Segundo o portal Today.AZ, o Azerbaijão mostrou interesse em adquirir o caça JF-17 Thunder, produzido em conjunto pelo Paquistão e a China. As informações sobre as intenções do país foram dadas pelo Pakistan Aeronautical Complex – PAC, que está demonstrando seus produtos no Dubai Airshow 2011 dos Emirados Árabes Unidos.

Membros da delegação do Azerbaijão assistiram às exibições do JF-17 no evento, que o portal afirma terem sido exemplares. Sobre o interesse, representantes da PAC disseram que as discussões até o momento não chegaram ao ponto de uma venda. No momento, a companhia está entregando as encomendas da Força Aérea do Paquistão, e uma exportação ao Azerbaijão poderia ser viabilizada nos próximos anos.

O JF-17 teria desempenho compatível ou até superior aos MiG-29 da Força Aéra do Azerbaijão, devido à sua alta capacidade de manobra. A introdução do tipo ampliaria a capacidade de combate do país que, segundo a PAC, mantém relações de alto nível com o Paquistão – o que não traria quaisquer problemas para uma venda.

Ainda de acordo com os representantes da PAC, a versão Block-2 do JF-17 Thunder deverá ter sua produção iniciada, trazendo novos sistemas de guerra eletrônica e armamentos adicionais. Uma versão biposta também está sendo desenvolvida.

As características divulgadas do JF-17 são:

  • comprimento: 14,47m
  • peso máximo de decolagem: 12.474 kg
  • velocidade máxima: 1.909 km/h
  • raio de combate: 1.352 km
  • armamentos: canhão de dois tubos GSh-23-2 de 23mm, 4 mísses ar-ar, 1 míssil ar-terra, bombas de emprego geral Mk-82 e Mk-84, bombas guiadas a laser GBU-10, GBU-12 e LT-2, bomba antipista Matra Durandal, bomba tipo cluster (antiblindagem) CBU-100/Mk-20 Rockeye

FONTE: Today.AZ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments