P-3AM da FAB pega fogo com tripulantes no Aeroporto de Salvador

33

O incêndio começou na cabine de comando da aeronave. Dez tripulantes estavam a bordo no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido

 

A cabine de comando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pegou fogo durante a decolagem na noite desta segunda-feira (27), segundo informações do Comando da Aeronáutica da Base Aérea de Salvador. Dez tripulantes que saíam do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em direção a Brasília estavam dentro do avião modelo P3, da fabricante Embraer (sic), quando o incêndio começou.

Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi enviada para o Aeroporto a fim de controlar as chamas. Ainda conforme a Aeronáutica, nenhum dos dez tripulantes ficou ferido durante o incidente.

O avião da FAB está estacionado na Base Aérea de Salvador e deve passar por uma perícia para determinar as causas do incêndio.

FONTE: www.correio24horas.com.br

NOTA DO PODER AÉREO 1: O “sic” do lado da Embraer no texto é uma expressão em latim que significa “assim”. É uma expressão usada entre parênteses no meio ou no final de uma declaração entre aspas, ou na transcrição de um documento, para indicar que é assim mesmo, por estranho ou errado que possa ser ou parecer. Os jornais normalmente erram muito quando falam de aviação ou assuntos de Defesa, mas procuramos deixar o texto original e indicar com o “sic” o erro.

NOTA DO PODER AÉREO 2: entramos em contato com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, solicitando mais informações a respeito do ocorrido. Agradecemos pelo envio da resposta, que segue abaixo:

Prezado jornalista,

Com relação ao seu pedido de informações, o Comando da Aeronáutica esclarece que:

Por volta das 20h40 de segunda-feira (27/02), uma aeronave P-3AM, da Força Aérea Brasileira realizava voo de instrução nas imediações do aeroporto internacional de Salvador, quando foi detectado pela tripulação indício de fumaça na cabine da aeronave. Os tripulantes realizaram os procedimentos de segurança previstos e pousaram normalmente, sem qualquer tipo de dano aos tripulantes ou ao avião.

Por medida de segurança adicional, foram acionados os bombeiros do aeroporto, procedimento protocolar previsto para situações dessa natureza. Cabe destacar que nenhuma ação externa foi requerida por parte dos bombeiros do aeroporto, somente o acompanhamento rotineiro.

Conforme normas do Comando da Aeronáutica, os equipamentos de bordo serão submetidos a procedimentos de verificação de falhas e em breve a aeronave em questão retornará à condição de vôo.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Assessoria de Imprensa

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Donadio

Ate o P-3? Ta virando moda agora pegar fogo, ta feia a coisa ;s

Marcos

P-3 ou P-95?

Outra coisa: “unidade do Corpo de Bombeiros foi enviada para o Aeroporto”

O aeroporto não dispõe de uma unidade do Corpo de Bombeiros?

Estamos bem na foto!!!

Nick

Que fase, que fase! 🙁

[]’s

Ricardo Cascaldi

No site da FAB não diz nada sobre esse incidente.
Acredito que tenha sido um P-95, só falta ser o P-3, vai começar os comentários sobre ser velho e inútil.

Abraço!

Daglian

Caramba, isso tá ficando complicado já.

Exército, cuida dos Leopard 1A5BR enquanto é tempo.

Antonio M

O que dizer ?

Ah sim: PQP !!!!!!!!

Paulo José

Acredito que tenha sido mesmo o P3AM, devido a quantidade de tripulantes.Mas que fase hein?

Abc

Marcos

Melhor o Poder Aéreo contatar a FAB e confimar essa notícia, já que há todo tipo de informação desencontrada na mídia. Alguns falam em P-3 mas mostram um E.190.

É mais ou menos igual quando acontece algum evento com um jato de pequeno porte: para a midia “especializada” é tudo Learjet.

Alexandre Galante

Já contatamos o CECOMSAER, estamos esperando a confirmação.

Darkman

P3 Orion é de longe um excelente avião, mas convenhamos poderíamos ter optado pelo Casa 295 ou até msm pelo Embraer 190.

Agora mal chegou de sua longa atualização e já dando problemas !!!

Brasil mesmo !!!

Franco Ferreira

Isto é um acidente aeronáutico envolvendo – somente – aeronave de prefixo militar. As investigações decorrentes são consideradas de natureza “reservada”. Parece não haver dano a terceiro no solo, o que exigiria a mudança do grau de sigilo, somente no que interessar ao terceiro.

Não esperem mais informações.

LuppusFurius

Como é a estória do Urubu de baixo Kag..do no de cima ?!?!?!!?!

Tadeu Mendes

A bruxa esta solta…vamos ver qual sera o proximo acidente.

Ja imaginaram as Forcas Armadas brasileiras em um combate????

Se em tempos de paz, esta tudo caindo aos pedacos, pegando fogo, afundando….como sera quando tivermos que partir para uma guerra de verdade????

Lamento pela tropas, pois serao eles e que irao morrer; enquanto os responsaveis por seu estado deploravel de operacionalidade, estarao gastando suas fortunas na Riviera francesa.

tplayer

Acho que a moda nas Forças é incêndio agora.

Logo alguém aparece com uma teoria maluca da conspiração dizendo que os incêndios são uma forma de protesto.

Augusto

Incêndio atrás de incêndio… ainda bem que não sou supersticioso.

Giordani RS

Caracas(venezuela!)!!!!

Essa é a semana nacional do Fogo? Definitivamente, “nefte paíf”, modismo pega!

Acabei de ver o link do ASBUENO…se for quente… 🙁

Nick

Caraca asbueno,

A Bitchcraft conseguiu. Triste mesmo.

[]’s

asbueno

Pessoal, no texto a USAF cita que vai reformar a concorrência. Cancelou uma e vai abrir outra. A questão é se vão ser necessários novos testes. Caso contrário o tempo será encurtado.

Marcelo

putz…com relação à noticia do asbueno, então vamos de Rafale ou Gripen e mandar um telegrama mal educado para aquela agenciacinha de espionagem mequetrefe…agora não dá mais para engolir o F-18!!! De jeito nenhum!!!

Giordani RS

Agora começa a fazer sentido porque a BC não parou com os testes…enquanto o pessoal da embraer “relaxou”, eles ganharam tempo e continuaram terminando o avião…será? Serei Eu adepto da Teoria da Conspiração?

asbueno

É provável que tenham que refazer tudo, pois legalmente será um novo processo. Porém sabemos que a aeronave da Beech não é párea,tecnicamente falando. Porém nunca se sabe, politicamente falando…

Diegolatm
Daglian

Será que agora a Embraer ainda pode ganhar? Acho que não mais… infelizmente. Paciência. Foi como os amigos do blog disseram, só estaria garantido a partir da assinatura do contrato, o que não ocorreu.

Sobre “retaliar” não escolhendo o SH… eu mesmo pensei nisto mas acredito que não seja inteligente de nossa parte. Oras, a FAB precisa do MELHOR vetor que puder comprar/operar, e não devemos privá-la porque uma empresa PRIVADA (claro, brasileira, etc) perdeu uma outra concorrência.

martins
joseboscojr

Pode ser totalmente off -topic e eu estar sendo injusto com a comparação, mas eu já tive um chevetinho meio rodado que mandei reformar que vivia me dando problema na parte elétrica.

alphasr71a

Nossa… Que furo de reportagem heim, algo inédito, EUA privilegiando industria nacional… Era o que deveriamos fazer tambem.

Carcará 01

É… literalmente, as coisas estão “quentes” nas FAs…

Ozawa

(sic) usado na língua portuguesa, também é engenhosamente interpretrado como: “segundo informações colhidas”…

Mauricio R.

Reformaram P-3 na EADS-CASA, deu no que deu:

Fogo, fogo, fogo!!!

Almeida

Sempre fui contra essa porcaria de modernização de sucata do deserto. Custou caríssimo, demorou tempo demais pra ficar pronto, não gerou UM empreguinho aqui no Brasil e não vai ficar nem 10 anos em operação, anotem aí.

Vader

Hahaha, o Maurícião deve estar soltando fogos, rsrsrsrs…

Rapaz, a bruxa tá solta mesmo…

Requena

Que “zica” rapaz…