A Embraer Defesa e Segurança revelou hoje que assinou contratos com três nações africanas para aquisição do turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano. A Força Aérea de Burkina Faso, primeiro operador do modelo na África, já recebeu três aeronaves que são utilizadas em missões de vigilância de fronteiras. É para esta mesma missão que a Força Aérea de Angola adquiriu recentemente seis aeronaves, cujas três primeiras serão entregues em 2012. Por fim, a Força Aérea da Mauritânia escolheu o A-29 Super Tucano para executar missões de contra-insurgência. O valor total dos contratos – incluindo um amplo pacote de suporte logístico, treinamento e peças de reposição – supera os USD 180 milhões.

“O Super Tucano tem alto grau de eficiência com baixos custos de operação. Sua capacidade de atuar em missões de vigilância e contra-insurgência o torna ideal para operações no continente africano”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Prova disso é que alguns clientes deverão exercer suas opções de compra em breve e o avião tem despertado o interesse de diversos países da África”.

Com estes pedidos, sobe para nove o número de forças aéreas que já selecionaram o A-29 Super Tucano na América Latina, na África e no Sudeste Asiático, sendo que o avião está em operação em seis delas. O A-29 Super Tucano é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. Com mais de 130 mil horas de vôo e mais de 18 mil horas de combate, o A-29 Super Tucano está equipado com a mais moderna tecnologia disponível para aviônicos, incluindo visão noturna, sensores eletro-ópticos infravermelhos (Electro-Optical/Infrared – EO/IR) com apontador de mira a laser, pacote de comunicações seguras e enlace de dados, além de uma inigualável capacidade de armamentos, o que o torna altamente eficaz e com excelente relação custo-benefício.

FONTE: Embraer

FOTO: site de divulgação do Super Tucano nos EUA (builtforthemission)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Bonita foto 2…

Roberto F Santana

Será que essas quatro marcas brancas no bordo de ataque são uma preparação para se igualar ao P-47 com suas oito metralhadoras…?

Nick

Sem dúvidas é a arma ideal para os governos africanos que volta e meia tem uma rebelião ou revolução para enfrentar 🙂

[]’s

Mauricio R.

Nick,

De modo geral, as vítimas dessas rebeliões e revoluções africanas, são o povo do próprio país.

manoel

no balanço de 2011 publicado recentemente, a Embraer falava na venda de 2 STucano,para cliente nao identificado…como ja constavam os 3 pra BFaso e pra Angola serão 6,a Mauritãnia teria encomendado 2…de grão em grão…