Dassault informa lucro de 10% e expressa confiança nas vendas do Rafale

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Nesta quinta-feira, a Dassault divulgou à imprensa um crescimento de 10% em lucro (net profit) em 2011, chegando a 536 milhões de dólares e expressou confiança nas vendas externas do caça Rafale. As informações são da AFP.

Na apresentação de seus resultados de 2011 companhia afirmou que, “no que se refere a aeronaves militares, há oportunidades decisivas (…) referentes ao Rafale e a drones”. O chefe executivo da Dassault, Charles Edelstenne,  louvou as qualidades do Rafale da Dassault, que foi selecionada pela Índia para modernização de sua frota de caças e está em negociações exclusivas para uma grande encomenda de 126 aeronaves, a um custo estimado de 12 bilhões de dólares.

Ainda segundo a nota da AFP, o Rafale, jato no estado da arte desenvolvido pela Dassault para substituir o Mirage, até o momento só foi vendido para as Forças Armadas Francesas. A Dassault também está competindo por um contrato de 36 caças no Brasil.

Porém, o difícil mercado de jatos executivos levou a uma queda nas entregas do jato Falcon, da empresa, e a uma queda nas vendas da ordem de 21%, ou 3,3 bilhões de euros. Para a companhia, “uma recuperação do mercado de aviação está em andamento, mas não é certa.”

Edelstenne disse que, embora no ano passado os negócios tenham sido bons na China e na América do Sul, os mercados dos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio ainda têm que reagir.

FONTE: AFP, via Economic Times (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

NOTA DO EDITOR: clique aqui para acessar, na página da Dassault, todos os informes divulgados nesta quinta-feira com os resultados da empresa.

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Marcelo

Bom!
🙂

Marcos

Interessante

Eles afirmam que tiveram uma queda de 21%, e ainda assim tiverão um lucro de 10% ?
Como conseguiram???

Observador

Bom, não.

Excelente.

Quanto mais a Dassault lucrar, menos interessada vai ficar em negociar os preços e condições do Rafale com a petralhada.

E, por consequência, mais longe do Brasil ficará a rainha do hangar.

Ivan

…“no que se refere a aeronaves militares, há oportunidades decisivas (…) referentes ao Rafale e a drones”.” As oportunidades do Rafale é clara, particularmente na Índia que falta apenas o contrato, pois são favas contadas desde a década de 80. As oportunidades dos drones são duvidosas, pois o nEUROn ainda é um demonstrador de tecnologia e está longe de se tornar um vetor pronto e a solução proposta de um UAV MALE baseada no TP HERON está encontrando oposição no parlamento. Acredito que o nEUROn será o grande produto da Dassault e associados no projeto (inclusive suecos). Mas não é… Read more »

Nick

Caro Marcos,

Isso significa que eles trabalham com margens de lucro elevados.

Depois perguntam porque os produtos franceses são caros 🙂

Comparando, a Embraer sofreu muito no ano passado e talvez tenha fechado no vermelho.

[]’s

Corsario137

Caro Nick, A coisa foi feia mas não fechamos no vermelho não. O anuário 2011 ainda não foi entregue aos acionistas mas o lucro fechou na casa de 200 milhões ou pouco menos. -x- Ivan, Tal como na aviação regional, a Embraer também despontou rapidamente como um grande player na aviação executiva. Aqui no Brasil, basta andarmos pelos hangares que veremos Phenoms de norte a sul! Só aqui no hangar onde eu trabalho tem 3 estacionados 🙂 Também é possível observá-los em razoável quantidade na Europa, para desespero dos queridos gauleses. Mal posso esperar para o KC390 estar pronto. Acho… Read more »

Nick

Caro Corsario137,

Realmente não tinha certeza, só vi bem rápido que um dos ITR’s (o último?) fechou no preju.
200 milhões pode-se dizer que foi quase no zero a zero, mas pelo menos não perdeu dindin 🙂

[]’s

Magal

Desculpem,
Mas sem querer ser chato o Phenom nao disputa mercado com absolutamente nenhum produto da Dassault. Na verdade existe somente um pedaco do portfolio do legacy que disputa mercado com um pedaco do portfolio do Falcon.

Daglian

Não dá uma sensação boa ver os franceses desesperados com a Embraer dominando o segmento de jatos executivos na Europa (e no mundo também)? rsrsrsrsrsrs

Corsario137

Caro Magal, Olhando friamente sim, porém desde que a crise financeira começou a sacudir o mundo (principalmente a Europa e os EUA), o bolso do comprador diminuiu e se não dá pra comprar um Falcon, vamos de algo menor mesmo. Obviamente que se você precisa obrigatoriamente carregar um número X de passageiros a uma distância Y, não tem jeito, vai se de Falcon ou similar, mas se nem sempre o requisito é tão específico, dá pra fazer um mix. Cito por exemplo o taxi aéreo de um amigo francês que possui Falcons 7x, 2000 e aeronaves Embraer (agora). Antes ele… Read more »

Magal

Entendi o seu ponto de vista Corsario,
Mas pela que entendo ninguem em sa conciencia vai fazer leasing ou comprar um jato de 20m ++ para fazer o mesmo trabalho de um jato de 5m.

Essas aeronaves pertencem a segmentos de mercado totalmente diferentes. Acho que estamos misturando Apples e Oranges ao tentar dizer q o Phenom disputa mercado com o Falcon.
O problema com a crise financeira normalmente esta afetando a compra de jatos de um modo geral e a Embraer mesmo vem tomando mordida em cima de mordida. 🙁

Ivan

Magal, O mercado de aviação executiva oferece muitas soluções, mas no final a disputa é pela verba de cada organização que precise dos aviões, de forças aéreas a fazendeiros. Assim sendo a Embraer oferece uma ampla linha que vai além (muito além) dos Phenoms, que na verdade são jatos de acesso. Os mais leves são os Phenoms, os intermediários são os Legacy e os grandes business jets são os Lineage. Se vc olhar na página da Embraer vai encontrar toda a linha de jatos executivos, bem como algumas comparações com os concorrentes e entre estes estão alguns Falcons da Dassault.… Read more »

Ivan

Corsário, Entendo e concordo com seu argumento, com uma pequena ressalva. No caso em tela é tudo requeijão e todos de qualidade. O que muda são as especificações do marketing para atender um ou outro consumidor que prefere um requeijão light ou gourmet, mais cremoso ou com consistência mais firme e por aí vai. Voltando para a aviação executiva, os aviões da Dassault tem especificações de projeto diferentes da Embraer, tanto pela origem como pela visão de mercado diferente. Os Falcons da Dassault, como os Gulfstream (maiores) e Learjets (menores), são aeronaves normalmente mais rápidas, como maior alcance e maior… Read more »

Magal

Olá Ivan,

Foi exatamente isso que eu disse para o Corsario. 🙂

O concorrente do Falcon é o Legacy (e o Lineage) 🙂 .

E concordo com os seus argumentos.

Saludos! 🙂

Corsario137

Caríssimos Ivan e Magal, Pois eu também entendo e concordo com o seu argumento, e no final acho que estamos todos falando a mesma coisa, porém sob óticas diferentes. Sem querer entrar nas questões microeconomicas, apenas reitero que, apesar de no “Super Trunfo” Embraer e Dassault oferecerem produtos diferentes, o potencial cliente de um também pode ser o do outro, e dessa forma, as vendas da Embraer impactam sim nas vendas da Dassault. O tamanho desse impacto? Difícil dizer. Como você mesmo disse: “São apenas soluções diferentes para o mesmo problema. Melhor para o consumidor que passa a ter mais… Read more »