inicio da década de 50 que o turboélice se popularizou.

Manuel Victor

Apesar de ter lidado com um avião muito bonito. o T38 Talon. Para mim o mais bonito avião de sempre é Lockheed Constallation “Connie”