Ministros assinam acordos em visita de Dilma aos EUA, entre eles, um memorando relacionado à aviação – porém, segundo o jornal Folha de São Paulo, o único acordo com efeito imediato é o que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro

 

Enquanto Dilma Rousseff e Barack Obama estiverem conversando na Casa Branca nesta segunda-feira, seus ministros e governos estarão assinando uma série de acordos e memorandos de entendimento para ampliar a relação bilateral.

No topo, está um memorando para ampliar a cooperação no setor de aviação, a ser assinado pela secretária de Estado Hillary Clinton e o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota.

Em um momento em que a brasileira Embraer viu a licitação que venceu para vender 20 jatos (sic) a Washington ser cancelada por problemas técnicos, e que a americana Boeing vê submergir sua expectativa para vender caças a Brasília, porém, o memorando significa apenas uma promessa de estreitar laços.

Também serão assinados entendimentos para a cooperação nos níveis estadual e municipal e em segurança alimentar em terceiros países, além de atos institucionais sobre habitação, ambiente, ciência e tecnologia.

O único acordo com efeito imediato, porém, é o que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro e permite, assim, que só o aguardente de cana produzido no país use o nome — uma espécie de “denominação de origem controlada”, para garantir a reputação da marca no mercado após 11 anos de negociação. Em troca, o Brasil passa a reconhecer o uísque produzido no Estado americano do Tennessee como “bourbon”.

Empresários

Dilma chegou a Washington no fim da tarde de domingo (8) e foi direto para uma reunião com um grupo de 20 empresários brasileiros que atuam nos EUA organizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Indagada sobre sua expectativa para a reunião com Obama, que ocorre no final da manhã de hoje e será entremeada por almoço, respondeu apenas: “É ótima”.

A presidente veio acompanhada de ministros e governadores do nordeste. Estão em Washington o chanceler Patriota, Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Indústria), Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia); Aloizio Mercadante (Educação); Aguinaldo Ribeiro (Cidades); Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação).

Após do encontro, Dilma se reúne com 23 executivos dos dois países no chamado Fórum de CEOs, que presidiu quando ministra, e encerra um evento para 400 pessoas na Câmara de Comércio.

Na terça (10), segue para Cambridge e Boston (Massachusetts), onde a agenda focará seu programa-bandeira Ciência sem Fronteiras, para ampliar o intercâmbio universitário e científico no exterior. Visitará a Universidade Harvard, onde discursará para alunos, e o Instituto Tecnológico de Massachussets, além de almoçar com o governador Deval Patrick.

FONTE: Folha de São Paulo (reportagem de Luciana Coelho)

NOTA DO EDITOR: o título original da matéria é “Ministros assinam acordos em visita de Dilma aos EUA”, que aproveitamos no subtítulo. Já o novo título é apenas uma “licença poética” de nossa parte.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

E pensar que sobrevivemos para ver isso aí… e, cachaça MESMO! só a de Garanhuns, que vem com o selo presidencial e tudo.

wallace

Conhecem a cachaça Faísca, produzida na escola da aeronáutica em Pirassununga? Na última apresentação da esquadrilha da fumaça, tive a felicidade de comprar umas garrafas, da que considero ser a melhor cachaça que existe… Bota qualquer uísque no chinelo!

Giordani RS

Cachaça faísca…hehehehe…E não é cara!

comment image

E convenhamos, bourbon é uma cachaça da pior espécie! Êta coisa ruim!

Marcos

Esperar o quê?

Apoiamos Cuba, Irã, Siria …

Marcos

Depois desta visita (Cachaça e “jatos” da embraer), o FX “novela ninguem aguenta mais”, deve se resumir agora, ao anuncio do Rafail, fazer o que??? E Viva irãn cuba e etc..

Quero ver se realmente o Brasil vai mandar “tropas” para o processo de paz na siria???

Guilherme Poggio

Brasil, o país da piada pronta.

Magal

Vendo que o Ministro da Defesa não está presente, continuamos na mesma…

Lamentável, mas não deveria estar surpreso.

LuppusFurius

Nunão
Na dúvida Bebemos Tudo…..assim não dá Briga……Com Côco..e sem….
Com Iooorrrrgurtyyyy tanbeim tá bão…..sem agora ….eu tô legal!!

E o que importa…..?????? Nada…..

Giordani RS

Que isso gente boa, vai dar SH! Vamos aos fatos e ao momento teoria da conspiração:

O rei sol ama uma cachacinha…
O rei sol está voltando…
Os EUA reconhecem a cachaça como drink e não como ethanol, genuíanamente tupiniquim…

É Vespão em 2014! braZil, o paíf da piada pronta…
🙁

LuppusFurius

Giordani
Tú és um Gênio Gurí…….
F18 SH …..êÊÊÊÊÊÊ……Vira mais uma Zé…..
Gripen …..Vira/Vira…..Virôôôôô!!!!!!!!
Lê Jake…….deixa essa prô santo…….

Vader

Já falei antes: percam as esperanças.

Nick

Na televisão pareceu os 2 presidentes extremamente desconfortáveis com a reunião. Se depender da afinidade Dilma/Obama, é melhor preparar os hangares para os Rafale.

[]’s

Grifo

O engraçado é que o Jack Daniel’s, que é o mais famoso “sour mash whiskey” do Tennessee, não se autodenomina bourbon no rótulo. Já o mais famoso (se não me engano) do Kentucky, o Jim Beam, diz claramente no rótulo que é um bourbon. Mas então vamos reconhecer os do Tennessee mas não os do Kentucky? Caro Nunão, eu acho que a notícia realmente está errada, porque bourbon pode ser feito em qualquer lugar, mas o “Tennessee Whiskey” como está no rótulo do Jack Daniel’s só pode vir do Tennesee. Acho que foi esta denominação que o Brasil reconheceu. No… Read more »

Baschera

Cachaça e Jack Daniel’s….. fiquei bebum…..

Se tivesse ido o Lulla, depois deste “porre” o Obama anunciava a compra de 200 Super Tucanos e o Lulla de 120 Super Hornet’s….

Realmente somos o país da piada pronta…..

Pior é o “bafo” que fiquei do Jack…..

E segue o Baile da Mariquinha……

Sds.

wallace

Opa, olha a foto da cachaça da aeronaútica aqui:

comment image

Desculpem por eu ter escrito o nome errado, o certo é FAYSCA. Dizem que cachaça faz a gente esquecer as coisas, mas ter ficado muito tempo sem tomar é que me fez esquecer o nome dela 🙂

Antonio M

As “coisas” no Brasil terminavam em pizza, agora vão terminar é no boteco mesmo …..

Vader

Antonio M disse:
10 de abril de 2012 às 9:14

Só bebendo pra aguentar “efte paíf”… 🙂