Exercício bilateral ‘Gulf’ 2012 em Abu Dhabi, entre França e Emirados

4

Segundo informes da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e do Ministéiro da Defesa da França, está ocorrendo em Abu Dhabi a edição 2012 do exercício bilateral “Gulf”, organizado em conjunto pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a França. Esta edição do exercício, que ocorre a cada quatro anos, foi iniciada em 15 de abril e deverá prosseguir até 3 de maio. Essas operações se enquadram nas relações privilegiadas de cooperação de defesa existentes entre os dois países.

Participam mais de 1800 militres franceses, e entre os equipamentos da Força Aérea Francesa estão aviões de caça Rafale e Mirage 2000-5, assim como um avião-radar E-3F, dois helicópteros Puma, além de aeronaves de transporte.

Como defesa terra-ar utilizada na proteção do aeródromo, foram desdobrados dois sistemas de mísseis terra-ar Crotale NG que vieram da França (com lançadores de oito mísseis cada), somando-se a sistemas Mistral operados pelos Emirados (seis lançadores duplos montados em viaturas Hummer). A fragata antiaérea “Cassard” da Marinha Francesa também participa.

Segundo os informes, o exercício constitui uma demonstração da capacidade francesa de honrar o engajamento de seu material de defesa nos Emirados, contribuindo para o treinamento de comandantes de nível operacional e para o desenvolvimento dos principais domínios de interoperabilidade dos componentes das forças armadas dos dois países.

São organizados cenários realistas de diversas missões, em três fases: aplicação crescente das forças, engajamento e estabilização, sendo que estas estão inseridas em duas sequências, uma de treinamento dos postos de comando (de 15 a 26 de abril) e outra de treinamento no terreno, de 28 de abril a 3 de maio.

FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa e Estado-Maior das Forças Armadas Francesas

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Este exercicio estava programado a muito tempo, mas apenas p/ registro: a visita do Ahmadinejad a uma das tres ilhas que os EAU reclamam como sendo deles, deixou os Sheiks absolutamente furiosos, pois embora as ilhas estejam ocupadas pelo Iran por cerca de 40 anos (desde a saida dos Britanicos) foi a primeira vez que um Presidente Iraniano visita as mesmas.

Mas nao acredito a um ataque ao Iran, por quem quer que seja, num futuro proximo. E vamos esperar que realmente nao aconteca.

[]s!

Marcos

Pois eu acredito que em breve atacarão o Irã!

Quem?

Os mesmos de sempre. Eles não conseguem ficar sem uma guerrinha aqui e ali. Se tornaram potência assim. E a guerrinha serve para manter o grupo bem treinado e avisando todos: estamos aqui!

Grifo