MICA

O míssil BVR (Beyond Visual Range – além do alcance visual) oferecido ao Brasil pela França, no pacote dos Rafale para o F-X2 da FAB, é o MBDA MICA, que tem duas versões, IR e RF (cabeças de busca com guiagem por infravermelho ou radar ativo, intercambiáveis para um mesmo corpo de míssil), com alcance de 60km, equivalente ou pouco superior ao dos atuais Rafael Derby usados nos F-5M.

Já os EUA estão oferecendo como BVR o AIM-120C7, com pelo menos o dobro do alcance do míssil francês (vale lembrar que o MICA, especialmente em sua versão IR, foi planejado para utilização também em combate WVR – Within Visual Range – dentro do alcance visual). O F/A-18E/F Super Hornet também é dotado de um radar APG-79 AESA com alcance superior ao do radar RBE2 AESA, que vai entrar em serviço nos Rafale da França.

Caso o Brasil venha mesmo a adquirir o Rafale, ficará a esperança de que a FAB no futuro receba o míssil Meteor, com alcance superior ao do MICA na arena BVR.

AIM-120C-5

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JC

(modo ironia on)Que absurdo, mais uma materia criticando o rafale e defendendo os outros. Soh pode ser pago! Que absurdo! O blgo soh deixa claro que tem lado nessa disputa!!!

Odeio esse blog e suas materias (mas nao saio daqui).
(modo ironia off)

carl94fn

Hum…??? mas o novo radar do Rafale só temos dados especulativos então como saber se ele tem ou não melhor alcance??

sds

Fuzila

Preciso ser sincero …

Eu busco ser compreensivo e tento analisar o todo …

Mesmo gostando do F-18, preciso dizer que já está ficando chato e descarado …

Porque não uma abordagem mais ampla, mostrando as vantagens e desvantagens de cada concorrente?

Sairam há algum tempo umas reportagens na BBC Brasil, mostrando uma análise dos concorrentes do FX-2, por integrantes da RAF. Esta notícia não passou nem perto daqui …

victorend

Eu ainda cho q o F-18 é o melhor caças dos 3, pena q ele nao tem uma proposta como a da dassault…

Alexandre Galante

Fuzila, aquela análise da BBC Brasil é muito fraca. Já publicamos perfis dos 3 aviões aqui muito mais completas.

Tente refutar as afirmações do post tecnicamente, fica mais bonito.

Justin Case

Amigos,

Certamente o conceito AESA proporciona melhor alcance. [b] 50% é o aumento previsto para o “range” do novo radar.[/b]
Pelo menos com o RAFALE teremos [u]esperança[/u] de ter o Meteor, um míssil de última geração.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

F.Caetano

Tava demorando já…
A começar pela ironia no duplo sentido, em relação ao nome do míssil…

MOKITI

Alexandre concordo com o Fuzila,tudo bem que a reportagem da BBC pode parecer fraca,mas a reportagem do Coturno Noturno tb foi públicada ?.

Felipe Cps

É, que coisa neh? Infelizmente, o blog está tão PaTrulhado que não falou do principal: O PREÇO DOS ARMAMENTOS FRANCESES!!!

Uma lástima que o Blog esteja se rendendo aos poucos, aparentemente sem perceber, à PIG (PaTrulha Ideológica Governista) que infesta a internet.

Sds.

Wladimir

Num simulado que teve por aí, num país lá dos EMIRADOS”, o RAFALE foi superior no combate em relação aos SH…

Tem alguém aqui puxando brasa para a Boeing…

No meu ponto de vista, o único fator que pesa para o lado do SH é o motor.

Osama

O Rafalle é a pior opção disparado, alguém me diz porque descartaram o SU-35?

Taz Miranda

Só acho a quantidade de misseis oferecida pelos States é pequena… 28 para os 28 F18-E, logo um por nave… Ruim, hein?

JC

O post do Coturno Noturno foi uma informacao obviamente extra-oficial e cuja fonte, segundo ao autor, eh a NDU. Eu revirei o site e nao achei nada, mas me disseram que tem areas de acesso restrito.
Em outro blog, de um jornalista que alega ter contatos nas forcas armadas, li declaracao identica.
Pode ser boato…pode nao ser.

Fuzila

Alexandre Galante, A análise do senhor Reinaldo Azevedo era muito técnica … Três membros da RAF fizeram uma análise fraca (pró-Rafale), agora análises de pseudo-especialistas da folha de SP e da Veja discursando embasados em boatos e incoerencias são válidas ? Vale criticar o alcance do radar cuja características técnicas ainda não foram divulgadas … mas esquecem de abordar o menor rcs do Rafale e até que ponto amenizaria as diferenças entre eles … Vale criticar a menor capacidade BVR ATUAL do Rafale frente ao SH, mas esquecem que mesmo os mísseis BVR não possuem uma efetividade perfeita (70% ?),… Read more »

ZE

Se o Brasil vai pagar MICO?

Claro que vai. Já pagamos.

Ih, é MICA E NÃO MICO…

Ah, tanto faz.

[]s

Nadir

Até quando iráo se enganar e negar que o melhor caça entre os concorrente é o F-18?
Apesar que ainda penso que o Brasil poderia desenvolver o seu próprio caça. Se até a China consegue, por que não nós?

JC

Nadir, pq nao somos a China. Nem de longe…felizmente em alguns aspectos, infelizmente em outros.
Mas concordo com vc. Que venha o SH.

João

Galante, bota uma matéria recente pró-Rafale pra agradar o fusila, se vc encontrar e claro.

dumont

Gosto muito desse blog e considero que este é uma boa fonte aberta de informação (e também de desinformação… 🙂 ) mas as vezes o pessoal veste demais a(s) camisa(s)… O tema é super interessante e pode ser discutido de modo mais produtivo… o Galante tá certo, vamos as informações e dados… Então vejamos, o que se sabe é que o Mica jogou o M2000 na 4a geração, quando entrou em operação os M2000 ganhou todos combates simulados envolvendo os mirages (os tornados e f16 não conheciam o novo padrão radar utilizado). E neste momento o alcance não comprometeu mas… Read more »

Alexandre Galante

Fuzila, nosso interesse não é produzir matérias que denigram qualquer concorrente, mas sim mostrar ao leitor médio brasileiro detalhes que a grande mídia não mostra e provocar a discussão sobre o tema. Qualquer um pode verificar puxando no campo busca que publicamos dezenas de matérias sobre os 3 concorrentes, tratando de defeitos e qualidades. O Rafale é superior em dogfight, mas na arena BVR é inferior ao F/A-18E/F Super Hornet, tanto pelo alcance do radar, quanto dos mísseis. E os franceses estão entrando na área AESA agora, enquanto os americanos estão na frente tecnologicamente, devido ao imenso volume de investimentos… Read more »

Fuzila

João, Mas o problema está exatamente aí … Esse ano teremos eleições presidenciais. O nosso presidente me faz o favor de declarar prematuramente a escolha do Rafale. A imprensa paulista que adora o PT e seus afiliados estão tratando o FX-2 como uma plataforma de oportunidade. Se o Lula é pró-Rafale, o que dá IBOPE é queimar o mesmo e de tabela o presidente, com argumentos válidos ou não … Por isso, não temos visto na imprensa brasileira análises imparciais nos últimos meses … Se você for atrás de notícias internacionais tudo muda, e as mesmas não são publicadas aqui… Read more »

Alexandre Galante

Fuzila, você chegou no Blog há pouco tempo, portanto não deve ter lido as matérias já publicadas. Seria bom se você desse uma pesquisada.

Fuzila

Alexandre Galante,

Admiro as reportagens do blog. Já aprendi muito lendo aqui no último ano.

Somente defendo abordagens um pouco mais amplas sobre os temas propostos.

Enfim, acho que o título um tanto quanto maldoso serviu como armadilha …

Um abraço.

Alexandre Galante

O título não é maldoso, o Poder Aéreo sempre procura tratar os temas como bom humor, sempre que possível. Esse é um dos nossos diferenciais, mas nem todo mundo entente essa liberdade.
Com relação à abordagem mais ampla, isso depende tanto dos leitores como dos editores. Esse post daria pra ser aprofundado pelos leitores nos comentários, se trouxessem à discussão mais dados conhecidos dos mísseis, experiência de combate dos mesmos, tecnologias, etc.

Felipe Cps

“A imprensa paulista que adora o PT e seus afiliados estão tratando o FX-2 como uma plataforma de oportunidade.”

Fuzila, pense antes de escrever, ok? Infelizmente, tá cheio de gente que adora a Mulla e seu ParTido também aqui em SP, especialmente no jornalzinho aparelhado, vulgo Folha de São Paulo. E cheio de gente que os detesta em outro lugares ok?

“O nacionalismo é o último refúgio dos canalhas. O bairrismo o dos imbecis.” (filósofo anônimo)

Sds.

Giordani RS

Precisamos desenvolver nossas armas…não podemos ficar na mão de outros, é incrível, mas a Lição nas Falklands/Malvinas parece que foi esquecida por muitos…o brasil tem condições, tem um dos principais parques industriais do Mundo…temos capacidade e tecnologia para desenvolver nossas armas, o que nao temos é vontade política…agora, pra colocar dinheiro nas meias…

João

Caro Fuzila, não temos como impor a vesperas do anúncio (e bota vesperas nisso) análises imparciais. Todas serão tendenciosas. Essa fase já passou. Não acredito que o Rafale seja o melhor caça para o Brasil em custo-benefício. Esta parceiria estratégica com a França está nos saindo muito cara. A Boeing entrou com sua Cartada final (uma revisão de proposta e bastante lobby na imprensa). Cabe a Dassault fazer o mesmo. Quem sabe nas próximas semanas não veremos a reação da Dassault???

RAFAEL (RS)

putz agora sim, se não sai matéria no blog defendendo o Rafale é por que contra fatos não há argumentos, eu defendo o Gripen pelo conjunto da obra e pelo que pode trazer realmente de aprendizado para o Brasil, vejam bem para o Brasil,Brasil,Brasil, e não em favor de um estado que só quer tirar a sua indústria de defesa aérea do buraco as custas do complexo de vira lata que infelizmente ainda reina em nossos governos (leia-se em todas as áreas, seja Federal, estadual, e municipal) Sei que muitos dos jornalistas que disparam noticias de defesa em sites e… Read more »

Fuzila

Felipe Cps,

Não vi nenhuma ofensa na frase para tal reação …

Com todo o respeito, tenho tempo suficiente de blog para saber que devo pular suas pérolas.

Como você mesmo já me disse uma vez: “Não gostou? pula …”

Felipe Cps

Aparelharam, aparelharam, chiaram com o nome, xingaram os editores, bateram no blog, mas ninguém, NINGUÉM, nem dos que apoiam, nem dos que são contra, informou os PREÇOS DOS ARMAMENTOS!

PREÇOS! PREÇOS! PREÇOS! É isso o que eu quero saber! Ninguém se habilita? Não quero comparativos, quero os preços de uns e outros!

Sds.

Fuzila

João,

Talvez você tenha razão. Eu mesmo que nunca gostei da proposta de TT da Boeing, já estou mudando de idéia com esta última investida.

Acredito que o Brasil estaria bem servido com Rafale ou F/A-18.

Mas no atual estágio estou torcendo mesmo é para uma decisão …

Um abraço.

João

Mica? Mica, já pagamos quando o Lula resolveu puxar sardinha pro Sarkosy no 7 de Setembro. O boca maldita… Bebe desgraçado!

João

Confesso que a questão não é nem o F-18, mas a Boeing. Seria fantástico ver a Boeing e a Embraer trabalhando juntas nesse projeto. As portas que seriam abertas às nossas indústrias por essa parceria, tanto nos EUA quanto no restante do mundo. E a certeza de resultados e preço justo é claro.

Taz Miranda

Falando em míssel, alguém sabe em que pé que tá o Piranha II (Piranhão…) e o A-Darter?

ZE

já que, por esses dias, tudo é “GEOPOLÍTICA”, gostaria de dar o meu pitaco acerca do tema. Lá vai: Todos sabem onde é o Haiti. Todos sabem quem colonizou o Haiti… O engraçado é que todo mundo critica os americanos, mas quando o pau quebra, são eles que entram com a parte do leão em ajudas. A França tem uma base nessa área. Há, inclusive, Departamentos Ultamarinos Franceses no Caribe, como a Martinica, Guadalupe… Mesmo tendo uma base no Caribe, assim como vários departamentos ultramarinos, a ajuda francesa é muito tímida para, no caso, um ex-país colonizador. Lembrem-se, o Haiti… Read more »

Nick

Algeum ae poderia postar alguns dados técnicos do MICA, AIM120 C7, DERBY, METEOR e VYMPEL R77M??

exemplo: ALCANCE, NEZ, e PREÇO DE MERCADO(pode ser estimado)

[]’s

Cor Tau

“Que absurdo, mais uma materia criticando o rafale e defendendo os outros”

Fala o que dos outros?! Um não existe….Só em fantasia….O outro….rs……..

Uma pena que sabotem tudo neste pais por questões ideológicas e politicas….É verdade…Le Brésil n’est pas um pays sérieux…..

http://www.youtube.com/watch?v=sSzdag09Pmo

“Cor Tau supports alborghetti”

Ching Ling

Nois tambem tem miisseus balatim vem dolze na caltela. bligado amigo.

vplemes

Realmente, é uma pena que por motivos ideológicos sejamos obrigados a engolir a jaca voadora dos comedores de lesma.

A-Bomb

Wladimir em 21 jan, 2010 às 15:12

Num simulado que teve por aí, num país lá dos EMIRADOS”, o RAFALE foi superior no combate em relação aos SH…
Tem alguém aqui puxando brasa para a Boeing…
No meu ponto de vista, o único fator que pesa para o lado do SH é o motor.

Uma velha máxima esportiva para voce meu amigo.
Treino é treino.
Jogo é jogo.

Bosco

Nick, de modo geral os dados relativos aos mísseis são: MICA: 112 kg, 60 km de alcance, NEZ de 20 km Derby: 118 kg, 50 km de alcance, NEZ de 15 km AIM-120C7: 152 kg, 120 km, NEZ de 40 km Meteor: 185 kg, 100 km, NEZ de 50 km O alcance se refere ao alcance cinético em uma condição ideal contra um alvo em aproximação. A NEZ do Meteor é proporcionalmente maior devido a usar um motor tipo ranjet com maior impulso específico, mas por ter maior peso e maior arrasto tem um menor alcance nominal. O alcance nominal… Read more »

Caipira

O Justin fez escola com o esquema do supports, rsrsrs.

Mas, sobre o tema armamento dos finalistas do FX2, alguém sabe dizer ai qual o míssil BVR oferecido pela SAAB no pacote do NG?
Outra pergunta, se o SH for o vencedor será possível integrar a ele armamento de outros países (nacionais? míssil WVR Piranha? MAN??)??

Um abraço aos amigos e obrigado aos donos do blog por permitirem coments livres.

Caipira

Pra mim o Rafale dá pau no SH em combate, mas devido as circunstancias to mudando de idéia e começando a torcer pelo SH.

João Prestes

Aff cada dia mais esse blog está cada vez mais decadente.

Bosco

Complementando: o MICA é o único que possui TVC, o que lhe confere uma agilidade similar a de um míssil BVR de Quinta Geração com grande capacidade “high off boresiht”. Também é o único que tem duas opções de homing, radar ativo ou um imagiador IR. O Meteor possui um sistema de propulsão aspirada tipo Ramjet de combustível sólido. Do Derby se diz que é quase tão ágil quanto um Python IV, mesmo não tendo TVC. Em relação aos preços provavelmente o mais caro seja o Meteor, seguido pelo MICA (IR e EM), em terceiro o Amraam e em último… Read more »

Celso Cruz

críticas ao Governo Lula? hah… isto é oportunismo barato!

Bosco

Correção:
quis dizer “míssil WVR de Quinta Geração” e não “míssil BVR”.

Celso Cruz

o “jabá” a ser recebido para defender os “ianques” promete, hein? 🙂

dumont

Bosco, pelo menos alguem está topando subir o nível das discuções…

mas vamos lá, o TVC é uma faca de dois gumes… na fase final o missil vira jaca (isse termo eu aprendi aqui:-)) se o combustivel acabar, sem aletas não se pode aproveitar a energia acumulada… Acho que o peso final do Mica compromete a comparação com pythom por exemplo.

Outra coisa que questiono são esses dados de NEZ. A princípio o NEZ deveria ser considerado a partir do momento de travamento do radar do míssil, acho dificil que isso ocorra a 50 km…

abraços

Gunsalmo

“Justin Case em 21 jan, 2010 às 14:44 Pelo menos com o RAFALE teremos [u]esperança[/u] de ter o Meteor, um míssil de última geração.” Desde 2006, o Meteor está sendo testado apenas no Gripen. A Saab foi contratada para testar o míssil e o Gripen foi o único avião a fazer um disparo real com ele. O Meteor possui um data-link de “dupla via” que é capaz de, não só de receber dados do avião lançador, mas enviar também informações de volta como, aquisição de outros alvos pela cabeça de busca, status do míssil, etc. Esse data-link é compativel com… Read more »

Francisco AMX

Galante, me desculpe amigo, mas o Fuzila está com a razão sobre as matérias, principalmente as recentes, coloca-se em xeque o Rafale, seus custos, suas armas, num tom pejorativo sim, coisas que nem se tem comprovação! e nada se fala do Gripen NG e seus desconhecidos desempenho e custo reais possíveis e prováveis! não existe uma matéria sequer desabonadora do NG nestas últimas semanas! se é que já houve alguma… é fato meu amigo! é direito do blog fazer o que quiser, mas não pode se fazer de “salame” quando algum colega levanta o que está acontecendo e clama por… Read more »