Fotos tiradas na Base Aérea de Lechfeld, na Alemanha, são do exercício de treinamento de Guerra Eletrônica ELITE 2010, organizado pelo país

Essas belas fotos, ricas em detalhes de aeronaves, armas e equipamentos, foram divulgadas no site do Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) no último dia 13 de julho. Trata-se do Exercício de Treinamento de Guerra Eletrônica ELITE (Electronic Warfare Live Training Exercise) organizado pelo Comando da Força Aérea Alemã (GAFCOM – German Air Force Command), e normalmente realizado a intervalos de dois anos, com participação de forças aéreas de vários países.

Neste ano, o exercício foi realizado entre 17 de junho e 1º de julho, e contou com 15 países participantes. Foram realizadas aproximadamente 700 saídas, boa parte a baixa altitude. As missões foram realizadas sobre o campo de exercícios de Heuberg, no Sul da Alemanha.

Do ponto de vista tático e de análise de resultados, o ELITE é considerado um dos exercícios de Guerra Eletrônica de maior prestígio, devido à variedade de plataformas aéreas participantes (aproximadamente 20, entre caças, aviões de transporte e helicópteros), além do avançado sistema de acompanhamento e análise das missões – com destaque para o programa MIDAS – “Mission Debriefing and Analysis System”.

Para o Ejército del Aire, a finalidade do exercício é, do ponto de vista operacional, estudar as diferentes táticas das unidades. E, do ponto de vista técnico, estudar o emprego dos equipamentos de autoproteção eletrônica frente a sistemas de ameaças terrestres e aéreas. Também se faz o treinamento para a confecção e avaliação de bibliotecas específicas de guerra eletrônica (grosso modo, as assinaturas dos equipamentos emissores de sinais).

A origem do exercício vem de 1991, durante preparações alemãs para a participação na Red Flag, dos EUA. O primeiro exercício ELITE foi realizado em 1992, com ênfase na distribuição dos sistemas de mísseis de defesa aérea no solo, e empregou apenas o Tornado como componente aéreo.

Pelas fotos disponibilizadas pelo Ejército del Aire, a Base Aérea de Lechfeld concentrou as aeronaves de combate / guerra eletrônica, enquanto as aeronaves de transporte e de asas rotativas ficaram baseadas em Landsberg. Nas fotos selecionadas aqui, podem ser vistas aeronaves Tornado da Alemanha e da Inglaterra, F-4 Phantom da Turquia, F-16 da Polônia, F-18 da Espanha e um Falcon 20 de contramedidas eletrônicas (ECM) da Noruega, além de equipamentos de reconhecimento, mísseis antiradar e outros.

FONTE: Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola e Luftwaffe (Força Aérea Alemã)

FOTOS (L. Bertolini): Ejército del Aire

NOTA DO BLOG: na matéria da semana passada “Primeiro teste de lançamento de AASM com guiagem a laser” (clique no link para acessar), houve vários comentários travando uma interessante discussão sobre Guerra Eletrônica e seus meios. O debate pode continuar aqui, caso os leitores se interessem.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Minha nossa, como o Tornado é lindo. Na minha opinião é a aeronave mais bonita que já se fez.

E eu acho que eu vi um “matador de Rafales” aí em cima, ou é impressão minha? 🙂

Sds.

Giordani RS

Pode não ser uma ave tão boa assim, mas é bonito esse Tornado!!! A imagem do Phantom com um Tornado decolando ao fundo vai virar mais um dos tantos posters que já fiz…ah sim!

Proeficiência operacional!

Caipira

O que mais me chamou a atenção foi o f4….muito bonito com essas cores…

Hugo

Interessante notar as manchas escuras (de fumaça) na fuselagem dos Tornados, causadas pelos reversores de empuxo – já nem me lembrava que eles possuíam esse mecanismo. Salvo engano, o outro único jato de combate dotado de reversor era o Viggen.

black hawk

o tornado tem muito estilo!!!
ele e meio “nervoso” tem cara de mal!!!
esse sim tem estilo letal!!!
ele emuito bonito mesmo!!!

“E eu acho que eu vi um “matador de Rafales” aí em cima, ou é impressão minha? ”
ri demais!!!!
rafale num tem cara de matador nem de super tucano!!!!
zueira sei q ele eum bom caça(pra franca e nao pra gente aki no brasil)

Vaaalney

Interessante, eu não sabia que ainda tinha países operando o velho fantasma…
E como o Tornado é bonito, Jesus!

Vader

Caras, percebam como na última foto o Tornadão parece uma nave espacial…

Lembra um pouco uma daquelas naves do “Avatar”…

Jesus, muito show!