Japão põe caças em alerta após voo de aviões russos

 
O Japão colocou caças em alerta nesta quinta-feira, 9, depois que cinco aviões militares da Rússia se aproximaram do seu território, informou o Ministério da Defesa japonês. Segundo fonte da defesa citada pela agência Kyodo Tsushin, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95, uma aeronave com alerta aéreo A-50 e dos aviões de ataque e reconhecimento Sukhoi sobrevoaram as águas próximas à costa norte das ilhas de Hokkaido e Honshu, do lado do Pacífico, e o mar do Japão. O departamento militar do Japão qualificou essa aproximação como um caso sem precedentes.

O porta-voz da Força Aérea Russa (FAR), o coronel Vladimir Drik, afirmou que todos os voos foram realizados sem violação das fronteiras de outros Estados, em acordo com as normas internacionais que regulamentam o uso do espaço aéreo sobre as águas neutras.

Drik também comentou que os bombardeiros estratégicos Tu-95 MS cumpriram com êxito nesta quinta-feira, 8, uma missão planificada de patrulhamento aéreo e que a trajetória de voo atravessou as águas neutras do Pacífico ao norte do Japão. “Missões deste tipo contribuem para aumentar o nível de relacionamento entre os pilotos, principalmente os jovens”, explicou.

FONTE: Diário da Rússia

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

“…que todos os voos foram realizados sem violação das fronteiras de outros Estados, em acordo com as normas internacionais que regulamentam o uso do espaço aéreo sobre as águas neutras.”

É só fazer o mesmo e ver como eles tb não gostam.

Observador

A Rússia, o Japão, como qualquer outro país vão estrilar pela presença de aviões militares de outros países nas proximidades de suas águas jurisdicionais…

…MENOS o Brasil governado pelo PT, que fez vista grossa ao passeio dos TU-160 russos, que voaram da Venezuela até a latitude do extremo sul do Brasil e voltaram à Venezuela, sem um pio do (Des) Governo Brasileiro.

Se fossem os B-1 americanos, será que o silêncio seria assim tão eloquente?

asbueno

Observador

Seria interessante, para efeito de propaganda, que tivessem interceptado e fotografado. Mas há interesse? Provavelmente não. Pena. Teríamos fotos fresquinhas dos aviões.

uitinaxavier

Bom a Russia tá fazendo que pode dentro da lei o Japão deve tá querendo fazer só uma media com o publico interno que quer cada vez mais que o Nippon saia das asas despenadas do tio Sam que querem novamente terem uma forte forças armadas e serem soberanos novamente.

Giordani RS

A Rússia gostou de novamente sentir o gostinho do Poder Soviético…

É bonito esse avião!

Clésio Luiz

Observador, os EUA já tiveram seus voos “de treinamento” por aqui, pelos menos com alguma versão do P-3 Orion, pelo que eu sei. E a reação do Governo Brasileiro foi a mesma com relação aos russos, ou seja, deixa pra lá. Qualquer movimento mais agressivo que o Brasil fizer com relação à alguma potência não resultará em nada, e pode até gerar retaliação econômica, coisa que o governo não quer. No dia que formos independentes econômica e militarmente dos outros países poderemos falar grosso. Mas enquanto o governo tratar de defesa como assunto de 5ª importância, não temos moral para… Read more »

Vader

P-3 Orion não é um bombardeiro estratégico supersônico.

Não tenho dúvidas que se fosse um B-1 a PeTralhada já teria gritado suas paranóias do gênero “4a frota”.

Mas como é antiamericano, em visita ao cumpanheiro Chavez…

Marcos

“No dia que formos independentes econômica e militarmente dos outros…”

(rs)

Observador

Cheguei tarde. O Vader já estabeleceu a comparação. Uma coisa é um avião de guerra anti-submarina e guerra eletrônica. Outra beeem diferente é um avião que pode vir armado com bombas nucleares, e que ficou a uma hora de voo das principais capitais do país. Se a FAB fosse acionada (e tivesse aviões para a interceptação), aconteceria o que acontece com outros países: o TU-160 seria acompanhado por todo o seu passeio e depois iria embora. Mesmo que isto causasse uma retaliação russa, quem os apoiaria? O Japão? O Canadá? Os EUA? Países que tem o mesmo problema com a… Read more »

Leonardo

O Brasil não interceptou porque nossa força aérea tem pernas curtas é isso, ainda mais na região amazônica.

asbueno

Ao pessoal do Facebook: Halisson Murilo: ele não se borram de medo, não. São é prudentes. O Japão é um país bem armado: F4 (apesar da idade – algumém sabe se eles uitilzam AIM 120? ), F 15 e F 2 (uma versão local do F 16). A Rússia, resultante da cisão do império soviético pode não ter ações expansionistas. Mas tenha certeza de que desejo tem. E a Rússia é a própria URSS um pouco desdentada. Buscando num canto da memória é possível citar a abocanhada que ela deu no pós-guerra (WWII), intervenção na Tchecoslováquia, invasão do Afeganistão… Os… Read more »

asbueno

Meu segundo parágrafo é direcionado ao Raul Cotrim de Mattos.

Observador

Caro Nelson Lima (Facebook):

Os jaguares em alerta estão lotados aonde? Em Brasília?

Pois é. Se fala tanto em defesa da Amazônia Azul e não temos um caça lotado no litoral para tal trabalho. O F-5 tem perna curta e é lento. Não acompanharia um TU-160.

E, de mais a mais, mesmo que a FAB tivesse um avião capaz para a tarefa, ele nunca seria acionado contra nações para quem o GF petista nutre especial simpatia.

É difícil não ser fracassomaníaco com um quadro destes.