Um F-16D Block 52 e dois F-16 Block 15 MLU (Mid Life Upgrade) pousaram hoje na base aérea de Shahbaz (Força Aérea do Paquistão) vindos dos EUA.

A chegada do último F-16D Block 52 marcou o fim das entregas dos 18 aviões deste lote.

Os outros dois F-16 Block 15, que chegaram hoje, foram anteriormente enviados aos EUA para modernização de meia vida e foram entregues ao Paquistão em tempo.

Para comemorar o evento, uma cerimônia simples foi feita na base de Shahbaz, que recebeu um grande número de oficiais da PAF.

FONTE/FOTO: Pakistan Air Force

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Calma meu amigo Falcon F-16, em breve você terá na sua mesa mais um prato delicioso chamado Rafale.

Boa caça!

edcreek

Olá,

E assim segue a parceria com a India, mais F-16 para o Paquistão….

Se o Mirage-2000 já fez Shot-down num F-16 imagina no Rafale!

Abracos,

Roberto F Santana

Caro edcreek,
Onde,como, quem e quando?

Roberto F Santana

OK, última forma.

http://aces.safarikovi.org/

:: Victories Of The Fighter Pilots – Turkey-Cyprus Conflict

edcreek

Ola, pois nao

Foi em 1996 um Mirage-2000 grego derrubou um F-16 D Turco com um magic II, o piloto Turco morreu e co-piloto ejetou…..Shoot Down!!!!

Abracos,

Roberto F Santana

Caro edcreek,

É, eu vi no site que eu indiquei.
Esse piloto divia estar cantanto “A kiss is just a kiss” e o outro piloto fazendo as unhas.
Tudo bem.
Fazer o quê?

De qualquer forma os Block 52 podem perfeitamente fazer frente a qualquer caça indiano, penso eu.

Marcos

Bom, por esse lado…

Um Mig 21 iraquiano abateu um F-18 americano.

E em um dog fighter simulado um Typhoon não conseguiu se livrar de um F-16.

E os nossos F-5M não fizeram feio na red-flag.

Mas…

Marcos

Quem engajou quem primeiro?

Clésio Luiz

Marcos, foi um MiG-25 que abateu o Hornet, mas a marinha americana, para variar, não atribui essa perda do F-18 a um caça iraquiano.

Roberto F Santana

Até hoje não se como os AWACS não detectaram aquele MiG-25.
Ele pegou o F-18 de frente, onde não tinha tanta cobertura de alerta e incrivelmente já vinha de longe com seu radar ligado.

Giordani RS

Interessante o site que o amigo Roberto Santana indicou.
No conflito Líbia-Egito o MiG-21 egípcio se fartou pra cima do Mirages líbios…lições aprendidas com as surras israelenses? E o Venom inglês abatendo MiG-15 em suez? E mais interessante foi o Lightning F.2A da RAF abatendo um Harrier GR.Mk.3 da RAF…o mesmo acontecendo com um Phantom derrubando um Jaguar…hehehehe

Boa!

Roberto F Santana

Pois é Giordani RS,
Eles chamam isso pelo nome de…fraticídio.
Eu não sabia essa do MiG, sabia de um MiG-23 líbio contra um MiG-21 egípicio.
Lá tem coisa que eu nunca imaginei!

Roberto F Santana

Giordani,
Veja isso e explore o site é bem mais organizado:

http://users.accesscomm.ca/magnusfamily/el79egy.htm

Explore também:

http://www.acig.info/CMS/

Veja o database.

Vader

Pode acontecer de um Mirage 2000 armado com Magic abater um F-16D? Pode, claro que pode. O piloto pode estar dormindo, ser um novato, pode se distrair, faltar AWACs, alguma falha de sistema, uma tática inovadora da outra aeronave, sorte, enfim, podem acontecer mil e quinhentas variáveis para explicar o abate. Assim como um Harrier pode abater um Mirage, um MiG-25 pode abater um Hornet, um F/A-18 pode “abater” um F-22, ou F-4/F-5 “abater” Rafale. É aquela velha história que a molecada jogadora de super-trunfo, ou mais atualmente, de videogame, não consegue entender: aviões de combate são máquinas complexas e… Read more »

Roberto F Santana

Tenho um World Air Power Journal que traz uma materia sobre a Força Aérea Bulgaria, que já fez vários exercícios com a USAF.
Lá, os pilotos de MiG-29 dizem que encontraram muito mais dificuldade com os Block-30/32 do que os Block 50/52.Isso no combate corpo a corpo, os bulgaros dizem que os da série 30 conseguiam sobrepujar os MiG-29 e MiG-21 em qualquer situação.

RA5_Vigilante

“A regra é o F-16D fazer picadinho com batatas do M-2000 e seu patético Magic.”

Sou fa do F-16, mas não eh bem assim. Dependendo de como começa o engajamento, o M2k pode levar vantagem. Os gregos tem as duas aeronaves e eles com certeza rebateriam seu comentario.

edcreek

OLá, Vader então avião derrubado de verdade com missel de verdade é super trunfo? Novidade essa, então o que pode ser considerado uma derrubada real? Menos senhor das trevas!!! O Mirage-2000 e o F-16 sõ equivalentes e ele não levará vantagem contra o Mirage como não levou no mundo real e foi ao chão… O Rafale leva vantagem que os outros caças modernos por poder voar com radares desligados e somente com o sistema de detecção passivo ativo e engajar o alvo dessa forma dificultando sua localição. Claro que isso não é linear, a varios fatores a se levar em… Read more »

Giordani RS

E no filme fiasco águia de fogo II(ou será o fiasco do fiasco do fiasco, III?) o F-16 do mega-master piloto foi abatido por um MiG-algum número(no caso, o papel de MiG coube ao F-4)….

Marcos

Aqui no Brasil na ultima Cruzex, foi fato tambem que (mesmo sendo em “exercicio”), dois F5 abateram dois rafale não?

Ou seja, então a vantagem dos radares desligados e as demais vantagens de detcção do rafale não existe certo?

edcreek

Olá,

Marcos pelo que sei o a suite citada só foi usada nos EAU e na França em nenhum outro lugar, para ninguem ficar monitorrando o funcionamento do mesmo.

De toda forma em exercicio ai sim é super trunfo, temos varios F-22 travados na mira do Rafale, assim como os Typhoon onde eles foram massacrados no mesmo exercicio.

Exercicio é exercicio fogo real é fogo real, o piloto morreu de verdade nesse caso, num exercicio vc começa do zero na real vc morre…

Comparação sem sentido….Compara fogo real com simulações….

Abraços,

Vader

Não falei que abate em combate é super trunfo, falei é que UM abate não significa que determinada aeronave é superior a outra, ao contrário do que seu jocoso comentário primitivo quis apontar.

edcreek

Olá, Vader o evoluido

Abate é abate, uma avião dispara e outro avião cai, simples assim, o Mirage-2000 foi melhor que o F-16 nesse episodio que foi unico e a vantagem pertece a ele até que se prove o contrario, em cenario real não super-trunfo.

Abraços, Conterraneo!!!!