LAS: USAF anuncia convocação da Embraer e da Hawker

3

Militares da USAF terão reunião com representantes das duas empresas na próxima terça-feira

 

A Força Aérea americana anunciou nesta sexta-feira que vai convocar a fabricante brasileira de aeronaves Embraer e a americana Hawker Beechcraft para uma nova licitação para a compra de aviões para serem utilizados no Afeganistão.

A própria Força Aérea americana tinha anunciado, no final de fevereiro, o cancelamento de um contrato no valor de US$ 380 milhões para a compra de 20 Super Tucanos do consórcio Embraer-Sierra Nevada, depois de uma ação legal da rival local Hawker Beechcraft Corp, algo que irritou as autoridades brasileiras.

Comandantes da instituição vão se reunir na terça-feira, dia 17 de abril, com representantes de ambas as companhias separadamente, para rever detalhes sobre os termos da licitação, segundo um comunicado.

De acordo com a nota, “a Força Aérea espera publicar os termos da licitação até o dia 30 de abril”.

A anulação do contrato com a Embraer ameaça, por sua vez, prejudicar os interesses da americana Boeing na licitação lançada pelo governo brasileiro para a compra de 36 caças, por um total de US$ 5 bilhões, na qual competem o Rafale da francesa Dassault, e o Gripen da sueca Saab, além do próprio F-18 da Boeing.

FONTE: AFP, via UOL

COLABOROU: ‘asbueno’

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Como já explicado anteriormente, não houve assinatura de contrato algum que pudesse ser “cancelado”. A reportagem está fundamentalmente errada.

Mas de qualquer maneira, recolocadas as coisas (o processo) nos eixos, vai dar ST de novo.

E que diferença né? Cancela em fevereiro, em abril já está aberta de novo a licitação.

Parece nosso FX…

Grifo

Caro Vader, o problema maior é que até agora a USAF não divulgou exatamente por quê a licitação foi cancelada. No dia 6 de janeiro a USAF declarou através do seu porta-voz que o processo vencido pela Embraer tinha sido “justo, aberto e transparente”. Aí dois meses depois a USAF vem a público cancelando o processo dizendo que havia necessidade de uma “ação corretiva”. O quê houve neste período para justificar esta mudança de opinião? O quê precisou ser corrigido? Não foi por ordem do GAO, que rejeitou sumariamente a apelação da Hawker. Tmbém não foi por decisão judicial, já… Read more »

Vader

Grifo disse:
15 de abril de 2012 às 11:38

Grifo, não sei qual o motivo, mas imagino que a USAF deva ter tido acesso aos autos do processo movido pela HB e visto que de fato houve algum erro na condução da licitação e, de ofício, resolveu que era mais fácil, rápido e barato refazer todo o processo do que percorrer as agruras do processo judicial.

Penso que agora o que interessa é ver que as coisas retornam aos eixos com brevidade espantosa.

Sds.