COMENTA-SE…

Os constantes adiamentos na decisão da compra dos aviões de caça estão acarretando inúmeros estudos e projeções na Força Aérea Brasileira, tendo em vista que os atuais Mirage 2000B/C serão desativados no ano que vem e os modernizados Northrop F-5E/FM Tiger II começam a ser desativados em 2017, ocasionando o colapso total da defesa aérea do País a partir de então.

O atual ministro da Defesa, Celso Amorim, diferentemente do seu antecessor, não quer incomodar a presidente com esses assuntos e a segurança da pátria está em perigo, tudo indicando que a FAB terá que fazer um leasing de aparelhos de 4a. geração, já com relativo uso, enquanto os políticos decidem quando a segurança do Brasil terá a prioridade que merece.

FONTE: Revista Asas número 65 / Coluna do Camazano

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Caro Galante: Fiquei chocado pelas informações, as quais não são verdadeiras. Vamos as contra posições: 1) Os F-5 estão sendo modernizados e se reduzirmos um pouco as horas de vôo poderemos esticar a vida útil dessas aeronaves até 2020. 2) Os Mirage 2000 podem ter sua vida útil prolongada também. Basta um kit modernização. Vai ter de pagar? Vai! Mas é assim que funciona. 3) Ainda temos nossos AMX que também estão sendo modernizados. Alegarão: AMX não consegue fazer interceptação supersônica. Ahããããã… mas temos os F-5, que em trabalhos conjuntos poderão dar cobertura. E em caso de conflito os AMX… Read more »

rtegli

se o problema for caixa, vamos fazer igual o chile (muito embora as células boas disponíveis – da holanda – já foram vendidas, restando as células mais desgasadas do deserto americano)… enfim, precisamos de uma definição, seja ela qual for, ainda que mais mirages 2000 (mais recentes), f-18 antigos… qq coisa..

Luis

Provavelmente virão os Gripens C/D do estoque sueco. Isso tornaria a transição para o E/F bem mais suave, do que se fosse qualquer outro modelo. F-18 SH e Rafale não tem usado no mercado, não creio que viria americano ou russo.

Rogério

Essas notícias me lembram aqueles antigos comentaristas da Trilogia, que ficavam “trollando”, entoando mantras como, “complexo de vira latas” ,que “nunca antes na história desse país se investiu tanto em defesa”, A Marinha era mais esperta que FAB, que o Nelson Jobim era o melhor MD da história, até queriam ele p/ presidente, kkkkkkk..Eh pior cego é aquele que não quer ver.

A nossa Marinha ridicularizada em e-mails, A FAB no chão. Eh, parabéns PeTralhas, TuCanalhas, exilados e similares, vcs venceram, conseguiram se vingar das FAs. Os que cobição nossas riquezas e os que se servem da nossa letargia agradecem.

Mauricio R.

“O atual ministro da Defesa, Celso Amorim, diferentemente do seu antecessor, não quer incomodar a presidente com esses assuntos…”

Prá rua c/ esse cara, então!!!

Marcelo

Rogerio, cobiçam e não cobição, por favor…se quiser tripudiar, pelo menos acerte no português.

Bom, então quanto à notícia: é uma pena mesmo. Só gostaria de lembraer que nos anos dos Tucanalhas, assim como no dos Petralhas, foi a mesma coisa…então o que fazer? Vamos escolher quem para nos governar? A falta de recurso para a defesa é um problema da nossa sociedade, nós mesmos…Nós que comentamos aqui somos quantos? 0.00000000000000001% da sociedade? Deve ser por aí.

Marcelo

ops! errei o “lembraer” o correto é lembrar, mas aqui foi erro de digitação! “typo” como dizem os américo-anglófonos, muito admirados pelos leitores do blog.

Marcelo

Mauricio R. disse:
2 de março de 2012 às 11:35

o que você sugere? Chamar o Jobim de volta? =:^)

ou chamar o Jair Bolsonaro? =:^(

Marcelo

Marcos disse:
2 de março de 2012 às 11:00

é isso aí!!! Concordo com tudo, mas os sensores do EC-725 pegam até ameba, não sabia não? Vai pesquisar mais!!!
=:^)

Nick

Pelo jeito o único jeito da FAB ter seus caças novos, seria a Globo fazendo campanha diária no JN, com manchetes do tipo “FAB se transformou em SUCATA e a presidente não faz nada”. Mas teria de ser uma campanha diária, até que ela decidisse e assinasse o FX-2, e de quebra o FX-3 …

[]’s

Rogério

“lembraer” kkkkk viu??? Deus castiga

Antonio M

Se a modernização dos Mirage 2000 for nos me$mo$ molde$ do que a Índia irá contratar, pode vender tudo que há na FAB e ficar só com os Mirage, na verdde, ficar com uns três ou quatro.

Mas, fechar o GTE ?!?!!?? nem pensar !!!! rsrssrsrr!!!!!

Marcos

Bom… dada a situação, por conta de aquisições urgentes urgentíssimas, dispensa-se licitação e compraremos a única aeronave disponível no mercado atualmente: o maravilhoso Rafale.

JapaMan

Rogério disse:
2 de março de 2012 às 11:56

“lembraer” kkkkk viu??? Deus castiga

KKKKKKKKK…..verdade Rogério.

Roberto F Santana

Gostaria de saber quais seriam esses caças de 4ª geração possíveis para um leasing.
Alguém tem de antemão essas opções?

juarezmartinez

O Cel. Av. RR da FAB Aparecido Camazano Alamino é homem bem informado, até porque, apesar de estar na reserva, está na “ativa” também.

Grande abraço

juarezmartinez

Roberto F Santana disse: 2 de março de 2012 às 12:34 Gostaria de saber quais seriam esses caças de 4ª geração possíveis para um leasing. Alguém tem de antemão essas opções? Leia mais (Read More): Colapso total da defesa aérea do Brasil | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Caro Roberto! como dira um funcionário meu:” Patrão! Depende multo do rumo das cosa” Se Tio apertar o pescoço do quero quero, não haverá tampão, abre-se um buraca na linha de entregas Navy em favor da FAB. Se a Gerente fizer o que o Diretor Presidente… Read more »

Justin Case

Amigos,

Essas previsões de colapso são ótimas para que as autoridades deem atenção ao assunto e decidam de uma vez esse F-X2.
Já as alternativas de Tampax, não importando a origem, são péssimas para o Projeto F-X.
Qualquer coisa que seja comprada em caráter provisório irá virar PROVINITIVO, gerando mais uma barrigada no F-X.
Para mim, empurra-se a desativação dos F-2000 e dos F-5M, mas TAMPAX NUNCA MAIS!!!
Abraços,

Justin

Darkman

Caça de 4G, rs..rs…
Vamos de Xavante Modernizado e o lhe lá.

Brincadeiras a parte vamos aguardar o que realmente vai acontecer, algo vai ser feito, senão sair o FX2, o famoso caça O.B vai chegar.

Abs.

Marcelo

JapaMan disse:
2 de março de 2012 às 12:27

my bad!!! Castiga mesmo!
=:^)

Marcelo

olha…vou escrever uma coisa que já sei que vou ser detonado, mas…:

achava o Jobim melhor que o CA! Até pelo fato de não ser do mesmo partido da presidente, ele se sentia mais à vontade para cobrá-la! É isso que o Camazano aí em cima escreveu.

Roberto F Santana
Marcos

Roberto F Santana:

Pelo que está no artigo, quem está alimentando a briga entre a presidenta e a milicada é o CA.

Giordani RS

“Marcos disse:
2 de março de 2012 às 11:00”

Em resumo, teu pensamento é o mesmo do MD…é o mesmo da Síndica…é o mesmo dos PolíTico$ “defte paíf”…é por isso que a finlândia tem FFAA mais modernas e eficazes, com muito menos recurso$…

Marcelo

Marcos disse:
2 de março de 2012 às 13:33

se for isso, mesmo Marcos, é melhor chamar o Jobân de volta!

Marcos

Giordani / Marcelo

Acho que alguns não tiveram a devida compreensão de meu sínico comentário.

Marcos

Marcelo:

Desculpe, o meu cometário das 13:50 era somente para o Giordani.

JapaMan

Marcelo disse:
2 de março de 2012 às 13:11

JapaMan disse:
2 de março de 2012 às 12:27

my bad!!! Castiga mesmo!
=:^)

rs.. Relaxa, foi só para descontrair.

JapaMan

Bom, voltando ao assunto, não tem como, vamos precisar de alguns caças como tampax, por isso ainda tenho alguma esperança no vespão ( sei que é loucura, um devaneio) mas acredito que seria a única opção capaz de fornecer uma quantidade significativa para compor a força enquanto isso, e outra, como muitos ja citaram, é também a única que conseguiria entregar em uma prazo menor de tempo.

Isso é que o dá, tanta incompetência junta, também um país que coloca “Marcelo Crivela” como ministro da pesca. É uma piada.

Sds

Giordani RS

Dúvida: A lógica diz que o tapax² tem de ser outro Mirage 2000. Explico.
Como é sabido, quando o rei-sol adquiriu o M2000, “pressupõe-se” que com eles vieram um pacote de armas. Até hoje, não existe nenhuma informação, seja fotografia ou vídeo, dessas naves operando com armamento real, nem em estande de tiro, nem paintball…portanto, “pressupõe-se” que estas armas ainda estejam dentro do prazo de válidade(sic!), “portonto”, por uma questão de custos, não deveria ser o próximo vetor capaz de operar com tais armas? O Hornet é capaz?

Luiz Padilha

No MD, swegundo infos, cogita-se em 60 M2000-9 com menos de 10 anos de uso pelos EAU.
Vai saber se não acabaremos voando eles aqui.
É um excelente vetor e usa BVR, mas nunca deixará de ser um M2000.

Marcelo

Giordani RS disse:
2 de março de 2012 às 14:39

Giordani, as armas também se degeneram com o tempo, mesmo se não usadas (bombas, mísseis, munição, etc.), enfim, tudo que tem explosivo. Portanto seu raciocínio não se mantém em pé. Se comprarmos mais M2000 não vai ser por causa disso.
Abraços.

edcreek

Olá,

Como tudo é culpa dos Franceses o colapso é culpa deles, não é culpa nossa nunca é sempre é deles….

Os Mirage-2000 -9 na atual situação é melhor opção se forem todos então menos mal, eles estão voando nesse momento estão operacionais. Ao contrario que dos F-16 que se vierem seriam do deserto ao de estoque da Suecia tambem não operacionais em ambos os casos é nessario uma revisão e algumas reformas os Mirage e só fazer revisão e voar…

Vamos ver onde vai dar esse balaio de gatos,

Abraços,

Daglian

Voar voa edcreek, o problema é o custo. Será extremamente complicado para a FAB conseguir manter todos operacionais, talvez até para fazê-los voar com frequência.

Almeida

Raramente concordo com o Justin Case, mas esta é uma delas. Chega de Tampax!

Agora, realmente, depois desta palhaçada de briga entre PeTralhas revanchistas e miltares reservistas recalcados alimentada pelo ministro embaixador ideólogo, quem vai sofrer são os militares da ativa e o país como um todo.

Almeida

Nota aos incautos: apenas 30 do 60 Mirage 2000-9 dos EAU foram entregues novos de fábrica e tem menos de 10 anos de uso. Outros 33 Mirage 2000 C/D comprados há mais de 20 anos foram modernizados para este padrão e estão no talo.

Darkman

Não tem mas espaço para tampax, se isso acontecer será de forma geral e nunca mas teremos equipamentos novos.
O certo mesmo é que se o anúncio não sair este ano já era tudo que foi feito vai virar piada.

Não acredito que a Dilma vai deixar morrer o FX2, que já está mas do que atrasado.

Magal

Olá,
Não que o M2k-9 seja uma aeronave ruim, mas mais de 10 anos de idas e vindas e ver que esse tipo de modelo de compra (TAMPAX) teria a chance de ser a solução, é no mínimo muito triste.
Concordo com o Darkman, e digo que já devemos ser piada a um bom tempo.

Vader

JapaMan disse:
2 de março de 2012 às 14:09

“Isso é que o dá, tanta incompetência junta, também um país que coloca “Marcelo Crivela” como ministro da pesca. É uma piada.”

Me desculpe mas já é piada pronta o suficiente um país TER um “Ministério da Pesca”…

cristiano.gr

Os políticos pensam assim: O Brasil não participou de nenhum conflito no século 20 em seu território e, neste período, nunca foi preciso defendê-lo; não temos inimigos e os conflitos belicósos estão distantes. São nesses argumentos que se baseiam as autoridades e o principal deles: defesa não dá voto. Há nessa afirmação um grande engano, muitos votos são garantidos com o crescimento do número de empregos e se o país investisse mais em defesa, teríamos desenas de milhares de postos de trabalho nessa área, com bons salários e sustentando muitas famílias, propiciando desenvolvimento material e intelectual para todas as partes.… Read more »

Observador

Senhores: Eu sempre acreditei e falei nisto, que a montanha ia, rugir, rugir, e parir um rato. A cada dia que passa, se fortalece a possibilidade. Se o fator político é o que realmente conta na decisão do FX, corremos o sério risco de decidir pelo nada, como em qualquer outro assunto que dependa de uma decisão política. Sim, porque o político prefere sentar sobre o problema, se a solução trouxer prejuízos a sua imagem. E é o que aconteceu até aqui. Como mostrado pelo nosso colega Roberto Santana, a fervura entre os militares e o atual ministro está aumentando.… Read more »

ci_pin_ha

Acho que esta na hora de pensarmos em uma forma de pressionar o governo, ou pelo menos propormos modelos de modernização que tenham custos acessíveis a nossa realidade. Temos de fazer algo, seja um projeto de iniciativa popular ou mesmo um abaixo-assinado. O que não dar é ver a Defesa Nacional indo para o 2º subsolo do fundo do poço e não fazermos nada, a não ser reclamar. Somos muitos, quantos mil pessoas não acessam esse site por dia, além do mais não precisa ser um projeto da Trilogia, temos de nós unirmos entorno desse assunto. E tens duas frases… Read more »

JapaMan

Vader disse:
2 de março de 2012 às 18:37

JapaMan disse:
2 de março de 2012 às 14:09

“Isso é que o dá, tanta incompetência junta, também um país que coloca “Marcelo Crivela” como ministro da pesca. É uma piada.”

Me desculpe mas já é piada pronta o suficiente um país TER um “Ministério da Pesca”…

Vader:

É verdade concordo plenamente com você… Abraço

Nick

O M-2000-9 tem os defeitos do Rafale e nenhuma vantagem deste. Se vier esses caças usados, será um tiro no pé bem dado mesmo.

[]’s

Corsario137

A única solução é uma ameaça real e imediata, tal como aconteceu quando os americanos afundaram nossos navios aqui no Atlântico Sul e colocaram a culpa nos Uboats. Do dia pra noite o Brasil passou a ter avião, navio e força-expedicionária. Por fim, não interssa qual seja o presidente, partido ou ministro, a discussão sempre termina com a conclusão de que “falta ameaça”. Acho que esse “destratar” com a defesa nacional é algo historicamente arraigado demais na nossa cultura política e não saíremos desse quadro a menos que haja uma ruptura, dessas que só acontecem quando um fato novo, extraordinário,… Read more »

Alexandre Galante

Caramba Corsario, acredita ainda que os americanos afundaram nossos navios? Como essas lendas persistem…

Acesse o site http://www.uboat.net e verá que os afundamentos brasileiros estão lá registrados.

asbueno

A END é um fato. Mas está no papel. Atentem para o significado da letra “D” da sigla: de – fe – sa! Pois bem. Se isso não é importante a ponto de nossos governantes (considero como tal o executivo e o legislativo) deixarem em terceiro plano, que o façam em alto e bom som. Mas isso certamente é pedir demais, uma vez que são hábeis em se mascarar e mascarar situações. Algo tipo típico dos fracos de caráter e dos que possuem pouco argumentos. Esquecem-se que se fossem hábeis negociantes conseguiriam boas contrapartidas, que poderiam elevar nosso patamar tecnológico… Read more »

asbueno

Errata:

“Pois bem. Se isso não é importante a ponto de nossos governantes (considero como tal o executivo e o legislativo) deixarem-na em terceiro plano, que o façam em alto e bom som. Mas isso certamente é pedir demais, uma vez que são hábeis em se mascarar e mascarar situações. Algo típico dos fracos de caráter e dos que possuem pouco argumentos.

Baschera

Estou pensando em fazer o mesmo que meu velho colega do Blog Naval….. o Yamamoto….

Está mesmo difícil continuar comentando o assunto defesa neste país….

Estamos sempre de volta ao passado…. o assunto desta matéria, verdadeira, foi muito comentado no final dos anos 90 e início dos anos 2000…..

Dez anos depois…. continuamos exatamente onde estávamos…. com uma mão na frente e nenhuma atrás….

Sds.

asbueno

Errata:

“Pois bem. Se isso não é importante a ponto de nossos governantes (considero como tal o executivo e o legislativo) deixarem-na em terceiro plano, que o façam em alto e bom som. Mas isso certamente é pedir demais, uma vez que são hábeis em se mascarar e mascarar situações. Algo típico dos fracos de caráter e dos que possuem pouco argumentos.”

Corsario137

Caríssimo Galante,

Tem gente que acha que o homem não foi à Lua, outros que Jesus Cristo jamais existiu, eu sou daqueles outros exóticos que acreditam no afundamento dos navios feito pelos aliados – e olha que sou parte da banda denominada “pró-américa” ou “anti-russa/francesa” aqui nesse site.

O site que você mandou do cara da Islândia é legal mas não convence, eu sou xiita 😉

Mas isso já é assunto para o PODER NAVAL…fiquemos no FX2, ou na ausência dele.