A Itália está para decidir em breve se continua no programa JSF e, caso continue, quantas aeronaves deverá comprar.

Atualmente os planos são para a compra de 131 F-35 ao custo estimado de 15 bilhões de euros, mas nos últimos meses uma considerável oposição argumenta que tamanho gasto, numa época onde as finanças do país não vão bem é uma afronta.

A oposição também tem criticado os argumentos do governo em relação à possibilidade de criação de 10.000 empregos. A Alenia Aermacchi fabricará partes da aeronave e montará a maioria dos destinados à Itália e à Holanda.

Até o momento a Itália já investiu cerca de dois bilhões de euros no programa JSF e são necessários outros 700 milhões para construir as instalações da linha de produção final em Cameri, além de outros 15 bilhões para a compra dos 131 caças.

FONTE: defense-aerospace.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Abandonar o Joint Strike Fighter e ficar com o que?

Para a Europa Ocidental o F-35 Lightning II é a única alternativa de 5ª geração dentro desta década e começo da próxima.

Marcos

Se o Brasil fosse só um pouco serio, esta seria a hora perfeita para entrarmos neste projeto, já que o dinheiro deles(Eu, USA) esta muito “curto”.

Marcos

Errado (Eu e USA) o certo é (UE e USA)

Almeida

UK já abandonou o F-35B. Se a Itália abandoná-lo também, ficará difícil para os US Marines justificar esta versão.

E as chances do F-35 ser cancelado na Itália por conta de uma redução nas suas forças armadas é BEM grande atualmente. Mais Typhoons e mais F-16 seriam suficientes para um país daquele tamanho e sob o guarda chuva da OTAN.

Mauricio R.

A Itália planeja cortar 1/3 dos 131 F-35A/B que pretendia comprar. Desses 22 serão F-35B e ao contrário dos ingleses, que trocaram o -35B não sem motivo, pelo -35C, a marinha italiana não tem essa opção. Pois seus porta-aviões são “carregadores de harrier”, ao contário dos navios ingleses CATOBAR em construção. Então se os italianos desistirem de seus F-35B, sua aviação naval ficará tal qual a FAA de hoje, restrita a helicópteros. O Typhoon não é uma opção pois parte do Trenche 3 italiano já foi cortada e os F-16 são somente tampax até a entrega dos Typhoons remanecentes se… Read more »

Vader

A Itália está falida. Literalmente. E não estou falando de ouvir falar não: tenho gente próxima que mora lá para me dizer.

A Itália pode até cortar totalmente seus F-35A. Muita gente vai ficar sem emprego, mas é a realidade de se ser um “novo pobre”. É um país pequeno, sem colônias, sem inimigos naturais, e com uma Força Aérea já bastante razoável.

Mas a Itália NÃO CORTARÁ seus F-35B, a menos que desista de ter aviação de asa fixa embarcada, o que equivale a dizer, desista de ter um Porta-Aviões.