F-X2: Rafale no Brasil é frustração de Sarkozy, diz outro jornal francês

10

Contrastando com o otimismo de notícia de 10 de abril do jornal francês Les Echos, que serviu de base para reportagem da RFI (veja matéria acima desta), outro jornal do mesmo país, o La Tribune, publicou artigo com o nome “Rafale: as esperanças frustradas de Nicolas Sarkozy”, no último dia 12.

O ponto principal do texto é a expectativa frustrada do atual presidente francês e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, de conseguir efetivamente assinar um contrato de venda do Rafale durante seu mandato, especialmente para os Emirados Árabes Unidos (EAU). Segundo o jornal, “há poucos dias Sarkozy ainda esperava voar para Abu Dhabi e assinar um contrato de venda de 60 dos caças da Dassault. Mas todos os esforços para conseguir essa venda, nos cinco anos desse seu primeiro mandato, foram em vão”.

O jornal ressalta como positivo, porém, o fato de que o caça foi selecionado pela Índia, ficando na “pole position”. Mas, por enquanto, nada está assinado e é difícil colocar o crédito desse sucesso à Presidência Francesa, pois Sarkozy teria intensificado erros durante visitas à Índia. O próximo presidente francês, seja Sarkozy ou outro, deverá assinar o contrato. “Quem sabe assine também contratos no Qatar ou na Malásia, se for tão obsecado quando o presidente dos últimos cinco anos”, diz o jornal.

Sobre essa obsessão, o La Tribune afirma que o desafio foi assumido por Sarkozy poucos meses após sua posse, e que ela foi desencadeada por um fracasso embaraçoso do Rafale no Marrocos. O país do Norte da África preferiu, em 2007, comprar o F-16 norte-americano, numa derrota francesa considerada impensável e uma verdadeira “afronta ao novo presidente”. É por isso, segundo o jornal, que Sarkozy lutou até o último momento, em vão, para convencer os  EAU a assinar um contrato neste primeiro trimestre de 2012. Visitas chegaram a ser agendadas para fevereiro e março, e Sarkozy estava pronto para subir num avião e assinar logo esse contrato com os EAU, país do Golfo Pérsico com o qual a França tem um acordo de defesa desde 1995. Se houver um acordo, ele “provavelmente vai ser assinado pelo próximo presidente – algo cruel para Nicolas Sarkozy, se ele não for reeleito em maio”, diz a reportagem do La Tribune.

Para vender o Rafale a todo custo, Sarkozy teria tentado de tudo, o que incluiu oferecer o caça até onde há pouca chance de sucesso, como no Kuwait e em Omã, países sob forte influência dos EUA. O presidente francês chegou mesmo a tomar iniciativas perigosas para vender o Rafale ao coronel Kaddafi, quando o líder líbio visitou Paris, em 2007. A ironia, segundo o jornal, é que “o líder líbio pelo menos pôde conhecer, antes de sua morte, toda a eficiência operacional do Rafale na campanha da Líbia.”

Já no caso da Suíça, o jornal credita a Sarkozy boa parte da responsabilidade pelo fracasso da venda do caça. Na cúpula do G20 em Cannes, o presidente denunciou “deficiências” nos esforços da Suíça para evitar ser considerada um paraíso fiscal, o que não agradou Berna. Oficialmente, a justificativa da escolha do Gripen sueco em detrimento do Rafale foi de razões orçamentárias: uma diferença de 1 bilhão de euros, para mais, no caso da oferta francesa.

O La Tribune diz que o Brasil também é um caso de esperanças frustradas, ou outro fracasso de Sarkozy. O presidente Lul, do Brasil, havia prometido selecionar o Rafale pouco antes de deixar o cargo em dezembro de 2010. Sarkozy havia investido pessoalmente no acordo e deu muito de seu tempo para conseguir a encomenda de 36 aeronaves. “No final, Lula não manteve sua palavra. Por quê? Mistério. Mas pairaram rumores de propinas, com a presença de vários intermediários franceses, que aparecem hoje no mundo dos negócios em torno do presidente da República,” afirma a reportagem do jornal francês.

O jornal ainda afirma que, numa noite após um jantar oferecido por Lula (nota do editor: o jornal provavelmente se refere aos antecedentes do  anúncio de início de negociações para a aquisição do Rafale, em 7 de setembro de 2009) Sarkozy teria sentido que poderia balançar a decisão brasileira “e voltar para Paris com a promessa de venda”. Assim, ele instou a equipe da Dassault e o seu chefe executivo Charles Edelstenne a refazer sua mais recente proposta, de acordo com as exigências dos brasileiros: “Bata enquanto o ferro está quente”, exigiu Sarkozy, segundo o jornal. As equipes trabalharam por toda a madrugada e o dinamismo do presidente francês foi destacado por um membro da empresa fabricante do Rafale, que creditou a ele o sucesso daquela ocasião. Mas, depois, o resultado foi outro fracasso, e só o próximo presidente é que terá a chance de assinar o contrato brasileiro.

FONTE: La Tribune (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Presidência Francesa (Elysée), Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e Agência Brasil

NOTA DO EDITOR: traduzimos esta matéria não só para fazer um contraponto à publicada logo acima, que traz notícias com visões consideravelmente diferentes por parte de outro jornal francês (e que repercutem em várias mídias brasileiras). O objetivo é que o leitor possa ter uma visão mais ampla do que é publicado a respeito do F-X2 na França, nesse momento em que os eleitores franceses estão considerando em quem vão votar para presidente. Não faltam indícios de que há boas chances do próximo presidente francês (que poderá ser o próprio Sarkozy) assinar enfim um contrato de venda do Rafale para o Brasil. Mas, até as eleições francesas, algumas notícias da mídia de lá podem estar excessivamente enviesadas para o lado positivo ou negativo dessa expectativa.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

“No final, Lula não manteve sua palavra. Por quê? Mistério. Mas pairaram rumores de propinas, com a presença de vários intermediários franceses, que aparecem hoje no mundo dos negócios em torno da nova presidente.”

(rs)

LuppusFurius

Lê Jaka , o único caça anfibio do mundo !!!! Com casco especial para navegar no Mar de Lama!!!!!!!!!!!!

LuppusFurius

Se o Sapozy ganhar a eleição, será por um NARIZ….!!!!!!!!

Gilberto Rezende

O problema está na EXPECTATIVA que o Sarkozy não vai se reeleger nesta eleição… A decisão reticente e politicamente medrosa do governo brasileiro de só assinar DEPOIS das eleições francesas “preserva a escolha” no caso do presidente francês eleito seja outro. Mas se, apesar das atuais expectativas, acontecer a reeleição do atual presidente francês; certamente ficará uma certa mágoa política na sua futura relação pessoal com Dilma Roussef pela falta de apoio explícito do governo brasileiro. A vinculação da assinatura/decisão do FX-2 EXPLÍCITA E PUBLICAMENTE para após as eleições francesas feita pelo governo brasileiro foi a MAIOR DEMONSTRAÇÃO da falta… Read more »

Mauricio R.

“…e só o próximo presidente é que terá a chance de assinar o contrato brasileiro.”

Combinaram conosco, antes???

Grifo

Principalmente por, aparentemente, já ter-se decidido pelo Rafale e adiar a assinatura propositalmente (ou mesmo fazendo a decisão final a posteriori) ficará SEMPRE a impressão de animosidade com Nicolas Sarkozy. Caro Gilberto, já pensou na possibilidade deste atraso pode ser justamente pelo fato da decisão não ser pelo Rafale? Havia um “compromisso” com o Sarkozy, o Sarkozy saiu, não existe mais o “compromisso”… 3) A ameaça velada da ala anti-Rafale do Comando da Aeronáutica (A.K.A Sato Boys) de municiar a oposição na reeleição caso fosse assinado o contrato com o Rafale. Sonhavam com o Serra, se ralaram, Se foi assim,… Read more »

Guilherme Poggio

Nunão

Muito boa essa sua nota no final.

Todas as notícias tem sempre mais de um lado. Cabe ao leitor avaliar cada uma delas.

Marcos

O Rafale no FX2,

Não é só frustação do Sarkozi, é de muitos Brasileiros tambem, poderiamos ter outros Caças, mas fazer o que.