General britânico visita Saint-Dizier, principal base do Rafale na França

Na última segunda-feira, 9 de janeiro, o general da RAF (Força Aérea Real Britânica) Simon Bryant e sua delegação, acompanhado do major general Joël Martel do Armée de l’air (Força Aérea Francesa), se encontraram para uma visita à Base Aérea major général 113 de Saint-Dizier e ao esquadrão de caça  1/7 “Provence”, equipado com o Rafale.

Após serem apresentados ao comandante da base, coronel Jean-Pierre Montégu, os generais receberam um “briefing” sobre o esquadrão pelo tenente-coronel Patrice Hugret, segundo em comando do “Provence”. Foi a oportunidade para relembrar o ano de 2011, quando a unidade foi desdobrada para a operação Haramattan, em missões sobre a Líbia (entre março e dezembro) e no Afeganistão (entre agosto e dezembro).  Foi realizado também um “briefing” pelo pelos tenentes-coronéis Patrice Hugret e Loïc Rullière (antigo comandante do esquadrão) sobre a experiência do Rafale sobre o território líbio.

No hangar, a delegação pôde ver um Rafale exposto na configuração “Líbia”, e o pessoal de apoio apresentou ao general britânico os armamentos utilizados pelo caça ao longo da Harmattan. Também foi visitado o esquadrão de conversão operacional para o Rafale (escadron de transformation) que também é abrigado na base, o ETR 2/92 “Aquitaine”, quando o general Bryant teve a oportunidade de realizar uma missão num dos quatro simuladores do caça.

Ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, durante todo o dia o general Bryant mostrou-se entusiasticamente interessado pela Base Aérea de Saint-Dizier, que abriga mais de quarenta caças Rafale.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM: