Acostumados a falar do lado “F” do Poder Aéreo, às vezes esquecemos do lado “B”. Essas fotos são só uma lembrança dos três “grandes porretes” daquela que ainda é a maior força aérea do mundo, e que volta e meia sobrevoam algumas cabeças por aí.

FOTOS: Força Aérea dos EUA (USAF)

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Como os projetistas da Rockwell foram felizes! Que nave belíssima esse B-1!

alexandre

Todos os exemplares apresentados são aeronaves extraordinárias. Vai levar muito tempo ainda para que outra força aérea chegue ao patamar da USAF.

Marcelo

inclusive um dos porretes mais novos e mais caros caiu em uma ilha do Pacífico um tempo atrás por causa de “entupimento” do sistema anemométrico!
US$ 1 bilhão perdidos por causa de uma peça de uns 1k US$…
as fotos são impressionantes, na decolagem o “morcegão” rolou, os pilotos ejetaram e ficou de cabeça para baixo na base!

Tadeu Mendes

Verdadeiras plataformas estrategicas. Nukes em slow motion.

Mauricio R.

O B-1 do jeito que está equipado hoje e da maneira como é empregado no Afeganistão, adaptado ao Pré Sal ou a Amazônia Azul, seria uma forma de dissuação realmente consistente.

Vader

Sem sacanagem: o B-1 é a aeronave mais bonita de todos os tempos.

Vader

Marcelo disse:
22 de março de 2012 às 9:33

Prezado, aviões dão problema. Quer coisa mais ridícula do que cair por causa de um tubo pitot? Pois é: experimenta colocar uma mosca morta no fundo de um tubo pitot. (Aliás, não faça isso não – é sério – pode derrubar o avião).

Só pode perder dinheiro assim quem o tem, obviamente.

Edgar

Mauricio R., você saberia se os americanos venderiam bombardeiros estratégicos como o B-1? Seria realmente muito interessante para nós, dada nossa extensão territorial, possuir um esquadrão dessas aeronaves. E ele de “segunda mão” deve sair a preço de banana pra nossa FAB.

Talvez seria um péssimo negócio para nossa política externa regional, dada a tremenda capacidade desse vetor e o “recheio” que ele pode carregar. Ele, talvez, passaria mais uma impressão de projeção de poder do que de Defesa propriamente dita.

Mas, nunca se sabe né.

joseboscojr

Junior (FB), Na verdade é um contra senso um avião ter que levar um míssil para ataque a alvos de superfície tendo em vista o milenar ditado chinês que diz que “pra baixo todo santo ajuda”. rsrsrs Se ele leva mísseis, o faz para poder ficar fora do alcance das defesas antiaéreas e isso é tão mais premente quanto menos furtivo ele for. A tendência dos bombardeiro do futuro é ficarem cada vez mais furtivos e portanto, a necessidade de mísseis é reduzida na medida em que artifícios como a adição de asas às bombas já os coloca fora do… Read more »

Mauricio R.

Thiago, do FB: De uma maneira bem simples, o “Bone” fica orbitando sobre áreas de interesse, conforme a necessidade vai engajando, os alvos apontados pelos combatentes em terra; como em um delivery de pizza. A aeronave tem grande autonomia, pode orbitar o campo de batalha por horas a fio, carrega considerável carga de armamento guiado (JDAM, LGB) e equipada c/ o pod Sniper XR, possue grande precisão de modo a minimizar o dano colateral. O Fullback poderia cumprir o mesmo cenário, mas por menos tempo e c/ menos carga. “…você saberia se os americanos venderiam bombardeiros estratégicos como o B-1?”… Read more »

Edgar

Mauricio, o jeito seria comprar entao os Tu-160 russos…

Mauricio R.

“…o jeito seria comprar entao os Tu-160 russos…”

Pior ainda, dessa tundra não sai urso nenhum, nem pagando.
Não há saída, é o tipo de aeronave que ou fazemos o nosso, ou somente olhamos os outros fazerem.