Rússia quer cinco vezes mais caças de quinta geração

21

O número de caças russos de quinta geração T-50, do programa Complexo Aéreo para as Forças Aéreas Tácticas (PAK-FA) vai aumentar em quase cinco vezes até 2015, informou o Comandante da Força Aérea da Rússia, general Aleksandr Zelin.

O primeiro voo do PAK-FA foi realizado em 29 de janeiro de 2010 em Komsomolsk on Amur. O segundo aconteceu na mesma cidade no início de março 2011. Atualmente, estão sendo intensificados os testes com este modelo de avião.

FONTE: Diário da Rússia

COLABOROU: Henrique C. O.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alphasr71a

Prevejo a reativação do programa F-22…

Edgar

alphasr71a, até que o contingente de Su-50(?) atinja o de F-22, a USAF já irá contar em seu inventário com aeronaves de 6ª geração, e os esforços da indústria aeroespacial americana atualmente estão no desenvolvimento desta nova tecnologia, além, é claro, das entregas por parte da LM dos mais de 2.000 F-35.

Marcelo

Edgar, parece que você não está acompanhando o caso do F-35 ou é muito otimista…

Latino dark

Seja como for , esse otimo projeto foi nos orfertado ,e nossos politiqueiros disseram não ,sera que o Chaves pretende comprar umas unidades de pak fa ? na opinião sim .

sds

Rogério

Marcelo, parece que vc é que esta mt otimista em relação ao PAK FA, se os EUA enfrentam problemas em relação ao F-35, mesmo com o know que eles tiveram com F-117, B-2 e F-22 imagine a Rússia que começou agora no mundo stealth, ou vai ver o mesmo não é tão sofisticado assim né, pq se for enfrentarão problemas igualmente, só ver o quão atrasado esta o INS Vikramaditya.

[]s

Marcelo

Rogerio, o F-35 está com problemas não na capacidade stealth, acho que só isso é que não está com problemas! Ele está com: – atraso no software, – trincas no suporte da porta do fan da versão STOVL – trincas nas raizes das asas de todas as versões – mal posicionamento do gancho de parada da versão C (Carrier) – problemas sérios na unidade que é um APU, gerador elétrico e pack ECS ao mesmo tempo – “lag” no display de capacete que substitui o HUD (o pak-fa terá HUD) isso o que eu lembro de cabeça! Inclusive pode até… Read more »

alphasr71a

Desenvolver um jato demora anos e custa muito caro… Mesmo para um projeto que possa estar em andamento e adiantado. Reativar o programa do F-22, que já está “pronto”, seria muito mais provável do que esperar um caça de sexta geração.

Nick

Cinco vezes o que?? Qual seria essa quantidade?????

Rogério

E vc acha que os russos completarão o programa PAF FA sem nenhum problema? Me lembro de uma reportagem antiga onde o comandante de um esquadrão de Tu-160 reclamava com a Tupolev que eles haviam entregado 20 aviõe diferentes e não 20 aviões do mesmo tipo, onde era impossivel transferir o motor esquerdo p/ o direito tamanha falta de padronização, sequer poderiam usar uma aeronave p/ canibalização devido a isso. Tb teve o problema da devolução dos caças MiG-29, em 2007, que eram de qualidade inferior. Ou seja os engenheiros russos não são superiores em nada. “..mas isso não irá… Read more »

Edgar

Marcelo, independente de sua opinião a respeito do programa JSF, a tabela da página 88 do documento abaixo especifica a quantidade de F-35 adquiridos pelas nações participantes, sem contar as compras de Israel e do Japão: http://www.jsf.mil/downloads/documents/JSF_PSFD_MOU_-_Update_4_2010.PDF Ao todo, oficialmente, serão produzidos 3.173 unidades, as quais: Australia – 100 Canada – 80 Denmark – 48 Italy – 131 Netherlands – 85 Norway – 48 Turkey – 100 United Kingdom – 138 United States – 2.443 Creio que eu fui é bem pessimista em meu comentário, excluí mais de 1100 unidades do programa JSF. Sobre o PAK-FA, se os Russos desejarem… Read more »

joseboscojr

Uma coisa salta ao olhos do progrma PAK-FA em relação ao F-35, realmente não se divulga nenhum problema sobre o primeiro.

Marcelo

1×1 sem dúvida o B-2, o problema é o preço dele, o que está começando a acontecer com o F-35, que era para custar 40 milhoes de dolares e está atualmente em 150 milhões.

Sobre a capacidade stealth do PAK-FA só saberemos se será melhor ou pior que o F-35, quando ele entrar em operação, agora são só suposições. De qualquer forma, ele possuirá um radar maior que o do F-35 , além das antenas laterais na Banda L. Isso pode ser que compense a deficiência em “stealthness”.

Daglian

Com certeza o F-35 será “mais stealth” que o PAKFA. Basta ver a experiência dos americanos com o F-22, F-117 e B-2.

Mas não é por isso que o PAKFA deixará de ser stealth também, mas será menos que o F-35 [na minha opinião]. Aliás, comparem o PAKFA com o F-22, a função principal do F-35 não é superioridade aérea, esta sendo do F-22.

ricardo_recife

O PAK e o F-35 vão ser os grandes adversários do século XXI. Cada vez mais acho que o FX-2 perdeu o bonde.

Caças apresentarem problemas em seu desenvolvimento é normal. Na segunda versão normalmente resolve estes problemas.

uitinaxavier

Amigos duvidam da capacidade russa os russos já estiveram muito na frente no quesito de aviação de caça, ninguém lembra que foi um cientista russo a propor se não me engano a refração de ondas de radio em 1966, Ao contrário do que pensam grande parte dos analistas ocidentais, e muitos aficcionados por aviação e meios militares, os russos estão bem desenvolvidos no quesito redução de assinaturas por radar (RCS) e na tecnologia de diminuição da assinatura Infravermelha (IR), que diminuem a capacidade e alcance de detecção dos radares e sensores convencionais. Pouca gente sabe que recentemente, os indianos conseguiram… Read more »

Rogério

uitinaxavier disse:
13 de fevereiro de 2012 às 22:13

Claro Uitina, papel aceita tudo mesmo, o Brasil planeja a 2 frota 30 escoltas e 2 Aerodromos e 4 LPH e 26 submarinos.

Agora só p/ comparar os EUA tem um PIB de $14 tri e planeja adquirir 2000 F-35 enquanto a Rússia c/ PIB de $2 tri vai de 750 Pak FA e 1000 outros caças??? Rsss é papel aceita tudo mesmo.

Pergunta, a Rússia ainda aceita aquela mesada do Japão p/ desmantelar seus SubNucs?

[]s

[

Corsario137

Ilações, ilações…

Hammadjr

Concordo plenamente com o Utina, até parece que os só existe capacidade tecnologia em uma parte do mundo, aliás uma das regras dos que tem tecnologia atrasada é fazer crer que realmente eles estão atrasados.

joseboscojr

Ulitinaxavier, Eu posso estar com algum problema de interpretação de textos e ser um analfabeto funcional, mas pelo que li dos comentários dos colegas não vi nenhuma depreciação da tecnologia russa. Simplesmente há um consenso que os americanos dominam melhor a tecnologia stealth. Ninguém disse que os russos estão no tempo do arco e da flecha. Os russos inegavelmente dominam outros segmentos da tecnologia bélica, agora, o bom senso nos permite acreditar que após mais de 30 anos desenvolvendo e operando aeronaves furtivas os americanos estejam á frente. Os entusiastas da tecnologia russa é que se doem muito facilmente. Se… Read more »

joseboscojr

Sempre os soviéticos estiveram à frente naquilo que sua doutrina determinava ser essencial e os americanos, idem. Por exemplo, tendo em vista o poder naval americano, os soviéticos (e agora os russos) se esmeraram na tecnologia de mísseis antinavios. Tendo em vista o conceito americano de obter a superioridade aérea, os soviéticos se esmeraram em ter sistema de mísseis antiaéreos, etc. Os americanos seguiram pelo mesmo caminhos. Tendo em vista a superioridade numérica das forças terrestres do Pacto de Varsóvia, os americanos se esmeraram em ter armas antitanques melhores e mais capazes. Em relação à tecnologia de caças, tanto os… Read more »