20 Spitfires serão desenterrados e restaurados após 67 anos

5

Depois de 15 anos procurando loucamente, 130 mil libras tiradas do bolso e 12 viagens a Mianmar (a antiga Birmânia, no sudeste asiático), um fazendeiro inglês finalmente localizou em fevereiro um esquadrão de Spitfires zero quilômetro enviados ao país no final da Segunda Guerra. Eles deveriam ser usados nos combates contra o Japão, mas a Inglaterra, com medo de uma invasão, acabou enterrando-os sem que fossem usados. Duas semanas depois, os EUA mandaram duas bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki e acabaram com o conflito.

Assim, os caças britânicos ficaram debaixo da terra por 67 anos. Nas caixas em que estavam acondicionados, foram abandonados em território birmanês. Segundo o “The Telegraph”, são 20 unidades. O governo inglês vai bancar as 500 mil libras necessárias para tirar os aviões do buraco e levá-los de volta ao Reino Unido. Eles serão restaurados e montados, pelo que entendi.

Na foto abaixo, do “Telegraph”, David Cundall, o homem que foi atrás dos aviões. De acordo com ele, restam apenas 35 Spitfires voando hoje em dia, dos 21 mil fabricados.

FONTE: Blog Flavio Gomes com The Telegraph / COLABOROU: Luiz Filipe Bastos

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Se bobear e estes houverem sido enterrados “bem acondicionado”, é capaz de ainda funcionarem, claro, tem a questão da umidade que com certeza deve ter inutilizado tudo, mas vai que…

Espero que o History, Discovery ou NatGeo acompanhem tal!

O fundo do Pacífico também está repleto de aeronaves que com o final da II GM foram jogadas no “lixo”…

Hummm…20 unidades…o governo só quer dar 36 para a F…ops…nada não…

Roberto F Santana

Esse homen deveria ser condecorado.Fez um imenso bem para história da aviação.
Sou do palpite que ainda vão descobrir dentro de alguma montanha da Alemanha, alguns FW-190, Bf-109, etc.

Alexandre Galante

Torço por isso também, Bob Santana.

asbueno

Uma das melhores histórias dos últimos tempos.

Carcará 01

Uma das melhores NOTICIAS que eu tive em termos de aviação em muito tempo!! Pra quem viu voando maquinas como Mustang, Corsair, Zero (original, unico), B17 e 25, tudo isso em Oshkosh, so me resta esperar que esses 20 anjos voltem a vida e vão pra la tb. Seria mais um motivo pra eu voltar naquele paraiso…