Ao longo da semana passada, a Saab informou sobre várias atividades relacionadas ao programa Gripen, tanto sobre o desenvolvimento das versões atuais (C e D), quanto sobre o Gripen NG Demo.

A respeito deste último, a empresa informou que, desde o dia 19 de maio, o demonstrador passou a voar com novos aviônicos e telas de apresentação de dados ao piloto. Atualmente, após mais de 200 voos, o sistema de aviônicos de arquitetura aberta, que separa as funcionalidades críticas de voo das relacionadas à missão, encontra-se totalmente integrado à aeronave. Também estão integrados ao Gripen NG Demo os novos computadores táticos de missão  (Tactical Mission Computers) a rede Ethernet e as novas telas da Rockwell Collins.

As informações, que  agora aparecem confirmadas no site da empresa, já haviam sido mostradas aqui no Poder Aéreo na matéria “Gripen NG chega a Le Bourget depois de passar por mudanças“, em matéria traduzida da Flight Global.

Sobre a frota existente de Gripen C/D, a empresa informou que, além da integração dos mísseis ar-ar de quinta geração A-Darter completada em maio pela Denel Dynamics da África do Sul, outra integração de armas está sendo realizada, mas na Suécia: trata-se das bombas de pequeno diâmetro (SDBs – Small Diameter Bombs), que vêm sendo testadas no campo de provas de Vidsel, para integração nos Gripens suecos.

Além disso, a Saab também informou sobre mais uma encomenda para desenvolvimento dos atuais Gripen da chamada “edição 19”, recebida pela organização sueca para material de defesa (FMV). O trabalho contratado deverá ser iniciado neste ano e terminado em 2013, e um dos sistemas a ser aprimorado é o de navegação.

Investigação sobre transações envolvendo consultor da África do Sul

Mas nem todas as informações que a empresa vem divulgando no seu site são exatamente positivas. Na semana anterior, a Saab também divulgou nota sobre a investigação interna realizada sobre contratos realizados com um consultor sul-africano que a empresa não tinha conhecimento, após a notícia sair na mídia. Após uma revisão completa do contrato e das transações financeiras realizadas com a companhia Sanip Pty Ltd, no período em questão, foi revelado que aproximadamente 24 milhões de rand foi pago pela BAE Systems para a Sanip, e que esses pagamentos foram transferidos para o consultor sul-africano logo em seguida.

Segundo o presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe, “essas transações nunca entraram na contabilidade. Uma pessoa empregada pela BAE Systems, sem o conhecimento da Saab, assinou um contrato sobre o qual não tínhamos conhecimento até agora, a respeito de transações que também não conhecíamos, assim como declarações financeiras aparentemente não acuradas para 2003.”

Todo o material a respeito foi entregue para a unidade Anticorrupção da Suécia, para o procurador chefe Gunnar Stetler, ficando a companhia totalmente a disposição do mesmo, em caso de necessidade. Buskhe acrescentou que “a Saab tem uma política de tolerância zero com esse tipo de irregularidade. Nossa investigação interna e abertura quanto a esse assunto demonstra como levamos isso a sério”.

FONTE / FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius

Quando descobrem, e caí na midía…..nunca ninguém sabe nada……
Ah !! É mesmo não são santos ……vendem destruição, peste e morte…

Wagner

os suecos ?

edcreek

Olá,

Ora, Ora então o Gripen foi escolhido na Africa graças ao suborno?

Cão que morde Pedro, morde João….

Com a palavra os gripados……..kkkkk

Abraços,

Antonio M

edcreek disse:
28 de junho de 2011 às 16:47

Mas quem é contra a lei “anti-propina” é o Dassualt , da boca dele….

E a SAAB colocou os dados a disposição….

Enquanto a Dassalt morre pela boca, a SAAB é preciso comprovar …vamos ver….

LuppusFurius

É off mas nêim tanto…..
O apto do Nelson Dim-Dim foi assaltado………ontem….
Levaram jóias e roubaram o cofre……R$ 500.000,00 ……meu, isso não é cofre é um banco…….
Uma testemunha disse que encontrou dois caras suspeitos no elevador, um tal de Pierre e o outro Jean , falando em pegar a entrada, já que o negócio mérd….e……do quê será quê eles estavam falando??

edcreek

Olá,

No caso do tal suborno Sueco, serve para mostrar que não existe santo nesse mercado. E cala grande parte da torçida gripeira que pregava a honestidade na proposta Sueca. Não existe santo nesse mercado…

Abraços,

Vader

edcreek disse:
28 de junho de 2011 às 16:47

Caro Edcreek, leia com atenção a notícia, e perceberá que a propina foi paga pela BAE System, que é uma empresa centralizada na Inglaterra, e não na Suécia.

Não venha com trolóló “grito mais alto pra aparecer mais fácil”.

Aliás, esse assunto já é por demais velho. E está sendo devidamente investigado pelas autoridades suecas (que fazem o que tem que ser feito).

De mais a mais, a AS está bem contente com seus Gripen, disparado o melhor caça do continente africano.

Sds.